As gêmeas do gelo - S.K. Tremayne

Título original: The ice twins
Autor: S.K. Tremayne 
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 362



-Eu sou Kirstie. - Eu sou Lydia. - Eu sou confiante e agitada. - Eu sou pensativa e calma. - Eu sobrevivi - Eu morri. - Ou será que fui eu?



Sarah e Angus Moorcroft, eram um casal lindo e invejado, com sua vida aparentemente perfeita e duas filhas gêmeas idênticas, que todo mundo parava pra olhar na rua, de tão lindas que eram. Lydia e Kristie eram tão idênticas que Sarah e Angus eram obrigados a vesti-las com cores e acessórios diferentes para que pudessem distinguir uma da outra. 

A personalidade era outra coisa que diferia muito entre uma e outra. Enquanto Lydia, a preferida da mãe, era mais doce e calma, Kirstie – sim, a preferida do pai – era mais elétrica. Mas apesar das diferenças, as gêmeas eram muito, muito unidas e, aos 7 anos, mesmo com todas as táticas dos pais para diferenciá-las, às vezes eles não sabiam dizer quem era quem.

Era muito comum uma terminar a frase da outra ou, mesmo estando em cômodos diferentes da casa, sem uma saber o que a outra fazia, elas começavam a rir no mesmo instante, do mesmo jeito. Elas tinham tantas peculiaridades e uma comunicação tão particular que, às vezes, chegavam a assustar seus pais.

A história do livro começa quando completa um ano que Lydia caiu da varanda da casa dos pais de Sarah e acabou morrendo. Sarah está muito depressiva, não consegue dar muita atenção a Kirstie nem a Angus. Ela toma muitos remédios e não tem muito ânimo para fazer as coisas.

Angus também está distante da esposa e tem que fazer certo esforço para dar atenção à filha. Ele faz tudo pra ficar mais tempo distante de casa e das duas. Tornou-se alcoólatra e perdeu o emprego por isso. Ele herdou de sua falecida avó uma ilha que é distante de tudo, com uma casa caindo aos pedaços, na região da Escócia, e a esperança da família é que as coisas melhorem quando mudarem pra lá – o que será em breve.

Kirstie está traumatizada e vem tendo um comportamento bem estranho, que só faz aumentar a tensão entre seus pais. Ela ainda está traumatizada e parece estar com um certo transtorno de personalidade, ora se comportando como Kirstie, ora como Lydia, sem contar o fato de que ela jura que conversa e interage com a irmã morta. O problema é que isso começa a se agravar e seus pais não sabem como lidar com isso, tanto que chegam até a ficar em dúvida e a verdade é que agora eles não têm ideia de qual filha de fato morreu naquele dia.


Gente... nem sei como começar a falar desse livro.
Assim, a premissa é ótima. Tem tudo pra ser um thriller psicológico muito bom. Só que aí entra o elemento sobrenatural na história. “Ok, eu consigo lidar com isso e acho que até pode dar um toque mais assustador à trama” – foi o que eu pensei.

Ledo engano.
Eu não sei o que o autor quis fazer nessa trama e duvido de que ele mesmo soubesse. Marido e mulher se odeiam e se acusam, mas a gente não tem ideia do motivo e termina o livro sem saber. A mãe, que parece apenas deprimida no começo, parece ter problemas bem mais sérios. A menina, coitada, com todo aquele transtorno de personalidade, ficando violenta e sendo possivelmente assombrada, não tem nenhum tipo de cuidado ou atenção dos pais. Qual seria a reação normal? O pai ou a mãe procurar por um especialista pra cuidar da menina, ir à escola e conversar com direção, professores, procurar saber o que está acontecendo e como resolver, ou qualquer coisa assim. Mas não. Ninguém faz nada. Simplesmente deixam a menina sem ir à escola por uns dias, depois ela volta, cria problema, aí fica em casa mais um dia ou dois e assim a vida segue.

Sem contar que aparecem umas situações no meio da história que você para e diz: “De onde veio isso?”. São situações completamente desnecessárias, que a gente não faz ideia do motivo de o autor ter acrescentado aquilo à história.

E por fim, depois do meio do livro, ele já não consegue mais se decidir se quer um thriller psicológico ou uma trama sobrenatural e acaba misturando os elementos de ambas as coisas no final.

A classificação do livro no Skoob está 4.3 e eu me pergunto por quê, em nome de Deus, ela está tão alta... rsrs. Mas é verdade que já vi várias pessoas dizendo que amaram o livro e tal.

Bem, não posso falar por todos, porque é claro que os gostos são diferentes e variam de pessoa pra pessoa, mas devo dizer que, infelizmente, o livro não foi bom pra mim e que acredito que o autor tomou um chá de cogumelo antes de começar a escrever... ahahahahaha.

E vocês, já leram? Gostaram?

Me contem aqui nos comentários o que acharam sobre o livro. :)




Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos