A garota italiana - Lucinda Riley

Título original: The italian girl
Autora: Lucinda Riley
Editora: Arqueiro
Páginas: 464


"O amor é uma espécie de vício. É preciso suportar um período de abstinência e não se punir por de vez em quando pensar que nunca vai passar." 


Rosanna Menici é uma menina de 11 anos que vive com seus pais em Nápoles, Itália, e trabalha na pizzaria da família. Ela tem um talento extraordinário para cantar, mesmo sem nunca ter aprendido técnica nenhuma, mas não é incentivada a desenvolver esse dom, pois o que importa mesmo é que ela ajude na pizzaria. Ninguém, com exceção de Luca, seu irmão, presta muita atenção a Rosanna. Todas as atenções de seus pais são voltadas para Carlotta, sua irmã mais velha, cujo maior dom é a beleza que chama a atenção de todos. Sabendo da preferência dos pais por si, Carlotta aproveita e faz tudo o que quer, e raramente é chamada para trabalhar na pizzaria, pois o único trabalho que os pais querem dela é que ela continue se mantendo linda para arranjar um bom casamento. Luca e Rosanna podem trabalhar pesado, não tem problema.
Certo dia, na celebração de aniversário de casamento de um casal de amigos, os pais de Rosanna pedem a ela para que cante a Ave Maria. Obedecendo, ela canta e leva todos às lágrimas, inclusive Roberto Rossini, filho do casal amigo dos pais de Rosanna, e um promissor cantor de ópera. Ele é jovem, lindo e tem um magnetismo que atrai multidões. Mesmo tendo apenas 11 anos, Rosanna, ao vê-lo, se apaixona perdidamente por ele e promete a si mesma que um dia se casará com aquele homem.
Depois de ouvi-la cantar, Roberto procura por sua família e diz que um talento daquele não pode ser desperdiçado. Assim, sugere que eles procurem por um professor – o mesmo que o preparou – de sua confiança e lhes dá o endereço. Rosanna fica pisando em nuvens ao ouvir isso, mas seus sonhos logo desmoronam quando, mais tarde, o pai lhe diz que não tem dinheiro para pagar as aulas e que aquilo era sem futuro, que o que ela tem mesmo que fazer é ajudar na pizzaria.
Inconformado com a situação, Luca decide que investirá todas as suas economias nas aulas da irmã. Ele a leva até a casa do professor e combina tudo com ele. Ela terá aulas de canto uma vez por semana, sem que seus pais saibam.
Cinco anos depois, Rosanna é a dona de uma das mais belas vozes que seu professor teve a oportunidade de ouvir. Ele considera seu trabalho concluído e diz que, dali pra frente, ela precisa frequentar a faculdade de música. Ao ouvir isso, ela lamenta e lhe diz que não seria possível, pois seu pai jamais arcaria com os custos de seus estudos. No entanto, seu professor já tinha tudo planejado: programou um pequeno recital em sua casa, para poucos amigos, para que ouvissem Rosanna e alguns de seus outros alunos. Dentre esses amigos, estava o diretor da faculdade de música de Milão, que, se gostasse dela, lhe daria uma bolsa de estudos integral.
O recital, claro, foi um sucesso e Rosanna conseguiu a bolsa. Assim, ficou acertado que ela se mudaria para Milão e Luca iria junto para lhe fazer companhia. É lá que ela tornará a se encontrar com Roberto Rossini e mudará sua vida para sempre.
A partir daí, temos uma história de amor obsessivo, ambição e traição.

Este foi o quarto livro de Lucinda Riley que eu li e o primeiro em que ela não conta duas histórias ao mesmo tempo, uma no presente e outra no passado.
A história é sobre Rosanna e todas as escolhas que ela fez em sua vida, bem como as consequências que sofreu por isso. Da primeira até a última página, é impossível deixar de notar o quanto ela cresceu e se transformou, ora para melhor, ora para pior.
Eu admirei muito a Rosanna mais jovem, aquela que era determinada e fazia tudo para alcançar seus objetivos. Porém, depois que reencontrou Roberto e realmente se apaixonou por ele, ela se tornou obsessiva, totalmente submissa às vontades dele, e desistiu de muita coisa, tudo para poder viver aquele amor. Por esse motivo, nem é preciso dizer o quanto odiei essa Rosanna adulta. Eu a xinguei por muitas e muitas páginas.
A trama também abrange uma história de amor secundária, a de Luca e Abi, a melhor amiga de Rosanna. Abi está perdidamente apaixonada por Luca e ele, apesar de corresponder aos sentimentos dela, está decidido a abrir mão disso pelo seu amor por Deus, pois seu objetivo é se tornar padre.
Apesar de eu não ter gostado tanto deste livro quanto gostei dos outros de Lucinda que eu já li – e amei todos! –, ainda assim eu gostei da leitura. O enredo tem vários elementos que a tornam interessante. Como eu disse anteriormente, tem amor, ambição, traição e personagens variados: uma menina talentosa e determinada que se transforma numa mulher fraca e submissa, cuja vida não se saiu tão bem quanto ela esperava; um homem egoísta, mulherengo e obcecado pelo amor que sente; uma milionária controladora capaz de qualquer coisa para conseguir o que quer; e um rapaz que luta entre o amor por Deus e o amor da mulher de sua vida. Para terminar, o ingrediente principal: segredos. Muitos segredos.

Enfim, mesmo não sendo o melhor livro de Lucinda Riley pra mim, tenho que dizer que gostei bastante da leitura e que recomendo. :)

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos