Ofício de escrever - Frei Betto

Título: Ofício de escrever
Autor: Frei Betto
Editora: Rocco (selo Anfiteatro)
Páginas: 175


"Não há crítica, há críticos. Ou seja, cada um lê a partir dos óculos que possui. Não se pode afirmar "a Veja não gostou de tal livro", e sim "não gostou aquele a quem a Veja entregou a obra para criticá-la". Fosse outra pessoa, a Veja teria gostado..."


Frei Betto já escreveu em torno de 60 livros e este é o primeiro dele que eu leio (Shame! Shame! Shame!). Eu gosto muito de escrever, então foi por isso que, ao ler a sinopse do livro, eu fiquei bastante interessada e resolvi solicitá-lo.

Diferente dos livros técnicos, que trazem dicas valiosas sobre como melhorar a escrita, Ofício de Escrever é um livro que traz lindas e profundas reflexões sobre o ato de escrever, que, para Frei Betto, mais do que um simples ofício, é uma missão.

Achei muito linda a maneira com a qual ele começa o livro, descrevendo a importância da escrita na sua vida:

“Escrevo para lapidar esteticamente as estranhas forças que emanam do meu inconsciente. Nada me dá mais prazer na vida do que escrever. Condenado a fazê-lo, tiraria de letra a prisão perpétua, desde que pudesse produzir textos. Aos candidatos a escritor, aconselho este critério: se consegue ser feliz sem escrever, talvez sua vocação seja outra. Um verdadeiro escritor jamais será feliz fora desse ofício.
Escrevo para ser feliz. Bartheanamente, para ter prazer. Sabor do saber. Tecer textos. Tanto que, uma vez publicado, o texto já não me pertence. É como um filho que atingiu a maturidade e saiu de casa. Já não tenho domínio sobre ele. ”

Além de discorrer lindamente sobre a arte de escrever, Frei Betto também aborda a escrita de grandes autores, nacionais e internacionais, como T.S. Eliot, Shakespeare, Adélia Prado, Bartolomeu Campos de Queirós e vários outros. E em todo o livro, de uma maneira poética, ele vai nos deixando maravilhados a cada página. Dá para sentir o quanto ele exerce esse ofício com paixão. Em certo momento ele chega a mencionar que escrever é tão importante e necessário à sua vida, tanto quanto respirar. E ainda vai além:

“Embora a música seja, em minha opinião, a mais sublime das artes, a literatura é a mais sagrada. ”

Frei Betto também fala da beleza das Escrituras e de como é fácil encontrar lindas poesias nos Salmos, no livro Cântico dos Cânticos, no Evangelho de São Lucas e em muitos outros livros da Bíblia.

Enfim, só posso dizer que cada capítulo desse livro é um deleite e que é impossível não se apaixonar mais ainda pela escrita. E para quem não tem vocação para a escrita há vários capítulos sobre a importância da leitura e de como ela tem o poder de transformar a vida e o caráter de uma pessoa.

Só tenho elogios para este livro. Fiquei tão encantada com a escrita de Frei Betto que com certeza vou ler mais livros dele.


Ofício de escrever é um must have na estante de todos aqueles que gostam de ter suas vidas transformadas pelos livros.



Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos