Um farol no pampa - Leticia Wierzchowski

Título: Um farol no pampa
Autora: Leticia Wierzchowski
Editora: Bertrand
Trilogia Farroupilha - livro 2
Páginas: 462

“Grita-se para receber a vida (a alegria dá certas liberdades), mas a morte – a morte deve ser recebida em silêncio mui contrito. Gritos e lágrimas não hão de apiedar Deus, e Caetana sempre soube disso. ” (p.24)

Atenção: Esta resenha contém spoilers do livro A casa das sete mulheres

Em Um farol no pampa, continuação de A casa das sete mulheres, acompanhamos a vida de Matias Gutierrez, filho do mestiço João Gutierrez e de Mariana, irmã de Rosário e Manuela.

Os protagonistas da vez são Matias e Inácia, filha de Perpétua e Inácio. Os dois se apaixonaram um pelo outro desde crianças e cresceram já comprometidos para o casamento, mesmo que a contragosto de Perpétua, que sonhava para a filha um marido de boa família, de posses, e não o filho de um capataz da estância da tia.

Assim como em A casa das sete mulheres, Um farol no pampa também traz como pano de fundo uma guerra, agora a do Paraguai, que aconteceu entre os anos de 1864 a 1870.

Além da nova guerra, também ficamos sabendo dos desdobramentos das histórias dos nossos personagens tão queridos do primeiro livro. Sabemos como foi a vida de Bento Gonçalves e de Caetana depois do fim da Guerra dos Farrapos; o que aconteceu a Manuela e a Garibaldi e como suas vidas se desenrolaram, bem como todos os outros moradores das Estâncias da Barra, do Brejo e do Cristal.

Diferente do primeiro livro, este segundo não teve uma série para a tv, mas isso não diminui em nada a sua importância. A escrita de Leticia Wierzchowski continua esplendorosa e envolvente, nos arrastando para sua história de maneira tão profunda que fica difícil não ter empatia pelos personagens e suas mazelas.

Apesar de ser um romance, Leticia Wierzchowski retrata os fatos históricos com fiel riqueza de detalhes, costurando a eles a real história dos personagens. Fica muito, muito difícil não se deixar envolver por suas palavras. Como eu já disse na resenha anterior, a partir de agora quero ler tudo o que vem dessa mulher!

A resenha precisa terminar por aqui, ou acabarei deixando escapar algum spoiler. Só posso dizer que, se você gostou do primeiro livro, com certeza irá gostar deste também, apesar de A casa das sete mulheres ainda ser meu favorito.

Livro mais que recomendado!



Trilogia Farroupilha:

2. Um farol no pampa
3. Travessia




Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos