Cidades de papel - John Green

Título original: Paper towns
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 304

"Mas as coisas vão acontecendo… as pessoas se vão, ou deixam de nos amar, ou não nos entendem, ou nós não as entendemos… E nós perdemos, erramos, magoamos uns aos outros. E o navio começa a rachar em determinados lugares. E então, quando o navio racha, o final é inevitável. (…) Mas ainda há um momento entre o momento em que as rachaduras começam a se abrir e o momento em que nós rompemos por completo. E é nesse intervalo que conseguimos enxergar uns aos outros. "

Quentin é um adolescente no último ano da escola que, desde criança, é apaixonado por sua vizinha Margot Roth Spielgelman, a menina mais popular e desejada da escola.
Quentin e Margo são vizinhos desde os dois anos de idade, por isso brincaram juntos desde sempre.

Certa vez, quando tinham dez anos, os dois andavam de bicicleta pelo bairro quando passaram pelo parque e encontraram um homem morto. Essa cena marcou a vida de Quentin. Ele sempre se lembrava daquele dia.

Agora Margo e Quentin já não são mais amigos e ele nem ao menos sabe o motivo. Um dia ela simplesmente parou de falar com ele e pronto. Cada um seguiu seu caminho com amigos diferentes.

No entanto, em uma noite, Margo surpreende Quentin aparecendo em sua janela e convidando-o para uma aventura. Sem hesitar, ele simplesmente concorda. Sai escondido com o carro de seus pais e tem com Margo uma noite pra lá de agitada. Eles compram coisas estranhas e começam a dar conta de uma pequena lista de vinganças de Margo.

Para Quentin, aquela foi a melhor noite de sua vida. Talvez agora ele e Margo possam voltar a ser amigos. No entanto, no dia seguinte, ele tem a notícia: Margo sumiu.

Não é a primeira vez que ela faz isso e sempre deixa uma pista de onde fora, querendo ser encontrada. Mas desta vez parece ser sério, pois muitos dias se passam e ninguém consegue encontrá-la.

Quentin então resolve começar a procurá-la com a ajuda de seus amigos Ben, Radar e Lacey. Ele tem certeza de que Margo deixou uma pista para ele e começa a procurar por ela.

Depois de muita investigação, eles têm algumas cidades para as quais Margo poderia ter ido. Porém, eles têm certeza de saber onde ela está quando leem na internet um comentário sobre aquele lugar, do jeito que só Margo poderia escrever.

Tem início aí a melhor parte do livro: a viagem dos amigos em busca de Margo.



Eu sou super fã de John Green e do estilo de sua escrita. Seus personagens sempre têm algo a nos ensinar e os diálogos são sempre inteligentes. No entanto, tenho que dizer que Cidades de Papel não é meu livro favorito dele. É um livro legal, eu adorei os personagens, mas acho que eles poderiam ser muito melhor aproveitados numa história melhor.

Esse livro me lembrou muito Quem é você, Alasca?, também de John Green, e do qual eu gostei muito mais.

Eu diria que o final é bem realista, mostrando que nem tudo na vida acontece como a gente quer e que as pessoas nada mais são que pessoas, passíveis de erro, com suas próprias vontades e suas próprias regras, que nos inspiram e também nos desapontam.
É um livro ok, mas não é o melhor de John Green, na minha opinião.

Como é comum atualmente, o filme já teve sua estreia e foi assistido por milhares de pessoas. Mas eu ainda não vi. Não tive vontade.








Abaixo, o trailer:






Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos