Almanova - Jodi Meadows

Título original: Incarnate
Autora: Jodi Meadows
Editora: Valentina
Trilogia: Livro 1
Páginas: 288
Sinopse: Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu... e ninguém sabe por quê. SEM-ALMA A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre... HEART Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos – humanos ou nem tanto -- de Ana os deixarão viver essa paixão em paz? Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos? 


Em Almanova temos a origem de tudo explicada de uma forma um pouco diferente da que conhecemos.

O mundo foi criado com um milhão de almas e todas elas reencarnam continuamente. Assim, quando uma pessoa morre, na sua próxima vida ela se lembra de absolutamente tudo da vida anterior e conta sua idade não pela vida atual, mas somando os anos de todas as suas vidas anteriores. Assim, todos os que vivem têm milhares e milhares de anos. Exceto Ana.

Em Range, quando Ciana morreu, esperava-se que ela voltasse como filha de Li e Menehem. No entanto, quando Li dá à luz, não é Ciana que nasce, é Ana. De uma maneira que eles não sabem explicar, Ciana morreu para sempre e foi substituída.

O problema é que sua família – e quase que todos os habitantes de Range – não aceita essa substituição e, ao invés de receber Ana com alegria, entendendo que ela é uma almanova, eles a desprezam e a consideram uma sem-alma, pelo fato de ela não ter sido reconhecida nos registros do Conselho.

Menehem, seu pai, quando descobre que a filha é uma sem-alma, vai embora e deixa Ana apenas com Li, sua mãe, que faz da vida da menina um inferno.

Ao completar 18 anos, Ana tem aí a sua chance de liberdade. Ela vai embora de sua casa, em Range, rumo à cidade de Heart, para conhecer suas grandes bibliotecas e tentar descobrir mais sobre suas origens.

No caminho ela acaba se perdendo no caminho e segue um caminho totalmente oposto ao que deveria seguir. Com isso, ela acaba sendo atacada por sílfides – seres das sombras que atacam os humanos, causando-lhes graves queimaduras que podem levar à morte – e quase morrendo. É aí que surge Sam. Uma alma reencarnada muitas vezes, desta vez num corpo masculino, que, apesar de ser adolescente, já é muito, muito velho.

Sam salva Ana da morte e passa a cuidar dela, mostrando que não tem nenhum tipo de repulsa à sua pessoa e tentando convencê-la de que ela não é uma sem-alma, mas uma almanova.

Conhecendo a história e os motivos de Ana, ele decide acompanhá-la até Heart e mantê-la em segurança, prometendo ajudá-la e ficar com ela pelo tempo que for necessário.

Mas as confusões na vida de Ana estão longe de chegar ao fim. Ao mesmo tempo em que ela encontra pessoas muito simpáticas e bondosas, que não se importam com o fato de ela ser nova, também encontra outras – a maioria, na verdade – que não a aceitam de jeito nenhum e deixam bem claro que não querem uma sem-alma por perto.

Depois de o conselho permitir que ela permaneça em Heart, desde que Sam seja responsável por ela, ela recebe as instruções de que de deve estudar e aprender o máximo de coisas que puder, e também terá de obedecer a um toque de recolher. E deve estar sempre acompanhada.

Fora tudo isso, ela ainda tem de lidar com o fato de que ela é realmente nova, com apenas e exatos 18 anos (um bebê!), sem vidas anteriores, e talvez esteja se apaixonando por um cara que, embora esteja num corpo adolescente agora, já tem milhares de anos e conhece muitas coisas da vida que ela ainda nem pode imaginar.
Juntos, eles terão de enfrentar perigos, conspirações e... dragões!

Tudo isso para descobrir o que realmente aconteceu na noite em que Ana nasceu e o mais importante: por quê ela nasceu.

Em Almanova, Jodi Meadows nos apresenta um universo totalmente novo, misturando a mitologia à fantasia.

Ana é uma personagem forte. Bem cheia de mimimi no começo, até me irritou um pouco, confesso. Mas eu pude entender o seu lado. Afinal, toda a sua vida ela foi desprezada e maltratada por sua própria mãe. Todos fizeram com que ela acreditasse que ela não valia nada e que era uma usurpadora (tipo Paola Bracho). Então, quando ela acha que alcançou sua liberdade e está livre para fazer o que quiser, outro bando de pessoas chega sem pedir licença e vem ditando regras, querendo escolher como ela deve viver sua vida. Quer dizer, quem aguentaria tudo isso sem surtar de vez em quando? É compreensível.

Sam é um velho/garoto muito doce e atencioso, já entendido de muitas coisas, aberto a todo tipo de situação e aprendizado, com uma mente super aberta, bem diferente das mentes pequenas dos demais. Ele nos conquista logo de cara. Também tem seus traumas e busca por algumas respostas.

Enfim, Almanova é o primeiro livro de uma trilogia que tem tudo para dar certo e ganhar muitos leitores. Recomendo!

Curiosidades:

- Os muros da cidade de Heart, em seu interior, pulsam como se fossem vivos e tivessem um coração.

- As sílfides, no livro, são retratados como seres das sombras cujo intuito é o de atacar os seres humanos e matá-los para poderem sugar sua alma. No entanto, na mitologia, são fada semelhantes a anjos, que interagem com os 4 elementos e são de temperamento alegre, reunindo-se em torno da mente dos sonhadores, dos artistas e dos poetas, inspirando-os. Bem diferente, né? Agora, o motivo de a autora ter mudado a essência desses seres no livro, desconheço.


- Esse mundo não é realmente um mundo onde eu podia enxergar dragões vivendo ali também, mas sim, eles estão lá e eu gostei! :D









**Comentando neste post, você pode participar do Top Comentarista do mês de Janeiro e concorrer a um super kit! Para se participar, comente neste post e se inscreva clicando aqui

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos