Crônicas Saxônicas - Livro 1 - O Último Reino (The Last Kingdom) por Bernard Cornwell


Título original: The Last Kingdom
Autor: Bernard Cornwell
Editora: Record
Páginas: 362
Série: Crônicas Saxônicas

Fui apresentada ao Bernard Cornwell no ano passado por um usuário da biblioteca onde trabalhava. Daqueles usuários leitores compulsivos e que ficam amigos de bibliotecários. Praticamente todos os dias ele estava por ali e pegava até uns cinco livros e os lia em uma semana, ao fim dela ele voltava e pegava mais uns três. Foi assim que eu conheci o Gustavo, estudante de Odontologia e compulsivo por literatura.

Começamos então a conversar sobre autores, estilos literários e os livros que cada um tinha lido, filmes e séries baseados em livros e foi assim que ele me indicou - bibliotecários sempre indicam leitura, mas quando um usuário te indica, pode saber que na maioria das vezes ele vai acertar, principalmente, se for um leitor compulsivo – O condenado, um livro que não faz parte de nenhuma série.

Cornwell escreveu e escreve muitas séries, já que seu tema é ficção histórica e isso faz com que apareçam trilogias, como A busca do Graal e As Crônicas de Artur. E também séries, como: As aventuras de Sharpe (nove livros) e Crônicas Saxônicas (cinco livros e o sexto lançado recentemente nos EUA, e o autor confirmou que não será o último volume), esta último estou lendo. E venho agora contar um pouco da minha impressão sobre o livro 1 que se chama – O último Reino.

Crônicas Saxônicas contam a história de Uthred e sua ligação com Alfredo, o Grande. Lutas incessantes entre os saxões e dinamarqueses pela posse de terras por volta dos anos 874 em diante. Através desse pano de fundo, Cornwell desenvolve uma narrativa empolgante e ativa para a história de lealdade, amizade, combates e intrigas que sempre cercam as batalhas. Nos caminhos que se seguem no cenário histórico, conheceremos vários personagens e as terras que hoje compõem a Inglaterra, o Reino Unido. O autor te leva para dentro dessas paisagens e é como se a cada página que você lê, você sinta a respiração ofegante dos guerreiros, o frio das florestas à noite, a tensão nas barricadas, e a luta ferrenha pela sobrevivência em um heroísmo desenfreado.

E é nessa mistura de fé – os saxões cristãos e os dinamarqueses pagãos – é que se desenrola uma das maiores batalhas pela conquista de terra, poder e fundação dos países modernos como conhecemos hoje.Não sou purista como vários leitores que tentam buscar em cada entrelinha do texto as “verdades históricas”, eu apenas me entretenho com quem gosta de contar fatos, mesmo que baseados em histórias “reais”.

Quem não conhece Cornwell recomendo a leitura, pois é uma narrativa ágil e de leitura veloz e voraz.Mais sobre o autor e suas obras pode ser encontrado no site em português – Bernard Cornwell Brasil – é só clicar aqui.


Boa leitura!


8 comentários

Luiza Corral disse...

Sempre tive muitaaa curiosidade com os livros do Bernard, eles realmente parecem ótimos!!

Fefa Rodrigues disse...

Olá Leticia... tenho que comentar aqui!! Eu sou super fã do Cornwel!!! Já me identifiquei com seu amigo Gustavo hehehehe


Compro e leio tudo que ele escreve, ADORO!!! Ele conquistou o posto de autor mais lido por mim, que antes era do Gabriel Garcia Marquez heheheheh

PERFEITO!!!

Abraços
Fefa

Luciana Mara disse...

Ei Letícia!

Os livros do Cornwell são mesmo ótimos!

Eu li o Último Reino há tanto tempo que não lembrava da história =/

Confesso que minha série do autor preferida é a trilogia As Crônicas de Artur.

Bjins

Kellen Baesso disse...

Adorei a resenha.
Nunca li nada do autor e fiquei morrendo de vontade. Entra para a lista de desejos.
Beijos

Gih Pinheiro disse...

oi Letícia, adorei o post. Já ouvi muitas coisas boas sobre esse livro! ^^

Beijos

http://kastmaker.blogspot.com/

Vinicius disse...

Eu ainda não tive a oportunidade de ler algum livro do Bernard Cornwell. Achei interessante a maneira como o livro chegou as suas mãos. Essa relação usuário e bibliotecário (é uma relação fantástica!). Acho que existe uma cúmplicidade silenciosa entre esses dois personagens da vida real (e que estão por todos os cantos do mundo). Fiquei inspirado em compor algo a respeito. Obrigado pela dica da leitura e pela inspiração. Bom final de semana.

Abraço

devorador de letras disse...

Bom dia,

Ai esta um livro que eu não conhecia, achei interessante, belo post.

Abçs.

http://devoradordeletras.blogspot.com/

Gustavo Silva Araujo disse...

ahauhuh Sendo EU o Amigo Gustavo rsrssr, fico lisonjeado em poder agregar à sua infindável lista de livros a ler, alguns títulos do mestre em me entreter, juntamente a Strephen King com suas neologias e palavrões. A amizade que cresce decorrente de leituras e afins, pode gerar surpresas, como esta, e necessariamente um relacionamento de amizade e leitura duradouros! Ótimas leituras a todos, afinal de contas toda a série das crônicas saxônicas é válida de ser lida. De um amante de leitura de livros que sangram quando os esprememos, e amigo da Letícia, deixo aqui um voto de boas leituras e um grande abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos