ORGULHO E PRECONCEITO: Filme x Minissérie



Já é de conhecimento público e notório que eu sou completamente apaixonada por Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, e que também já assisti a todas as suas adaptações.
Neste post, quero falar sobre as duas mais famosas: a minissérie produzida pela BBC, em 1995, e o filme estrelado por Keira Knightley, em 2005.
Há quem prefira a minissérie da BBC e eu compreendo totalmente os motivos, mas não consegui gostar dessa produção. Foi dividida em 6 episódios, tendo como protagonistas Colin Firth, no papel de Mr. Darcy – papel que o consagrou nas telas e o levou a interpretar o Darcy de O Diário de Bridget Jones – e Jennifer Ehle no papel de Elizabeth Bennet.


Como dizer? Simplesmente não houve química! Pra começar, exceto pelos atores que interpretam – muito bem, diga-se de passagem – o Sr. e a Sra. Bennet, e Colin Firth como Darcy, todo o elenco tem cara de mais velho – e são feios! – demais para a idade dos personagens, na minha opinião. 





Os diálogos são marcados, fica artificial. Colin Firth mostra porque ganhou destaque a partir dessa produção, seu Darcy é realmente muito bem construído, não há como negar.


Obviamente que essa versão foi muito mais fiel ao livro, uma vez que há muito mais tempo para a história ser desenvolvida. Muitas frases e diálogos brilhantes do livro estão presentes e isso é uma coisa que conta muito. Mas como o elenco não teve um grande entrosamento, não achei uma produção 5 estrelas. Achei boa, mas nenhuma maravilha.

Já no filme de 2005, a atmosfera é totalmente outra.

Claro, é uma adaptação para o cinema, então já sabemos que tem as suas diferenças e não é tão fiel assim ao livro, mas o elenco compensa tudo!

Keira Knightley está brilhante no papel de Elizabeth Bennet! Toda a juventude e vivacidade, a energia e a sagacidade de Lizzie Bennet ganharam vida com a atriz e ela soube transparecê-los como ninguém! Pra mim, foi a melhor interpretação de Lizzie até agora.

 
 

 
Matthew Macfadyen foi outro show à parte no papel de Mr. Darcy, que deu um banho no Darcy de Colin Firth – meninas, me perdoem... eu amo Colin, juro, mas o Darcy de Matthew é simplesmente imbatível!





As caras e bocas da arrogância de Darcy no rosto de Macfadyen são simplesmente perfeitas. Toda vez que ele fala, deixa transparecer a luta intensa que Darcy trava dentro de si – luta esta que só muito mais pra frente nós ficamos sabendo que existe –. E, ao mesmo tempo em que ele tem a medida de arrogância certa, também tem a de comédia.




Tanto os protagonistas como todo o restante do elenco estavam na mesma sintonia, eram realmente uma família, bem diferente do que eu vi na minissérie de 1995. Outro exemplo disso é a personagem Jane Bennet, a mais velha das filhas.

Jane do filme

No filme, vivido pela atriz Rosamund Pike, Jane é perfeita e linda, doce e ingênua, mas sem ser tonta, e se fazia notar. Na minissérie, Susannah Harker (a atriz que fez Jane) que me perdoe, mas de linda ela não tinha nada e era muito apagadinha – sem contar que a coitada é bem feinha e tem cara de tartaruga.


Jane da BBC


A verdade é que todo o elenco do filme brilha!

Enfim, já ficou bastante clara aqui a minha preferência pelo filme, não é?

A BBC produziu outras minisséries baseadas em outros livros de Jane Austen, bem como também há outros filmes, mas ainda não vi todos, então não posso comparar aqui, mas assim que eu tiver a oportunidade de conferi-los, farei um novo post.

E vocês?
Qual das duas versões vocês preferem?

Me contem aqui nos comentários. 




11 comentários

Mys disse...

Hi San
Sempre dou risada quando menciona " cara de tartaruga" da mulé kkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Tu não tem jeito mesmo......
Mas concordo com o que disse sobre a minissérie e o filme.
Quando comecei a assistir a série realmente achei que a produção não era da década de 90. Tudo bem que a história é de época e tudo mais, todavia, como você mesma menciona , parecia que o elenco não tinha química...
Orgulho e Preconceito, o filme , assisti quando foi lançado. E mesmo tendo algumas diferenças, ainda sim , prefiro o filme. Tudo bem que ainda não li o livro, mas o que me conquistou foi o filme e não a minissérie.
Talvez se fizessem um remake da série com o elenco do filme, ai sim, seria perfeito!
Ótima review!
bj =)

Nii disse...

Sandraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa querida,
então primeiro eu tenho que falar que somos problemáticas pq eu tbém adoro traumas. Drama é comigo mesmo! haha

sobre o post... eu prefiro a adaptação da BBC. Na verdade eu adoro as miniséries da BBC e ponto! =)
e o Colin é um charme! ;)

adorei o post!
beijos

http://fazparte-ni.blogspot.com.br/

Camila Araújo disse...

Eu não conheço a minissérie, só o filme, mas só de olhar para as atrizes da série já dá uma tristeza... Elas são tão apagadinhas. A Jennifer até é bonita, mas não parece muito alegre e vivaz.
Mesmo sem assistir a série e sem poder comparar com o livro, fico com o filme. =)
Beijos.

Sandra Mendes disse...

Então, Camis, pra mim elas são mesmo. Colin é sempre Colin, mas ele sozinho não consegue salvar a série.
=*

Sandra Mendes disse...

Ah, Ni, o Colin é sempre perfeito! *-*
Sim, somos problemáticas! ahahaha
Beijão!

Sandra Mendes disse...

Nossa, Mys, uma série com o elenco do filme ia arrebentar!
Que sonho!
Beijinho!

c_i_d_a disse...

Oi Sandra! Uma vergonha, mas não li o livro, pode brigar comigo, rs! No entanto eu assisti o filme (com a Keira), e achei muito legal. Lendo seu post e sua análise dos atores, pensei que todo filme que vi com Colin achei que faltou algo, ele é muito sem tempero, sem graça. Bjos!!

Marco Antonio disse...

Olá Sandra,

Tanto o filme quanto a série são fracos em relação ao livro, me decepcionaram muito, assistir só antes de ler o livro senão é raiva na certa, mas o filme é bem melhor....gostei do post...parabéns!!!

Abraços.

devoradordeletras.blogspot.com.br

Mari_RBarbosa disse...

Oi, San!!
Adorei a nova roupagem e identidade do blog!
Confesso que ainda não li os livros da Jane Austen, nem mesmo assisti adaptações mencionadas no post. #shame
A Keira sempre é cotada para protagonizar as mocinhas de Romances Históricos adaptados para o cinema e gosto muito de vê-la interpretar, realmente ela dá um show!
Bjos.

Kellen Baesso de Sousa disse...

San, eu já vi o filme, mas faz muitooo tempo, nem lembro mais da história, mas vou conhecê-la bem lendo o livro que a senhorita escolheu para mim. Espero gostar tanto quanto você.
Beijos

Sandra Mendes disse...

Cida, eu não acho o Colin sem tempero, mas ele não conseguiu salvar a série pra mim, não.. rs.
Se assistir ou ler depois, me conta!


Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos