De Tudo Um Pouco - Devaneios da Gih #46

O que estou lendo!

Capitães da Areia - Jorge Amado


"Publicado em 1937, pouco depois de implantado o Estado Novo, este livro teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública de Salvador por autoridades da ditadura. Em 1940, marcou época na vida literária brasileira, com nova edição, e a partir daí, sucederam-se as edições nacionais e em idiomas estrangeiros. A obra teve também adaptações para o rádio, teatro e cinema. Documento sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador, Jorge Amado a descreve em páginas carregadas de beleza, dramaticidade e lirismo."

(Skoob)


Comecei a ler esse livro por pura curiosidade. Nunca fui muito fã de literatura nacional e confesso que fiquei traumatizada com os clássicos por causa do Ensino Médio.

Mas ao saber que um filme baseado na obra de Jorge Amado estrearia no cinema fiz questão de ler o livro antes de assistir, e não me arrependi!

Capitães da Areia narra as desventuras de um grupo de meninos órfãos que sobrevivem à margem da lei na Bahia. Cada um dos meninos tem sua própria história e seu drama pessoal, mas vivem unidos em busca da sobrevivência e do amanhã.


Sem garantia de futuro esses meninos são ajudados por pessoas boas que os compreendem e os ensinam muita coisa, mas nada como a crueldade do mundo para fazê-los amadurecer e construir seus caracteres.

Apesar do drama envolvido, o livro surpreende pela honestidade com que a vida deles é contada, tanto que é impossível não se compadecer da situação ou não ser cativado por cada um deles.

Ainda não consegui terminar de ler (trabalho e faculdade acabaram com meu tempo), mas falta pouco! Adorei cada página que li e senti cada momento comovente.


Então recomendo a leitura desse clássico da literatura brasileira e digo: Vocês não vão se arrepender ;)

Beijos da Gih...
...até a próxima.

4 comentários

Jaqueline Silva disse...

Oi Luciana... parece ser muito bacana mesmo o livro... Gostei!
Qdo aparecer a oportunidade vou ler ele. Beijoos!!!

Seguindo aqui tbm.

Meus livros, meu mundo.

Fefa Rodrigues disse...

Li esse livro há muito tempo, estava na 8º série... nem sei se era um livro adequado pra idade hehehe... mas me lembro de ter gostado muito e a partir dai li tudo que encontrei do Jorge Amado... meu preferido dele é Mar Morto (já leu?), mas este tbm é muito, muito bom... merece ser
lido!!!

Samuel Medina (Nerito Samedi) disse...

Olá! Bom conhecer mais um blog lega, que fala de literatura com paixão!

Puxa, depois da sua resenha, não vou deixar de conferir esse livro. Vou aproveitar minhas férias (e a vantagem de trabalhar em uma biblioteca) pra ler. O único livro do Jorge Amado que li foi "Tieta do Agreste" e gostei muito. Foi uma leitura daquelas que não conseguia largar por nada. Abraços!

Ana Elisa disse...

deu um animo pra ler o livro gih =D
GOSTEI
bjoos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos