Vermelho como sangue - Salla Simukka

Título original: As red as blood
Autora: Salla Simukka
Editora: Novo Conceito
Trilogia - livro 1
Páginas: 240

"Era uma vez uma menina que aprendeu a ter medo. Contos de fadas não começam assim. Outras histórias, mais sombrias, sim."

Lumikki Anderswon é uma garota de 17 anos que, por algum motivo que ainda não se sabe, aprendeu a se virar sozinha muito cedo.
Quando teve a oportunidade de sair de casa, seguiu sem olhar para trás, para morar bem longe de seus pais, levando uma vida independente.

Lumikki (cujo nome quer dizer Branca de Neve em finlandês – sim, a história se passa na Finlândia, numa cidade de nome impronunciável) faz questão de passar despercebida aonde quer que vá, e conhece várias técnicas para ter sucesso nisso. Não faz amigos, não conversa com ninguém, vai pra escola, visita museus e exposições de arte e vai à academia sem nunca ser notada por ninguém. Pouco se sabe sobre sua vida e esse é um mistério que continua até o fim desse primeiro livro – de uma trilogia.

Apesar de sua determinação em não se envolver com ninguém, seus planos se frustram quando, na escola, ela acaba encontrando uma grande quantidade de cédulas de dinheiro manchadas de um vermelho vivo (que ela tinha quase certeza de que era sangue), penduradas para secar no laboratório de fotografia da escola.
E para piorar as coisas, ela também viu quem pegou as notas do laboratório algum tempo depois.

Agora Lumikki também estava envolvida nesse caso estranho, com outros 3 jovens que ela conhecia apenas de vista na escola. O problema é que quanto mais eles investigavam, mais eles descobriam que o que acreditavam ser uma grande confusão, tratava-se de um esquema entre policiais corruptos e traficantes poderosos, chegando ao ponto de serem perseguidos e terem suas vidas correndo sério perigo.

Lumikki é uma garota ágil e determinada, bem longe de ser aquelas protagonistas perfeitinhas e românticas às quais estamos acostumados. Há outros personagens, é claro, mas o destaque é para ela. Sem dúvida, é Lumikki quem faz a história acontecer.

Vermelho como sangue é o primeiro livro de uma trilogia, que é, parece-me, uma releitura de Branca de Neve. Os livros seguintes chamam-se Branco como a Neve e Negro como o Ébano. O que isso vai dar, não sei.

O enredo prometia muito e a história começa bem bacana, mas alguma coisa desanda do meio para o final e as coisas acontecem muito rápido. No entanto, para quem gosta de suspense policial (como eu), fica o desejo de saber o que virá a seguir. Vamos aguardar.

Mas o que eu achei muito legal mesmo, foi a história se passar na Finlândia. Eu nunca havia lido um livro cuja história se passasse lá. Sai um pouco do lugar comum.

Enfim, se você gosta de suspenses policiais, há uma grande chance de este livro ser para você.



Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos