Sob o sol da Toscana - Frances Mayes

Título original: Under the Tuscan sun - at home in Italy
Autora: Frances Mayes
Editora: Rocco
Páginas: 302
Livro de memórias

"Dizem que construíram os trilhos do trem sobre os alpes antes mesmo de existir um trem que fizesse a viagem.Eles construíram de qualquer forma.Eles sabiam que um dia o trem viria.Qualquer curva no caminho e eu estaria em outro lugar.Eu seria diferente.O que são 4 paredes afinal?Elas são os que elas contém...A casa protege o sonhador.Coisas inexplicavelmente boas podem acontecer , mesmo no finalzinho do jogo.É UMA GRANDE SURPRESA!"



Eu comprei o livro logo depois que assisti ao filme, contrariando todos os meus princípios de “uma vez que vi o filme primeiro, nunca mais eu leio o livro”. Eu gostei muito, muito do filme, por isso fiquei bem curiosa a respeito do livro.
No entanto, me surpreendi com a gigante diferença entre um e outro.

Sob o sol da Toscana é um livro de memórias de Frances Mayes. Ela é americana, da cidade de São Francisco, e, depois de passar alguns verões alugando casas na Itália, teve a ideia de comprar sua própria casa.

Depois de muitas visitas a casas em quase todo canto, e, também, depois de 4 anos procurando, Frances encontra, na região de Cortona, a linda Bramasole, que significa “algo que anseia pelo sol”. A casa não era nova, muito pelo contrário: estava abandonada havia 30 anos, necessitando de uma boa reforma e de muitos, muitos reparos. Por dentro e por fora. Custaria alguns milhões para comprá-la, e mais alguns para restaurá-la. Mas mesmo “caindo aos pedaços”, havia algo na casa que chamava por Frances e que a deixou completamente encantada. Sem contar que ela era uma grande amante do verão, o que, de fato, a fazia ansiar pelo sol. Sim, aquela seria sua casa, nada mais importava.

O livro é todo sobre como se deu a reforma (em passos de tartaruga) e do encanto de Frances nas coisas mais simples que ela descobria dia-a-dia naquele lugar.

Ela nos descreve a vida na Itália, a maneira com que a população local se comporta, passa por estradas da Toscana e da Úmbria, visita túmulos antigos, igrejas e restaurantes de comidas típicas, e, claro, descreve com primor a linda paisagem da Toscana em toda sua glória.

Outra coisa muito interessante é que ela compartilha várias e várias receitas que ela mesma prepara em Bramasole durante o verão. Algumas eu fiquei muito afim de experimentar e até deixei marcadas no livro.

Confesso que minha leitura foi um pouco mais lenta, porque fiquei bem desapontada por ser tão diferente do filme. Apenas um ou outro detalhe é que entra no romance retratado no cinema. Então, se você ainda não viu o filme e quer muito ver e depois ler o livro, aconselho a ler o livro antes, pra não se decepcionar depois.

Não que o livro seja ruim, nada disso. Mas como minhas expectativas eram bem outras, eu fiquei bem decepcionada.

Decepções à parte, tenho que dizer que o livro é, sim, bom e até inspirador. Frances encontra alegria nas menores e mais simples coisas, e tem uma felicidade imensa em nos contar sobre suas pequenas descobertas, ou sobre como preparou um prato à noite, como uma coruja dormiu na sua janela e outras coisas do cotidiano que simplesmente parecem mágicas na Toscana.






E como eu sou uma pessoa muito, muito curiosa, fui fuçar na internet e encontrei algumas fotos lindas de Bramasole. :)









Digam se não dá vontade de se mudar imediatamente pra essa casa! É linda demais! 

E abaixo, deixo com vocês o trailer do filme que tanto amo:


Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos