De Tudo Um Pouco - Devaneios da Gih (Clássicos)

Olá, gente linda!

Hoje trago de volta o De Olho nos Clássicos, e dessa vez escolhi um muito bacana!

Emma - Jane Austen


Sinopse: Rica e esnobe, Emma Woodhouse tenta arranjar casamento para Harriet Smith, jovem pobre e de pais desconhecidos. Ao mesmo tempo, lança suspeitas sobre a reputação de Jane Fairfax. Quando suas conspirações ameaçam fugir do controle, seu vizinho e amigo, o senhor Knightley, intervém.

(skoob)

Mais um livro de Jane Austen que posto por aqui, cada vez mais me torno fã dessa mulher que sempre esteve à frente de seu tempo e nos brinda com personagens fortes, intrigantes e que sempre nos trazem boas lições.

Em Emma temos uma heroína diferente. A personagem que dá nome ao livro é bem distinta do que estamos acostumados quando falamos de Jane Austen (é o oposto de Elizabeth Bennet - Orgulho e Preconceito - por exemplo).

Emma é uma mulher jovem, rica e de comportamento afetado que está acostumada a dominar seu círculo social na aldeia de Highbury. Sua atual ocupação é arrumar um casamento para sua protegida, a pobre Harriet Smith, mas ela escolhe os candidatos mais inapropriados.

Com seu comportamento inadequado ela desperta a necessidade de intervenção de seu vizinho, o Sr. Knightley, o único capaz de criticar Emma e que desperta diferentes sentimentos nela.

O livro traz como moral a dificuldade que o ser humano tem em ser julgado e como é duro receber lições ao invés de dá-las.

Parece uma obra e tanto!! ;)


(Primeiro capítulo da minissérie produzida pela BBC em 2009)

Vocês conhecem esse livro? Já leram?

*Oi, gente! Anteriormente eu havia feito o post citando Harriet Smith como homem (porque em todos os lugares em que pesquisei tratavam essa personagem como homem), mas a leitora Raíssa (que já leu o livro) me avisou que Harriet é uma mulher (o que faz mais sentido por ser um nome feminino). Já fiz as correções necessárias. Peço desculpas pelo deslize. Obrigada Raíssa.*

Beijos da Gih...
...e até a próxima!

5 comentários

Nataly disse...

Oii, San!

Já li três obras da Jane Austen, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler esse. Tenho que comprar.
Sou apaixonada por suas obras!

Beijos.
http://critiquinha.com/

Raíssa Vilhena disse...

OI, essa é a primeira vez que visito seu blog e logo de cara me deparo com EMMA!Amo Jane Austen...Vc já leu Emma?Porque na sua descrição vc cita Harriet Smith como homem, e ela é uma mulher. A série da BBC também é ótima...

devorador de letras disse...

Boa noite Gih,

Belo post, não tem coisa melhor do que clássicos...abçs.

http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

Gih Pinheiro disse...

Oi Raíssa, tudo bem?
Então, gostaria de pedir desculpas pelo equívoco, eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro e realmente estranhei, já que Harriet é nome de mulher, mas para falar a respeito do livro e fazer o post eu fiz uma pesquisa e em todos os lugares em que vi falavam de Harriet como homem, mas obrigada por avisar, farei a correção! ^^

Aline Gasparini disse...

Olá Gih!
Preciso urgentemente ler algo da Jane Austen, acho que sou a única pessoa no mundo que ainda não leu nada dessa autora. Confesso que esse livro em especial nunca chamou a minha atenção, já de Orgulho e Preconceito não posso dizer o mesmo, sou louca para lê-lo já faz um bom tempo.

Beijos&beijos
Book is life

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos