O MUNDO DE VIDRO - Maurício Gomyde




Brasília Artes Gráficas. 168p.
Classificação: 

Sinopse: Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela linguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Porto nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.

Eu li uma resenha sobre esse livro no blog Café com Magia e comentei com a Bruna que eu tinha ficado muito curiosa a respeito do livro. Dias depois, o próprio Maurício Gomyde me escreveu no Skoob, perguntando se eu gostaria de receber seu livro. Eu, claro, aceitei na mesma hora! E enquanto o livro não chegava, fiquei me perguntando o que fazia esse livro ser tão legal como a Bruna descrevia.
E então o livro chegou. Quando tive a oportunidade, eu o li direto, sem parar. Gargalhei muito e vivi todas as venturas e desventuras dos personagens.

No livro, os personagens principais não têm nome. São simplesmente chamados de Ele e Ela.
Ele tem seus trinta e poucos anos, mora com seu papagaio chamado Horácio e trabalha com Processamento de Dados. Leva a vidinha comum de grande parte das pessoas: de casa pro trabalho, do trabalho pra casa. Sem amigos, sem namorada. Nas horas vagas ele ouve música, desenha e assiste a filmes. Muitos filmes. Nunca sai de casa a não ser para trabalhar. Gastava muito dinheiro com CDs e sabia o nome de 5 Pokémons.

Ela tem vinte e poucos anos, já viajou o mundo, estudou Economia, é professora da faculdade e num curso sobre Economia também. Lê muito, pratica yoga e adora malhar e dançar.

E então, num dia como outro qualquer, ele se levantou, se arrumou para o trabalho e saiu. No metrô, no meio do empurra-empurra de todos os dias, estranhamente ele decide esperar pelo próximo. Isso era um evento na vida dele, uma vez que pegava todo santo dia o mesmo vagão, no mesmo horário.
Dirigiu-se para o lugar onde pararia o último vagão. O trem chegou e ele entrou. Segundos depois, sua vida mudou completamente.

Lá estava ela. Rosto lindo, cabelos castanhos, corpo perfeito. Absorta num livro, nem se deu conta da existência dele. A paixão foi instantânea. Ele pensou em várias formas de abordá-la. Gastou tanto tempo pensando nisso que, quando deu por si, ela já havia saído do trem sem que ele percebesse e ele mesmo já havia passado da estação onde deveria descer.
No trabalho, só pensava nela. Em casa, só pensava nela. Tudo agora era ela, sempre ela.

No dia seguinte, esperou pelo mesmo vagão e lá estava ela novamente. Tentou puxar algum assunto e acabou por quase derrubá-la, o que a fez sair muito irritada.

E a cada dia a fixação por ela aumentava. Ele a seguiu, descobriu que ela dava aulas num curso de Economia, no qual ele se matriculou, é claro...

“Estava arrumado, realmente arrumado. Tudo bem que a camisa de seda não fosse bem o que pudesse chamar de discreta. O roxo e o amarelo nunca foram basicamente cores muito próximas, mas ele estava plenamente convencido de que era a nova tendência da moda na Europa (...) Quando ela entrou, não havia ninguém na sala. Grande chance. Deu uma ajeitada, forçou o tórax, ficou mais alto, fez cara de galã de novela mexicana. Mas ela passou diretamente (...) Sentou cabisbaixa, macambúzia, sorumbática, quieta, olhos de choro. (...) Algo não estava bem. Era uma situação inusitada, contraditória. Ele vestido tal qual uma arara em extinção e ela ali, introspectiva, com o pensamento longe.”

Enfim, dia após dia, ele foi sabendo sobre ela cada vez mais. Passaram a conversar... Ele acaba desiludido porque descobre que ela é noiva... depois ela termina com o noivo e ele fica esperançoso... eles se tornam mais próximos... Aí ela volta com o noivo e eles se afastam... Mais tarde ela percebe que já não está mais apaixonada pelo noivo...

E agora, como seria? O que ele faria? Será que ela correspondia à paixão dele?

Gente, o que posso dizer é que quando vocês pegarem esse livro pra ler, tenho certeza de que a história será totalmente diferente daquilo que vocês imaginaram ao ler esta resenha.
Maurício escreveu um livro fantástico, que eu tenho certeza de que daria uma ótima comédia romântica!

Super aprovado!


E aguardem: Logo, sorteio de 2 exemplares do livro aqui! :)

13 comentários

Raphaela disse...

Oi Sanzinha :)

Que bom que voltou *-*
Ah, vc viu que eu fiz resenha dele ontem?
eu adooorei o livro!!
Achei muito diferente e divertido!!

Beeeijos

Beta disse...

Opa! Quero participar do sorteio ein!!
Adorei a resenha!

bj

Daniela Klinger disse...

Estou ansiosa por esse livro! Vou ganhar do Maurício lá no Skoob e pelo visto tá todo mundo falando bem.. <3
parabens pela resenha e pelo blog!

Kate disse...

Adoro comedias romanticas... sua resenha está ótima!!!

http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

Livros Me Mordam disse...

Me diverti com essa história de Ele e Ela. HUAHUAHUA.
E adorei a comparação com uma arara em extinção!
Beijocas
Ray

Nanda disse...

Ei San,

Este livro parece tão interessante e as resenhas tem um ar de mistério com a trama rs. Esta semana mesmo li uma resenha dele em outro blog, tbm com muitos elogios.

bjoo

Ѽ Michelle Ѽ disse...

Tem selinhos pra você lá no blog!!
Corre lá!

Bjusss
http://viciadospelaleitura.blogspot.com/

Antonielson Sousa disse...

OLá, adorei o blog...
estou te seguindo aqui...

Abraços,

Antonielson Sousa

Entre Fatos & Livros disse...

Hj eu acabei de ler esse livro!
Adorei! Durante a leitura, eu sentia q apesar de ser um romance, poderia ser real. Não tentou vender a ideia de pura utopia.

Ah, como é engraçado o livro tb! Enfim, maravilhoso!

BjoO
Pri
Entre fatos e Livros

EDER RIBEIRO disse...

San, eu vou estourar o cartão de crédito só com as suas indicações... rssssss. Bjos.

Juh Oliveto disse...

Nossa, fiquei SUPER curiosa com a sua resenha o.o
Acho que vou esperar o sorteio pra ver se tenho sorte de ler esse livro xD

Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~

skooblovers disse...

Adorei a resenha! Ahahaha. Este livro deve ser ótimo. Ainda mais se passando em um meio de transporte muito comum a todos: o metrô!

Bjaum ;)

JonatoGomez disse...

Estou doida pra ler esse livro, espero que eu ganhe a promoção!
Já li varias resenhas sobre ele e fico impressionada como as pessoas estão dando mais valor a autores brasileiros!
Ficou ótima a sua resenha, parabéns!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos