De Tudo Um Pouco - Devaneios da Gih (de olho nos clássicos)

Oliver Twist
Charles Dickens



Sinopse - Numa cidadezinha da Inglaterra, uma jovem dá à luz um menino e morre em seguida. O pequeno órfão recebe o nome de Oliver Twist e vive seus primeiros nove anos em instituições de caridade. Não suportando tantos maus-tratos, Oliver foge para Londres, onde inadvertidamente se junta a um bando de marginais, comandado por um dos grandes vilões da história da literatura - Fagin. Passa por muito sofrimento antes de viver feliz com a herança que o pai lhe deixou e a inesperada família que encontrou.

Publicado originalmente em folhetim, em 1837-8, Oliver Twist é um dos livros mais famosos de Charles Dickens (1812-70) e o primeiro romance em língua inglesa a ter uma criança como protagonista.


Nenhum romancista teve jamais o êxito de Dickens. Se excetuarmos Walter Scott, cuja glória já passou, nenhum romancista teve as tiragens imensas de Dickens, nenhum romancista gravou tão inesquecivelmente as suas cenas e as suas personagens na memória dos povos de língua inglesa. Encheu a sua época, a época vitoriana, e encarna-a até hoje. Pode-se dizer: o mundo de Dickens é a própria Inglaterra da Rainha Vitória; e se, desde então, na velha ilha mudou alguma coisa, Dickens está também envolvido nisso. Com realismo tão impressionante, dizem, descreveu os cárceres para os devedores insolventes, as casas de trabalho forçado, o trabalho dos menores, o sadismo nas escolas, os abusos nos tribunais, nas repartições públicas, nas eleições, que contribuiu poderosamente para abolição daquelas injustiças, e ajudou a criação da Inglaterra moderna. Isto se lê nos livros escolares ingleses, e até historiadores para adultos citam romances de Dickens para ilustrar as condições sociais daquela época.

(skoob)


Charles Dickens é um dos escritores mais famosos de todos os tempos. Seus livros retratam a dura realidade vivenciada na Inglaterra em sua época e muitos deles possuem as memórias do próprio Dickens que, assim como seus personagens, teve uma infância dura.

Em Oliver Twist conhecemos o jovem e sofrido Oliver, um garoto órfão que só conhecia a dor e a negligência. Nesta obra prima entramos em contato com um mundo cruel em que crianças são exploradas e maltratadas e acabam por procurar abrigo e alimento da forma errada.

Oliver não foge desse padrão; acolhido por um bando de pequenos ladrões a única coisa que pode fazer é aprender os truques e fazer parte do grupo. Mas o pequeno protagonista tem um grande coração e mesmo sendo colocado à prova por várias armadilhas do destino se esforça para ser um bom menino e aguardar as coisas boas que pudessem acontecer em sua vida.


Foi impossível não me emocionar ao terminar essa leitura. É um livro forte e marcante, principalmente porque retrata uma realidade, na Inglaterra do século XIX era muito comum crianças serem tratadas como lixo e obrigadas a sobreviver de forma inaceitável.

Muitas adaptações para o cinema e para a TV foram feitas da obra de Dickens e todas tentam passar para o expectador o sinistro mundo de Oliver Twist, como a série de 2007 da BBC dirigida por Coky Giedroyc e com o talentosíssimo Timothy Spall no papel de Fagin.


Alguém aí já leu? Se já, o que acharam? Se não, gostariam de ler??

Beijos da Gih...
e até a próxima!

2 comentários

Marco Antonio disse...

Boa tarde Gih,

Esses é um dos livros que esta na minha lista de desejados, com certeza uma grande obra, sua resenha e post estão ótimos...parabéns...abçs.

http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

Gih Pinheiro disse...

Olá, Marco.
Muito obrigada pelo comentário ^^
E sem dúvida é um livro excelente!

Até mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos