Esc@ndalo - Therese Fowler

Título original: Exposure
Autora: Therese Fowler
Editora: Novo COnceito
Páginas: 384
Sinopse: Amelia Wilkes tem um pai rigoroso que não permite que ela namore, mas isso não a impede de viver um romance secreto com o cativante Anthony Winter. Desesperadamente apaixonados, os dois sonham uma vida juntos e planejam contar tudo sobre seu amor aos pais de Amelia... Mas só depois que ela completar dezoito anos — e for legalmente reconhecida como adulta. No entanto, a paixão do casal é exposta mais cedo do que o previsto... Eles são jovens, andam grudados aos seus celulares e postam todo tipo de informação — inclusive aquelas informações mais particulares, que só deveriam dizer respeito a eles mesmos — até que o pai de Amelia encontra fotos de Anthony, nu, no computador de sua filha. Poucas horas depois, Anthony é preso. Apesar dos protestos de Amelia, seu pai usa de todo o poder e influência entre os policiais, e entre os meios de comunicação, para transformar Anthony em um pervertido que caçava sua inocente filha. De mãos atadas, cabe aos dois apaixonados arriscar uma última saída, ousada e perigosa, e apagar a acusação de sexting que Anthony recebeu.


Anthony Winter tem 18 anos e o sonho de sua vida é estudar teatro, cinema e ser ator. Sua mãe – solteira –, Kim, é professora de francês numa escola de elite, onde Anthony pode estudar porque tem uma bolsa. Ou seja, ele é um garoto pobre que estuda numa escola de ricos.

Amelia Wilkes tem 17 anos, adora cantar e é a típica garota certinha, que vive segundo os princípios de sua família e faz de tudo para realizar todos os seus desejos para a vida dela. Até a faculdade dela eles já escolheram. Não é o que Amelia queria para sua vida, mas é importante para seus pais, então ela aceita.

As coisas eram assim, até Anthony aparecer e eles se apaixonarem e começarem a namorar.

Anthony é muito intenso e desperta Amelia para a vida que ela realmente quer, estudando o que ela quer – que, por acaso, também é teatro –, e se casando com quem ela quer – Anthony, claro.

Mas eles jamais assumiram o namoro na escola e, com exceção de Kim, os pais de Amelia não sabem de nada. Eles pretendem esconder o namoro até a formatura do ensino médio, quando Amelia já terá 18 anos e será dona de sua própria vida. Só então ela comunicará a seus pais sobre todas as suas escolhas e decisões.

O problema é que Amelia e Anthony tinham o costume de tirarem fotos nada conservadoras, muito íntimas mesmo (enteda-se: pelados) e enviarem um para o outro durante as aulas, como uma forma de poderem matar as saudades enquanto não surgia a oportunidade de se encontrar escondidos novamente.

E eis aí o problema! Um dia, sem mais nem menos, Harlan, o pai de Amelia, chega em casa e encontra o computador da filha ligado sobre o balcão da cozinha. Resolve então dar uma olhada e ver o que ela anda fazendo, não com o intuito de vigiar e bisbilhotar, mas com vontade de apenas conhecer um pouco mais sobre ela, saber o que andava lendo, quais trabalhos estava fazendo para a escola e coisas do tipo. Mas, ao invés disso, Harlan encontra as fotos trocadas pelo casal.
Que confusão!

Horrorizado com a situação, nem de longe Harlan imaginou que os dois faziam isso de livre e espontânea vontade. Antes, acreditou piamente que Amelia vinha sendo molestada e assediada por Anthony. Com esse pensamento, ele chama a polícia e acaba que Anthony vai preso, acusado de Sexting.
Mas o que é isso?

Sexting se trata do envio de fotos, vídeos e qualquer outro tipo de imagens ou texto de conteúdo erótico/sexual, enviado por e-mail e/ou mensagens de celular. E Sexting, nos Estados Unidos, é crime.

Tentando que criar um clima meio que de Romeu e Julieta, Therese Fowler desenvolve uma trama muito doida, onde Anthony e Amelia são obrigados a lidar com esse tipo de crime que eles nem sabiam que existia e negam-se a concordar que de fato tenham cometido um crime.

No fim das contas, ambos são acusados, presos, correndo o risco de irem a julgamento, afastados da escola e proibidos de se encontrarem para o resto da vida.
Os capítulos se alternam entre a narrativa de Amelia e de Anthony, cada um continuando a contar a história sob o seu ponto de vista, e os acontecimentos que se dão são tão intensos e malucos que a gente meio que se choca.

E no fim, acabamos tendo um livro muito bom, que vem tratar sobre um tema que nos era desconhecido. Bem, ao menos eu nunca tinha ouvido falar de Sexting até então.

Impossível deixar comparar com a realidade de nosso país. Enquanto aqui os adolescentes fazem de tudo via celular e internet, sem punição e/ou orientação alguma, lá, o que era pra ser a iniciativa voluntária de um casal que simplesmente resolveu trocar fotos, é considerado crime e dá cadeia sem dó nem piedade.

Esc@ndalo é um livro curioso e interessante, diferente do que tenho lido ultimamente. E o que me chamou a atenção foi que a autora decidiu escrever essa história porque seu próprio filho foi preso, acusado de Sexting.

Não é um livro que agradará a todos, disso tenho certeza. Para a maioria, certamente será uma história maçante. Mas eu confesso que gostei bastante.

Sem contar que nos chama a atenção para o fato de que devemos tomar muito cuidado com as coisas que enviamos para outras pessoas, ou pelas fotos e vídeos que permitimos que terceiros façam de nós.


Eu indico, vale a pena ler.






**Comentando neste post, você pode participar do Top Comentarista do mês de Janeiro e concorrer a um super kit! Para se participar, comente neste post e se inscreva clicando aqui

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos