Holambra - SP: a cidade das flores


Já fazia muito tempo que eu tinha vontade de visitar essa cidade no meu estado, mas nunca tinha surgido a oportunidade. No entanto, no domingo passado, anterior ao feriado do 7 de Setembro, eu e minha família botamos o pé na estrada e lá fomos. 

Apesar de ser uma cidade bem pequena, com cerca de 13 mil habitantes (e índice de criminalidade quase zero!), Holambra é uma estância turística e já ganhou o título de Capital Nacional das Flores. Tudo começou quando os imigrantes holandeses, em 1948, chegaram na região de Campinas-SP, fixaram residência e logo começaram a trabalhar com o que sabiam: agricultura e cultivo de flores. 

Não demorou para que o cultivo de flores se tornasse a principal fonte de renda na cidade, o que permanece até hoje. 

A cultura e as tradições trazidas pelos colonos garantiram à cidade características peculiares que atraem, todos os anos, aproximadamente um milhão de turistas de dentro e fora do país. Os imigrantes holandeses e seus descendentes ajudam a manter, ainda hoje, costumes e tradições de sua terra natal, observados na gastronomia, na arquitetura, nos símbolos desenhados nas calçadas e em muitas outras coisas. Sem contar que, na cidade, a maioria das ruas e avenidas têm nome de flor.

Todos os anos, entre Agosto e Setembro, acontece a Expoflora, que já se tornou a maior exposição de flores da América Latina. E era justamente pra essa exposição que eu gostaria de ir. 

Eu não tinha ideia do quanto aquele lugar é enorme! Dentro desse espaço, há atrações por todos os lugares, vários palcos espalhados pelo espaço com apresentações simultâneas de shows. Você fica por dentro do que está acontecendo por conta de um pessoal que informa o tempo todo pelos alto-falantes qual atração acontecerá naquela hora, em qual lugar.  Também podemos ver muitos artistas espalhados pelo local, apresentando danças e shows de malabarismos.

Minha tia e minha mãe socializando com a árvore de borracha... rsrs


No espaço da Expoflora que, repito, é muito grande, há várias outras coisas para se fazer: muitos restaurantes, quiosques e lojinhas de comidas típicas, lojinhas de artesanato holandês, cenários lindos para se tirar fotos com a família, tamancos coloridos (um símbolo da cultura holandesa) por todos os lugares... É tudo tão lindo que a gente nem sabe pra onde olhar. Há ainda um parque de diversões, um mini sítio e um mini zoológico, três coisas que eu infelizmente não tive tempo de visitar. Vai ficar para a próxima vez.
Uma coisa muito legal é que você passeia ao som de músicas típicas da Holanda. Achei bem divertido!

 

  
Outra coisa muito legal da qual eu pude participar, é de um passeio turístico pela cidade. Dentro da exposição, há ônibus que levam os turistas num passeio para conhecer a cidade e saber um pouco mais de sua história, passando por vários pontos turísticos. No entanto, a melhor parte desse passeio é quando chegamos aos campos de flores e podemos descer, andar por entre as flores e tirar quantas fotos quisermos!



  

Eu e mamãe. :)

Como eu já disse, infelizmente eu não pude ver tudo num único dia, pois há muita coisa pra se ver e fazer, mas com certeza eu voltarei pra conhecer um pouco mais dessa cidade tão linda.

Se você ainda não conhece Holambra-SP, não pode deixar de visitar. A cidade é linda, cheia de gente bonita e hospitaleira, e muito, muito alegre por causa das flores. Eu recomendo muito esse passeio!

Espero que tenham gostado. :)

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos