É MELHOR NÃO SABER - Chevy Stevens

Título original: Never knowing
Autora: Chevy Stevens
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Sinopse: Sara Gallagher nunca sentiu que pertencesse de verdade à sua família de criação. Embora sua mãe seja amorosa e gentil e ela se dê bem com sua irmã Lauren, a relação com o pai e a irmã caçula, Melanie, sempre foi complicada. Às vésperas de se casar, Sara decide que está pronta para investigar o passado e descobrir suas origens. Mas a verdade é muito mais aterrorizante do que ela poderia imaginar. 

(Sinopse do Skoob pela metade, para evitar spoilers :P)



Hoje conheceremos a história de Sara Gallagher, uma mulher na casa dos 30 anos – se não estou enganada -, que teve uma vida conturbada e está prestes a ter suas estruturas abaladas novamente.

Desde seus 12 anos, Sara sabia que era uma filha adotada e sentia claramente essa distinção entre ela e suas irmãs. Seu pai não escondia que ele gostava mais das filhas biológicas – Lauren e Melanie – e sempre a culpava por tudo de errado que pudesse acontecer, fosse culpa dela ou não – e raramente era.

Por outro lado, ela tinha o amor incondicional de sua mãe. O problema era que a mulher tinha a saúde frágil e nem sempre podia defendê-la das acusações do pai.

Enfim, Sara cresceu, teve uma adolescência difícil e relacionamentos problemáticos, sua vida não foi fácil. Do último relacionamento, restara-lhe a filha de 6 anos, Ally.

Agora, depois de muito tempo de terapia, ela estava começando a colocar a cabeça em ordem.  Sua terapeuta era ótima, ela tinha sua filha, se dava muito bem com sua irmã Lauren – embora o mesmo não acontecesse com Melanie – e estava para se casar. Sim, Sara também tinha Evan, seu noivo. Ele era perfeito pra ela. Era compreensivo, calmo, amoroso e tinha paciência (de Jó!) com todas as suas crises compulsivas e de pânico. E, por um motivo que ela não sabia explicar, apesar de ela ser a filha mais desprezada pelo pai, Evan era seu genro preferido.

Agora que sua vida estava se acertando e ela estava para se casar em algumas semanas, Sara se surpreende pensando em seu passado, querendo conhecer suas origens. Dando corda a esses sentimentos e essa curiosidade, ela consegue sua certidão de nascimento original e parte em busca de sua mãe biológica.

O que ela não sabia é que isso mudaria drasticamente sua vida e, o que era para ser um encontro feliz, acabou se tornando uma verdadeira história de terror. Ela descobre que a mãe biológica tem nojo dela e que seu pai é um assassino e um estuprador.

O problema é que o pai-assanino descobre que tem uma filha e, quando Sara achava que as coisas não podiam ficar piores, ela percebe que podem, sim. E conclui, tarde demais, que há certas coisas que é melhor não saber.


Assim como acontece no livro Identidade Roubada, da mesma autora, É melhor não saber também é narrado pela protagonista em suas sessões de terapia. Cada capítulo é uma sessão e é assim que ficamos sabendo o que e aconteceu entre uma e outra. Eu não sei se essa é a forma padrão nos livros de Chevy Stevens, mas os dois que li até agora seguem a seguinte fórmula: a protagonista é sempre problemática, seus traumas e problemas sempre têm origem familiar, ela sempre faz terapia e sempre tem um homem pra avacalhar com tudo.

Mas não, isso não é ruim, muito pelo contrário. A escrita de Stevens tem um ritmo alucinante e suas histórias são muito, muito fortes. Fiquei fã da autora quando terminei de ler Identidade Roubada – meu favorito até agora – e soltei um suspiro dizendo: Caramba, que livro é esse?!

É bem verdade que eu me irritei demais com a Sara quase que no livro todo, porque ela é muito, muito, MUITO chata e teimosa, sempre cometendo os mesmos erros e fazendo as mesmas cagadas, mas essa é outra jogada excepcional da autora: não é que a personagem é um porre e desinteressante, o negócio é que a cabeça dela está tão ferrada que ela age da maneira que age, não tem culpa nem domínio sobre seus impulsos.

Enfim, não vou me alongar muito.
Como eu já disse, Identidade Roubada continua sendo o meu favorito, a história é DEMAIS, mas com É melhor não saber, Chevy Stevens vem provar que é mestra no thriller psicológico e com muita propriedade.


Recomendadíssimo!








Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos