Negociando com os mortos - Margaret Atwood

Título original: Negotiating with the dead
Autora: Margaret Atwood
Editora: Rocco
Páginas: 255


"Todos os autores são duplos, pela simples razão de que nunca se consegue realmente conhecer o autor do livro que se acabou de ler. Tempo demais transcorreu entre a composição e a publicação, e a pessoa que escreveu o livro agora é alguém diferente. Ou é o que dizem. Por um lado, isso é uma maneira conveniente para o autor livrar-se da responsabilidade, e ninguém deve lhe dar atenção. Mas, por outro lado, é bem verdadeira."


Negociando com os mortos é um delicioso livro sobre a escrita e sobre ser escritor. Na verdade, é a transcrição de uma palestra dada por Margaret Atwood há alguns anos, na Conferência de Epsom, na Universidade de Cambridge.

Usando de sua própria experiência como poeta nos anos 50 em Toronto, ela afirma aos jovens escritores que eles não estão sozinhos em sua assustadora missão de escrever.

Mas este não é um livro com dicas sobre como escrever, e, sim, um livro onde a autora compartilha suas teorias sobre o ofício de escrever, com a ajuda de citações de Platô, Oscar Wilde, John Milton e outros autores.

Em seus capítulos deliciosamente bem escritos e cheios de humor, ela diz achar que as pessoas escrevem para gravar o mundo como ele é, ou para atrair o amor de um homem ou uma mulher, pra servir à Arte, ou, ainda, por vingança e outros motivos mais, e que dois autores nunca escrevem pelos mesmos motivos.

Os 6 capítulos podem até ser lidos como uma introdução aos poemas e às novelas de Margaret Atwood, e o tanto de referências que ela faz é uma delícia para os olhos de nós, que somos leitores, pois são muitas, o que me faz afirmar que este não é livro para ser lido por preguiçosos, uma vez que algumas referências ela explica e outras ela deixa implícito o que quer dizer. Eu mesma anotei o nome de todas para poder ler com calma cada uma delas e, por esse motivo, ouso dizer que tive em minhas mãos uma maravilhosa aula e não um livro.

Eu poderia dizer muito mais a respeito desse livro, mas aí acabaria toda a graça de se descobrir por si só os tesouros ali escondidos.

Deixo aqui apenas a minha recomendação, com a promessa de que, para aqueles que gostam de literatura em geral e da arte da escrita, este é um livro que não pode faltar na estante!





Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos