Cidade das cinzas - Cassandra Clare

Título original: City of ashes
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Série: Os Instrumentos Mortais - livro 2
Páginas: 406



"-Todo mundo faz escolhas, e ninguém tem o direito de tirar essas escolhas de nós. Nem mesmo por amor.-Mas a questão é essa- disse Clary.- Quando você ama alguém, não tem escolha."



No nosso mundo, as pessoas acordam, vão para o trabalho ou para a escola, encontram os amigos, enfim... vivem suas vidas normalmente. No entanto, nem desconfiam de que, enquanto elas vivem tudo na normalidade, há muitas outras coisas que acontecem das quais eles nem desconfiam.

Além do nosso “mundo normal”, existe também o Submundo, que engloba todos os tipos de seres fantásticos que você pode – ou não – imaginar: lobisomens, fadas, vampiros, demônios, etc. E há, também, os nefilins – filhos de anjos com mulheres humanas –, chamados de Caçadores de Sombras, que são os que mantêm a ordem no Submundo, quase que como uma polícia sobrenatural.

ATENÇÃO: Se você não leu Cidade dos ossos, aconselho a não ler o restante da resenha, pois contém spoilers.

Em Cidade dos Ossos, Clary descobriu que é filha de Valentim, um poderoso ex-Caçador de Sombras que se voltou contra sua espécie e agora faz de tudo para acabar com a Clave, que é quem dita as regras que os Caçadores de Sombras devem seguir. Ou seja, o cara é o vilão master da história.

Como se isso não bastasse, ela também é informada de que aquele carinha sarcástico, meio arrogante, lindo e fofo-quando-quer, cujo nome é Jace, é seu irmão. O problema é que essa informação chegou tarde demais e agora eles estão apaixonados um pelo outro, embora tentem esconder isso – sem sucesso, devo dizer.

No primeiro livro, um dos instrumentos mortais foi roubado e agora está em posse de Valentim.  Agora, ele consegue roubar um segundo item desses instrumentos e tem a oportunidade de fazer um ritual para poder comandar uma infinidade de demônios.

Fora esse problemão, cada Caçador de Sombras tem sua guerra particular:
- Jace está sendo perseguido pela Inquisidora, que acredita que ele é um espião de Valentim e quer ajuda-lo a acabar com a Clave.
- Clary – que é chataaaa pra caramba – está às voltas com uma situação inesperada e muito ruim entre ela e Simon. Sem contar que ainda há o problema de sua mãe que está há dias no hospital, nunca acorda e os médicos não têm ideia do que fazer.
- Simon – outro menino chato pra caramba – entra numa fria e se dá conta de que aquele é um caminho sem volta; sua vida agora está totalmente transformada.
- Alec e Izzy têm que lidar com seus pais, que têm tomado decisões das quais eles discordam.

Enfim, lutar contra Valentim, recuperar os instrumentos mortais roubados, ajudar os amigos, resolver problemas pessoas... são muitos problemas para poucos Caçadores de Sombras.




“Nossa, San, jura que você ainda não leu/terminou essa série? Já é antiga!”, é o que você, caro leitor, me pergunta. E eu respondo: Não, eu ainda não terminei. Eu li Cidade dos Ossos logo que foi lançado, em 2010, e, na época, achei um livro ok, mas a história não me ganhou. E aí a série foi sendo publicada, os leitores foram se apaixonando cada vez mais e minha curiosidade foi aumentando. Então, aproveitando que Dama da meia-noite foi lançado e é uma história que se passa 5 anos depois que a história da série Os Instrumentos Mortais terminou, achei que já estava mais do que na hora de concluir essa pendência na minha vida, já que quero – e vou – ler esse livro novo.

Tenho que dizer que gostei mais deste segundo livro do que do primeiro – o que é um ótimo começo pra mim – e que estou irritadíssima com Clary e Simon. Gente, como esses dois são infantis! Não tenho paciência com eles, eu juro. No entanto, estou completamente apaixonada por Jace. Ele é rápido, sagaz, tem sempre um argumento pra tudo e umas tiradas que são só dele. Jace tem o timming certo da piada, entendem? É uma delícia quando a gente se depara com um personagem tão bem construído assim. Por causa dele eu consigo aguentar o casalzinho insuportável.

A história teve mais ação, mais coisas sobre a Clave e sobre Valentim foram reveladas e eu confesso que tenho bons pressentimentos a respeito do terceiro livro (que já comecei a ler). Veremos.

E como estou fazendo uma maratona de leitura de Os Intrumentos Mortais, aguardem uma chuva de resenhas sobre a série aqui por estes dias. :)

Sem mais delongas, afirmo que gostei da leitura. Que venha o terceiro!





Livro anterior:

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos