JOGOS VORAZES - Suzanne Collins


Título original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 256
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Conheçam Panem, uma nação surgida num cenário pós-apocalíptico, depois de a América do Norte ter sido devastada por toda sorte de tragédias naturais. Depois de muitas batalhas entre os sobreviventes, Panem acaba sendo dividida em treze Distritos, onde o Distrito Um é o mais rico e o Distrito Treze é o mais pobre, todos eles governados pela temida Capital.
Num belo dia, o Distrito Treze resolve rebelar-se contra a Capital e acha que vai se dar bem. Ledo engano. O décimo terceiro distrito foi dizimado pela Capital sem dó nem piedade e, a partir daí, novas leis foram implantadas e com elas os Jogos Vorazes.

Mas o que são esses jogos, afinal de contas? Respondo.
Para lembrarem- se de quem é que manda no negócio, cada distrito é obrigado a oferecer, todos os anos, dois tributos à Capital. Que tributos são esses? São dois jovens, com idades entre doze e dezoito anos, para participarem de um reality show sangrento. Ou seja, anualmente, 24 jovens são enviados para lutarem uns contra os outros numa arena, numa batalha sangrenta onde restará apenas um vencedor.

Na época dos Jogos Vorazes, a nação de Panem simplesmente para e todos olhos estão voltados para a tv onde o show é transmitido vinte e quatro horas ao vivo.

Katniss Everdeen é uma garota de dezesseis anos e irá participar da Colheita – é o nome que se dá ao evento onde acontece sorteio dos nomes dos tributos – pela quarta vez. Sua irmãzinha, Primrose, tem doze e esta Colheita será sua primeira, o que é um alívio, pois a chance de ela ser escolhida é quase nula.

Katniss mora apenas com a irmã e a mãe e é ela – com a ajuda de seu melhor amigo, Gale – quem provê o sustento da família como pode, já que eles moram no Distrito Doze e a vida por lá é muito difícil.

Chega então o dia da Colheita e, para horror e surpresa de Katniss, sua irmãzinha é sorteada logo de cara. Desesperada para salvar a irmã, ela se oferece como voluntária, o que é válido no jogo. Assim, Katniss passa a ser o tributo feminino do Distrito Doze. Peeta Mellark – o filho do padeiro – é um antigo conhecido de Katniss e será o tributo masculino.
Acabadas as solenidades da Colheita, Katniss e Peeta são imediatamente enviados para a Capital, onde chegam como verdadeiras celebridades e são tratados como príncipes e princesas.

A partir daí, uma série de coisas acontece. Antes de ir para a arena, eles terão alguns dias para treinar, acertarem o figurino, conseguirem patrocinadores e receberem dicas de seus treinadores.

Terminado esse tempo, chega o grande dia e aí o negócio é matar ou morrer. Lembrando que apenas um tributo pode ficar vivo.

O livro me surpreendeu bastante e eu adorei! É uma história nova, diferente de tudo o que eu já li. Cheio de ação, aventura e emoção, Jogos Vorazes é um livro que ganhou milhões fãs no mundo todo. Impossível parar de ler depois que se começa.

Não vou dizer que é uma leitura leve, porque não é. As cenas de lutas descritas são violentas e bastante sangrentas, mas também tem uma pitadinha de humor e de romance. Enfim, a leitura é uma delícia e a gente simplesmente não vê o tempo passar.

O filme já foi lançado, estreou em Março deste ano e eu assisti, é claro. Porém, como sempre acontece, o livro é muito melhor! No entanto, gostei bastante e vale a pena assistir.

Abaixo, o trailer:


Livro e filme recomendadíssimos!

-> Como não poderia deixar de ser, Jogos Vorazes é uma trilogia e os livros seguintes são A Esperança e Em Chamas, todos já lançados no Brasil pela Editora Rocco.

2 comentários

Camila Araújo disse...

San,
a trilogia como um todo é muito boa. E eu, diferente de muita gente, gostei do final da história toda.
O filme também ficou muito bem feito e bastante fiel.
Também recomendo ambos. E quero saber logo o que você achou das continuações Em Chamas e Mockinjay (pq o título nacional combinado com a capa azul ficou triste... ^^)

Beijos.

Nema disse...

Jogos Vorazes é bom, mas acho que há livros distópicos bem melhores, estes quase desconhecidos. Eu achei o filme melhor que o livro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos