O livro de sangue e sombra - Robin Wasserman

Título original: The book of blood and shadow
Autora: Robin Wasserman
Editora: Rocco
Páginas: 384


"Crime, violência, fracasso, medo.Vingança.O Símbolo de um raio que marcava um assassino – isso me levaria a reus, o culpado.O que eu deveria entender daquilo? Qual era o segredo?Que tipo de fracasso era eu, que não conseguia descobrir?


Nora Kane tem 17 anos e sua vida não é das melhores. Há alguns anos seu irmão mais velho morreu num acidente de carro e seus pais nunca superaram a morte dele, o que fez com que cada um se trancasse no seu mundinho e esquecesse que ainda tinham uma filha. E pra piorar, seu irmão havia morrido porque estava sob efeito de drogas, o que fez com que ele causasse o tal acidente, matando também uma das garotas mais queridas da cidade. Por esse motivo, Nora também sofria bullying na escola, sendo tratada sempre como a ”irmã do assassino”.

Assim, quando consegue uma vaga numa escola onde ninguém a conhece, ela tem a chance de recomeçar. A primeira mudança em sua vida é que ela sempre se apresenta como filha única, nunca mencionando que teve um irmão.

Quando ela conhece Chris, ele lhe revela que sabe quem ela é e que conhecia seu irmão, mas ele entende os motivos que a levaram a mentir e lhe diz que vai ajudá-la a manter esse segredo. Chris também a apresenta à sua outra amiga, Adriane (que mais tarde virá a se tornar namorada dele) e os três acabam se tornando melhores amigos.

Algum tempo depois, eles são escolhidos para ajudar um professor na tradução de uma série de documentos antigos e um livro chamado O livro de sombra e sangue. Um outro garoto – Max – é chamado para fazer parte da equipe e assim, enquanto os outros se ocupam com o livro, Nora deve traduzir uma série de cartas antigas, aparentemente sem importância alguma, que estavam no meio dos documentos. 

No entanto, à medida que vai traduzindo, ela descobre que essas cartas podem ser a chave para as misteriosas fórmulas alquímicas que se encontram no livro e que muitas pessoas seriam capazes de matar para consegui-las.


Aí tem início uma grande reviravolta na vida de Nora e ela descobre que sua vida e a de seus amigos correm grande perigo.


Eu ainda não sei muito bem como me sinto a respeito desse livro. Baseada na premissa, eu tinha na minha cabeça que se tratava de um thriller, mas depois de concluir a leitura, vi que faltam muitos elementos comuns nesse gênero, então não posso classifica-lo como tal. Acho que podemos rotulá-lo como um YA de mistério ou algo assim.
Gosto muito do relacionamento da Nora com o Chris, mas quando se trata dela e Max, só a vejo como uma grande idiota.
Voltando à trama, eu tive emoções muito conflitantes. A história contida nas cartas que vão sendo traduzidas por Nora são bem interessantes, mas a suposta existência de um dispositivo capaz de transmitir todo o conhecimento do mundo a uma pessoa e ainda colocá-la em contato direto com Deus, eu achei meio nonsense. Não me convenceu, não. O livro acaba se tornando uma mistura de (pouco) mistério com pitadas de romance e perseguições de sociedades secretas, cujo intuito, além de misturar esses temas, também era nos trazer algo sobre vida, morte e fé, mas, na minha opinião, não deu muito certo. É quase uma trama de Dan Brown adolescente, mas menos interessante.

A história só não funcionou pra mim porque já ando meio saturada com os YAs em geral. Mesmo assim ainda insisti em solicitar esse livro porque a sinopse realmente tinha me fisgado, mas acabou que não era o que eu esperava. No entanto, quem realmente gosta de YAs acho que ficará bem satisfeito(a) com o livro.


Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos