A GUERRA DOS TRONOS - As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro Um



Título original: A Game of Thrones
Autor: George R. R. Martin
Editora: Leya
Páginas: 592
Série: Livro um
Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha - uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal - a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia. Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

Quem gosta de ler, certamente já leu, ou já assistiu ou já ouviu falar sobre a famosa série de George R. R. Matin, A Guerra dos Tronos.
Eu vim a conhecer os livros no ano passado, mas ainda não havia lido e nem assistido à serie (ótima, por sinal) da HBO. Foi só neste ano que pude começar a ler. Já li o primeiro livro e também já assisti às 2 primeiras temporadas na tv. Infelizmente a terceira virá apenas no ano que vem.

Quem gosta de O Senhor dos Anéis (AMO!), com certeza gostará de A Guerra dos Tronos. Mas devo dizer que, embora ambas sejam histórias de fantasia, são muito distintas. O Senhor dos Anéis é uma história pra todas as idades. Já A Guerra dos Tronos não serve para crianças... rs. Devo dizer aqui que trata-se de um livro de fantasia para adultos. Não há elfos, fadas, nem nada assim, mas também tem sua parte sobrenatural. As guerras são muito bem descritas e todo o livro tem uma riqueza de detalhes que nos permite ver as cenas enquanto lemos.

É impossível resenhar A Guerra dos Tronos sem deixar uma série de spoilers no meio do texto. Sendo assim, deixo aqui apenas uma breve apresentação sobre o  primeiro livro e a minha sincera recomendação de que vale muito a pena se esforçar pra ler as 600 páginas de cada livro.

Westeros é uma terra dividida em 7 reinos, todos governados por um único rei, cujo trono de ferro encontra-se no castelo, na cidade de Porto Real, no Sul. No entanto, cada reino tem um responsável por ele, que responde diretamente ao rei, e cada responsável vem de uma casa (uma família, um clã) distinta.
A casa dos Stark, liderada por Eddard Stark, situa-se ao Norte de Westeros, onde as terras são sempre geladas. Seu símbolo é o lobo.
A casa dos Lannister, liderada por Tywin Lannister, é representada pelo leão. Cersei Lannister, filha de Twyin, é rainha, esposa do rei Robert Baratheon. A família não se concentra apenas em um lugar, estão espalhados por Westeros. Cersei e seu irmão gêmeo, James, moram no castelo. Tyrion, irmão mais novo deles, viaja bastante e o pai está com o exército acampado em outro lugar.
Os Baratheon, casa representada pelo veado, são a família do atual rei.
E, por fim, temos os Targaryen, Viserys e Daenerys, filhos de Aerys II – que teve o trono de ferro roubado por Robert Baratheon, sendo morto por ele – e únicos sobreviventes da família. Eles não estão em Westeros, estão nas distantes terras do leste.
Há mais famílias e casas, mas essas são as principais.

A trama é a seguinte: O rei Robert corre grande perigo e suspeita-se de que os Lannister querem tomar-lhe o poder.
Eddard Stark é o melhor amigo de Robert e, por isso, tem uma grande responsabilidade, que recai sobre toda a sua família.
Viserys Targaryen quer recuperar o trono de ferro que pertencera a seu pai e, para isso, vende sua irmã como esposa a Khal Drogo, líder dos Dothraki, um povo bárbaro do leste.
E temos os mistérios da muralha. Que muralha? – vocês me perguntam. Responderei. No extremo norte, existe uma extensa e gigantesca muralha, erguida para proteger os limites de Westeros. O que há além da muralha ninguém sabe, mas ouve-se todo tipo de histórias e lendas e ninguém quer saber de fato o que é verdade e o que não é. Quem vive lá são os guardiões, chamados de A Patrulha da Noite. Eles são os responsáveis por proteger Westeros. Não importa quantas guerras possa haver dentro do reino, o importante é que a muralha esteja bem guardada para que nada venha de fora. Porém, ninguém desconfia de que a patrulha da noite está em apuros, pois o inverno está chegando e, junto com ele, os White Walkers (caminhantes brancos). E quem são eles? Sinto muito, terão de ler para descobrir... rsrs.

A história de A Guerra dos Tronos se desenvolve em torno desses pontos que ressaltei. Temos muitas conspirações, suspense, alianças inesperadas, guerras, política e muito, muito mistério.
No começo da leitura a gente fica meio perdido com tantos personagens, mas não demora a nos acostumarmos com todos e pegarmos o ritmo da coisa.
É impossível começar a ler e não querer continuar para saber o que vai acontecer a seguir. Eu estou adorando! Vou começar agora a leitura do segundo livro.

Antes de terminar este post, quero deixar 2 avisos sobre a história:

1 – ninguém é o que parece
2 – não devemos nos apegar a ninguém, porque o autor mata quem tem que matar sem dó nem piedade.
Guardem bem essas dicas... rsrs.

Sobre a série de televisão, chegou ao fim agora a segunda temporada. A próxima irá ao ar em Maio, acredito, de 2013.
Cada temporada corresponde a um livro e é formada por 10 episódios. Sendo assim, devemos esperar que a terceira será sobre o terceiro livro, A Tormenta de Espadas.
Bem, é esperar pra ver e contentar-se em ler os livros até lá.

Abaixo, deixo o trailer da série produzida pela HBO e o link pra baixarem as 2 primeiras temporadas. :)




Clique no link para baixar a série:  http://migre.me/9tsFR

5 comentários

Kellen Baesso disse...

Ahhh, eu quero ler!!!
Mas nem faço ideia de quando isso vai acontecer, hehe.
Apesar de ser daquelas que se apega muito aos personagens, acho genial essa coragem do autor matar sem dó.
Beijo

Gih Pinheiro disse...

San!!!
Que saudade de vc!!
Bom te ter de volta ^^!

Ai mais uma pessoa que me indica esse livro,parece ser mesmo ótimo, mas só o tamanho dele jah me intimida!! rs'
Mas provavelmente darei um jeito de lê-lo!

Beijooos

Camila Araújo disse...

Eu estou no meio do segundo livro, e só não acabei ainda por que preciso me isolar completamente e estar bem no clima para lê-lo, já que a leitura é pesada.

O aviso de não se apegar é realmente importantíssimo, apesar disso, eu AMO o Jon, a Arya e o Bran! E adoro o Tyrion.

Quanto à série, já assisti metade da primeira temporada e o 1º episódio da segunda, porque prefiro ler antes de assistir.

Bjs.

Letícia Alves disse...

Minha meta é começar a ler o livro um em Agosto. Adoro a série e vamos lá.


Beijos!

Flavinha disse...

Sou louca por Game of Thrones, adoro os livros e a série (que é muito fiél diga-se de passagem).

Minha tendinite piorou depois que eu comecei a ler a saga, de tanto carregar os livros na condução, mas valeu a pena kkkk

Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos