Ajude a Sofia


Sofia sofre com a síndrome de Berdon, uma doença rara que provoca problemas no intestino, na bexiga e no estômago. Segundo a mãe, a menina nunca fez necessidades e se alimenta através de uma sonda.
Desde que descobriu a doença, a família está pedindo ajuda financeira para conseguir uma viagem até os Estados Unidos, único país onde há a possibilidade da realização da cirurgia que pode reverter o quadro de saúde da menina.
A campanha foi intitulada como Ajude a Sofia e ganhou força nas redes sociais e mais de 18 mil pessoas já curtiram e compartilharam a página. Por meio de um site, o internauta também pode se cadastrar e doar um valor. A doação pode ser paga com cartões de crédito ou por boleto bancário. A família pretende usar o dinheiro para o tratamento da menina.
Sofia precisa de um transplante de intestino, que só pode ser realizado nos Estados Unidos e custa cerca de R$ 1 milhão. Uma ação na Justiça será movida pelo advogado da família, Miguel Navarro, para que o Estado pague o procedimento, já que no Brasil não existe nenhum local que realize esse tipo de intervenção cirúrgica. "Entrei em contato com um médico brasileiro que é responsável pela parte de transplantes da universidade de Miami, na Flórida, e ele aceitou a Sofia como paciente. Porém, ainda não temos os valores hospitalares para o procedimento", explica Miguel Navarro.


Resguardar a vida


A próxima etapa agora, segundo Navarro, será redigir um mandado de segurança, isto é, uma ação emergencial para resguardar direitos indiscutíveis, como a vida, e apresentá-lo ao SUS, para que o Estado pague o tratamento da criança no exterior. "O documento será apresentado até a próxima terça-feira. Faremos de tudo para conseguir o tratamento logo", ressalta.

Mesmo com o mandado de segurança, que tem como objetivo poupar a família do pagamento do transplante, as campanhas iniciadas no Facebook através da página "Ajude a Sofia" e no site "Vakinha" continuam. Desde o início da campanha, no dia 13 de fevereiro, até o dia 26 de março, foram arrecadados R$ 60 mil, segundo Patrícia. "O valor da cirurgia é muito maior do que as contribuições que temos, mas se a liminar for aceita e o governo pagar o tratamento da Sofia, utilizaremos o dinheiro para pagar outras despesas como estadia, por exemplo", comenta.

Patrícia, que já enfrentou a perda de um filho que nasceu prematuro e com má-formação congênita, vivendo apenas 29 dias, está confiante. "Com fé em Deus a gente vai conseguir passar por essa situação e conseguir o tratamento".


Como ajudar?
Você pode doar pelo os seguintes meios. 

http://www10.vakinha.com.br/VaquinhaE.aspx?e=251185

http://www.caridadx.com.br/campaigns/ajude-a-sofia

Depósito em conta corrente pelo Banco do Brasil:
Em nome de Patrícia de Lacerda da Silva (mãe da Sofia)
Agência: 0995-4 Conta: 40.941-3
Para saber mais, acesse a página no Facebook:
Não custa ajudar, né, pessoal?
Se cada um doar nem que seja 1 real, de pouco em pouco nós chegaremos ao muito.
Por favor, vamos fazer a nossa parte.


Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos