DESTINO por Ally Condie



Título original: Matched
Editora: Suma
Autor: Ally Condie
Páginas: 242
Classificação: 

Sinopse: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.


Conheçam o mundo da Sociedade.
Em Destino, não temos o nome da cidade e nem o ano em que a história se passa, mas sabemos que é no futuro, onde toda a realidade que conhecemos hoje já não existe mais.

Tudo é feito e vivido de acordo com as regras da Sociedade: as roupas que você usa, a comida que come, os livros que pode ler, as músicas que pode ouvir, o tipo de exercício que você pode fazer, os filmes que pode ver e, é claro, a pessoa com quem você vai se casar – ou não. Até mesmo seus sonhos são monitorados!

Todos confiam plenamente nas decisões da Sociedade e sabem que suas escolhas são as melhores sempre. Até agora.

Cassia Reyes está ansiosa, pois é a sua grande noite no Banquete do Par, onde ela vai saber quem será seu par escolhido pela Sociedade, com quem ela vai se casar. Xander Carrow, seu melhor amigo, também estará no baile, pois ambos têm a mesma idade. E eles não ficam nada surpresos quando descobrem que foram escolhidos como o par um do outro. Ficam muito felizes.

Quando conhecem o seu par, cada jovem recebe um cartão que contém todasas informações sobre a outra pessoa, para que eles possam ler e aprender sobre os gostos de cada um. Cassia não precisava consultar o cartão de Xander, pois ela sabia tudo sobre ele. No entanto, ela decide consultá-lo mesmo assim, para ver quais informações sobre ele foram colocadas ali. Porém, para sua surpresa, quando Cassia coloca o cartão no leitor, não é o rosto de Xander que aparece, mas o de um outro garoto que ela também conhece: Ky Markham.
Qual a chance de a Sociedade cometer um erro? Nenhuma.
Por que o rosto no cartão é o de Ky e não o de Xander? Ninguém sabe.

Confusa e sem saber o que pensar, Cassia vai aconselhar-se com seu avô, que lhe entrega uma mensagem secreta e diz a ela para não se render. Mas não se render a quê?

Com a cabeça cheia de perguntas e cada vez mais próxima de Ky, Cassia começa a questionar o sistema da Sociedade e a cogitar os vários “E se...?” da vida. E se ela não quisesse ficar com Xander? E se ela pudesse ter suas próprias escolhas? E se a verdade da Sociedade não fosse de fato verdade?

Assim, à medida que ela se aventura no desconhecido e busca lutar por seu amor, Cassia começa a descobrir coisas, a ter acesso a informações que a fazem acreditar que talvez haja um mundo diferente em algum lugar lá fora.

Diferente de todos os livros a que estamos acostumados, Destino nos apresenta a uma deliciosa história, riquíssima em detalhes, que nos permite visualizar cada cenário descrito no decorrer da leitura.

A narrativa é tão envolvente que eu realmente me vi na pele de Cassia e pude sentir todos os seus medos. Os personagens são ótimos, cada um com sua personalidade definida e muito importante para a história.

O livro me surpreendeu muito e tenho que dizer que a leitura é super recomendada!

15 comentários

Nessa disse...

Olá!!
Já faz um tempinho que eu quero ler este livro!!
Boa resenha e eu adoro a capa deste livro!!! bjs

http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

RêFofura disse...

Que bom que que vc gostou! ;) Eu esperei demais desse livro, e ele pra mim foi bem mais ou menos :S
Enfim, espero gostar mais da continuação :)
beijinho :*

Frases Soltas disse...

Nossa, deve ser muito interessante hein!!

Minha listinha de próximas leituras cada dia que passa aumenta mais, não sei onde vou arrumar tempo rs

Beijinhos!

www.chatadoslivros.blogspot.com

Vanessa Meiser disse...

Eu juro que ainda tiro o meu exemplar da estante e leio este livro que TODOS falam tão bem. Não sei porque não li ainda....bj

http://balaiodelivros.blogspot.com/

jay disse...

Faz tempo que quero este livro mas cade o dinheiro,bom achei a resenha muito legal mas depois eu fico imaginando como a pessoa pode passar a vida interia com outra pessoa que vc não escolhe deixa o sistema escolha por vc maior loucura.

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Sanzinha! Já li Destino e curti bastante. Beijos!

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Quando
um livro nos surpreende,
os sentimentos
fazem festa
em nosso coração.

Viver é sentir os sonhos
com o coração.

j disse...

Outro livro que eu gostaria de ler. Adoro essas ficções científicas no futuro, acho que deve ser mesmo muito bom. A capa é linda, nem se fala!

Beijos
Conjunto da Obra

Carola disse...

Incrível a estória, parece ser não só voltada para o romance mais também para a inteligência e sobre o valor da liberdade.
A resenha foi maravilhosa.
Bjimmm

Epílogos y Finais

Cacá SS disse...

Oi Sanzinha,
Quero muito ler esse livro, mas acabei esbarrando em algumas resenhas de gente que não gostou tanto e dei uma desanimada, mas sua resenha, saber de alguem que gostou me animou novamente, rs
Beijos

Cacá
*Meus Discos e Livros e Tudo o Mais*

Thais Priscilla disse...

Quero mt ler esse livro. Só leio criticas boas sobre ele *-*

Beijocas,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Luciana Mara disse...

Ei gêmea!

Então quer dizer que gostou do presente =)
Fico feliz!!!

Só sei que no lugar da Cassia eu ficaria doida...huauahauh

Deu para piriguetar?

Bjins

Nanda disse...

ooooi *-* ah que bom que voc gostou do livro *-* HIUASHIDUHAS sabe, eu confio no teu foto e umas pessoas tem dito que não é bom, mas eu realmente quero muito ler e tava precisando de uma motivação! HAUHAUHA ACHEEI! :P

Beeeeeeijos, nanda
www.julguepelacapa.blogspot.com

Kellen Baesso disse...

Gêmea, o Clube do Livro recebeu Destino da Suma e estamos fazendo rodízio entre o pessoal para ler. Quero ler logo, mas minha fila só aumenta. Estou bem curiosa.
:)
Beijos

fabdosconvites disse...

Um livro que com certeza lerei em breve. Bjs, Rose.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos