De Tudo Um Pouco - Devaneios da Gih (De olho nos clássicos)

O Corcunda de Notre-Dame
Victor Hugo
(Notre-Dame de Paris)



Sinopse: Victor Hugo foi o maior poeta romântico da França e um dos seus maiores prosadores. Produziu várias obras-primas, entre elas o romance medieval O Corcunda de Notre Dame (1831). A história é centrada na tragédia do corcunda Quasímodo e da cigana Esmeralda. É no interior da grande catedral gótica e nos labirintos das construções de Paris que se desenrola a terrível história de paixões impossíveis de seus personagens.Victor Hugo reuniu magistralmente em seu famoso romance religiosos e vagabundos, ciganos e nobres, padres e leigos — heróis e vilões. Com poderosa imaginação criadora, Hugo desperta em seu leitor as mais variadas emoções: do profano ao sagrado, do grotesco ao sublime. A história teve várias versões cinematográficas.

(skoob)

Essa obra retrata a França do século XV, cheia de festas, revoltas e execuções, que ocorrem próximo à Catedral de Notre-Dame. O autor dedicou dois capítulos do livro apenas para descrever a catedral e dar uma visão diferente de seu estilo gótico e da Paris da época.

Quasímodo é abandonado nas escadarias da catedral e criado pelo arcediago Claude Frollo. Quando cresce o pobre rapaz se torna sineiro da torre e esconde sua horrível corcunda e feições deformadas da visão de todos.

Frollo é consumido pelo desejo que sente pela bela cigana Esmeralda e manda Quasímodo sequestrá-la, mas o plano é frustrado por Phoebus, capitão dos arqueiros reais, que também é apaixonado pela moça.

O pobre corcunda é preso, castigado e humilhado. Com pena dele Esmeralda lhe leva água e conquista o carinho da estranha figura.

Amores, mortes e dramas psicológicos, assim é O Corcunda de Notre-Dame. Um religioso cego pela luxúria que é capaz de matar e ver seu objeto de desejo perecer, um jovem excluído que sofre perdas irreparáveis e uma história de amor que não teve um belo fim.

Muitas adaptações para o cinema foram produzidas, mas acredito que a mais famosa e leve é a versão da Disney, que conta um enredo triste e sombrio de forma original e com muitas alternativas.


Beijos da Gih...
...e até a próxima!!

3 comentários

Ju disse...

Minha irmão leu uma daquelas versões literárias menores (sei lá como funciona), mas ficou desapontada, já que esperava algo estilo disney mesmo. rsrs

Beijos

Unknown disse...

Eu AMO o livro!
Acho a versão da disney bonita, mas leve demais. Gosto do musical de teatro, feito em Paris. É a minha adaptação favorita.

Beijos,

Carissa

Gih Pinheiro disse...

Pois é, a Disney torna tudo mais mágico e belo para as crianças e acho isso algo maravilhoso, já que cresci com esses filmes e os vejo até hoje. Mas o enredo original é bem diferente, tem muito mais a ver com as relações humanas, com os pecados e vícios do povo, algo mais profundo e intenso.

Obrigada pelos comentários meninas! ^^
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos