OLHOS DE FOGO - Helena Gomes e Kathia Brienza


Editora Escrita Fina. 176p.
Classificação: 

Sinopse: 
Em 1646, em pleno declínio da invasão holandesa ao Brasil, holandeses acuados invadem a vila de Tejucupapo, em Pernambuco, quando a maioria dos homens está fora, a trabalho. As mulheres de Tejucupapo arquitetam uma inteligente defesa (fato verídico). Mas, além disso, os habitantes do vilarejo ainda têm que se defender de um serial killer à solta. Fatos verídicos e ficção aliados num suspense emocionante.

Olhos de Fogo é um romance ambientado em 1946, quando o estado de Pernambuco encontra-se em guerra por conta da ocupação dos holandeses, mais precisamente no vilarejo de Tejucupapo, onde houve uma grande ocupação e uma incrível resistência dos habitantes, mais precisamente as mulheres. Essas mulheres ficaram conhecidas como “As Mulheres de Tejucupapo”.
O fundo histórico é real. História das nossas raízes e muitos episódios sobre os quais eu nem tinha idéia de que havia acontecido.

Mas vamos à história: 

Frans Kiurlings, um importante cientista holandês, está morando no Brasil há algum tempo, com seu filho Pim. Frans veio para catalogar e estudar as espécies da fauna e flora brasileiras. 
Por causa da guerra, Frans decide por se hospedar temporariamente na casa de seu amigo Venâncio, em Tejucupapo, onde o amigo lhe garantira segurança para si e para seu filho, uma vez que, naquela época, os holandeses não eram bem vindos em terras brasileiras.
Venâncio era um senhor de engenho muito poderoso no vilarejo e todos o admiravam e respeitavam muito, pois ele também protegia o lugar com sua milícia particular.

E então, no meio de tudo isso, temos Pim. Um adolescente que sofre de sonambulismo e é vigiado por Isabel, uma escrava que cuida dele desde os 4 anos de idade, quando sua mãe morreu. Pim não tem muito contato com o pai, uma vez que este sempre se mantém muito calado e atarefado com suas pesquisas, sem tempo para o filho. Assim, sua única companhia é Isabel mesmo.

Mas coisas estranhas acontecem com Pim: ele tem sonhos premonitórios. Ultimamente vinha sendo atormentado todas as noites por sonhos onde ele se via matando pessoas. Quando chegam a Tejucupapo, na madrugada do dia seguinte há um assassinato. A namorada do filho de Venâncio é encontrada morta às margens do rio, com os olhos queimados. A primeira pessoa a ser vista ao lado dela? Pim, que foi encontrado por Jussara, uma indiazinha esperta, da mesma idade que ele.
Apesar de não confiar em Pim pelo fato de ele ser holandês, Jussara sabe que não foi ele quem matou a moça. Assim, nunca mencionou a ninguém que o havia visto no local do crime naquela madrugada.

Todas as noites ele sai pela mata, com seu ataque de sonâmbulo, o que põe Isabel em verdadeiro desespero e a obriga a pedir ajuda a Beckett, um dos jagunços da milícia de Venâncio, de quem todo o vilarejo tem medo.

Pim continua com seus pesadelos premonitórios, outras pessoas continuam morrendo da mesma maneira – com os olhos queimados – e ele, com a ajuda de Jussara, resolve descobrir quem é o misterioso assassino.

A partir daí, Pim e Jussara entram num jogo perigoso de detetive, correndo perigos, sendo perseguidos e correndo vários riscos.
A cada assassinato, uma surpresa na descoberta da vítima. E o povo do vilarejo começa a se perguntar se as mortes não são obra da Anhangá, uma entidade que, segundo a lenda dos escravos, protege as matas e se vinga daqueles que perturbam a natureza.

Olhos de Fogo é um SUPER livro, recheado de suspense e ação, altamente recomendado pra quem gosta do gênero. E o que me deixa mais orgulhosa é que a história se passa em terras brasileiras, com escravos, índios e colonização. Sim, minha gente... o Brasil também pode ser cenário de grandes obras literárias e nossos autores sabem muito bem como fazer isso. Helena Gomes e Kathia Brienza estão de parabéns por esse excelente suspense!

Ficaram curiosos? Aguardem, porque vai ter sorteio desse livro no blog. :)

23 comentários

Paola Patricio disse...

Noooo o livro parece ser suuuper legal!!! Pela resenha já fiquei me roendo de curiosidade!!!

Ótima!!!

Beijos

Kate disse...

Admito q pela sua resenha parece q o livro naum é nada do q eu imaginei... tb só pelo título naum da para inferir muito... Parece ser bom sim, me deixou muito curiosa!!!
Bjos!!!

http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

Mariana Ribeiro disse...

Olá, San!! Adorei a sua resenha e fiquei bem curiosa a respeito deste livro. Já tinha ouvido falar sobre e achei a sinopse bem interessante.
Vou colocá-lo na minha lista rsrs;
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Bianca Wagner disse...

Muito boa a resenha (como sempre). Parabéns !

Olha, assim, se vc quiser esperar pra ter mais alguma coisa, por mim td bem. Claro, se nao for abuso :) Mas se não tá tudo bem *-*

Te adoro! Vou ler Wake ent.

Niii disse...

Sou doida p/ ler algum livro da Helena. Ela é super elogiada!

ótima review flor!

bjocas

Cardô Jairo disse...

Oxente,

Cadê o jardim?

\0/ abraços , meninaa..rs..

Bih Lima disse...

Achei mega interessante a historia!
Tipo, parece bem legal, mas é um pouco pesado.
Eu quero!

Carol Espilotro, disse...

A sinopse e as resenhas desse livro não me chamaram a atenção :s

Beijos, World of Carol Espilotro

Glaucea Vaccari disse...

Gostei da capa do livro =)
Parece ser interessante, mas não me chamou a atenção do tipo 'tenho que ler' ...
Bjo

Giovana Joris disse...

Oi, San!
Eu vi esse livro quando fui pedir parceria com a Escrita Fina, mas não o peguei exatamente por causa dessa coisa serial killer de ser. E sua resenha me provou mais ainda que eu teria pavor do livro. Haha. Mas a resenha está ótima! Parabéns!

Beijos

★★ GIZA ★★ disse...

OI AMIGA
QUE BOM QUE GOSTOU DO TEMPLATE NOVO, AQUELE ANTIGO TAVA ME DANDO MUITOS PROBLEMAS.
BEIJOS

Andréa disse...

Olá!!
Desculpa a demora em responder!!
Eu ainda to na página 100 de Apátrida, mas já chorei horrores shausha É muito triste!! Preciso de tempo para acabar logo!!

Bjaum!!!

Lidiane Andrade disse...

Não imagino um livro com tanto suspense como esse.. Eu quero ler ele muito *-* haha'

EDER RIBEIRO disse...

A tua resenha aguçou a minha curiosidade, principalmente pq eu gosto do gênero literário. Bjos.

Andrea disse...

Puxa, o livro parece ser mega interessante. Amo histórias que misturam ficção e realidade e a tua resenha faz o livro ser leitura obrigatória.

Bjos,
Andrea
http://literamandoliteraturando.blogspot.com/

Nanda disse...

Ei San,

Ótima resenha, eu já tinha visto a capa e imaginado outra coisa bem diferente. Gostei do livro.

bjo

Bruna M. Silva disse...

Não tinha ouvido falar desse livro ainda... mas a capa chama muito atenção.

Seguindo-a!

Beijos

Bruna in Wonderland
http://brunams1lva.blogspot.com

Entre Fatos & Livros disse...

Eu estou com esse livro na fila da leitura. Adoro o tema, parece realmente ser um livro super interessante!

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Nathália Risso disse...

Oie! Nossa, nunca tinha ouvido falar a respeito desse livro, mas parece ser excelente! Fiquei com vontade de ler, com certeza participarei da promoção!
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
Beijos, Nath
@brgnat
Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

Caah Oliveira disse...

Ai, esse livro parece ser perfeito, adorei sua resenha. Leio logo Crescendo que irá adorar, incluisive fiz a resenha;

Niii disse...

Quero o sorteio NOWWWWWW!

Daniel Savio disse...

Interessante o livro, principalmente pela parte histórica.

Fique com Deus, menina Sanzinha.
Um abraço.

RUDYNALVA disse...

"E o que me deixa mais orgulhosa é que a história se passa em terras brasileiras, com escravos, índios e colonização. Sim, minha gente... o Brasil também pode ser cenário de grandes obras literárias e nossos autores sabem muito bem como fazer isso."
E o que me deixa mais orgulhosa é que a história se passa em terras nordestinas, onde toda colonização européia começou.
Gostei demais do enredo do livro e da resenha muito bem feita.
cheirinhos
Rudy

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos