De Tudo Um Pouco - Devaneios da Gih #9


Ai como é bom estar de volta!


Hoje vou tratar de um assunto que sempre me fascinou e que quero compartilhar com vocês: História! Ai Gih, mas que coisa chata! rs’  Não é tanto assim, garanto que vocês vão gostar!


A época que eu escolhi retratar por aqui hoje foi uma década cheia de acontecimentos fantásticos que nos influenciam até hoje.

Os anos 50! Uma década cheia de glamour e muita coisa pra contar.


Vamos começar com o ano de 1950:

No dia 10 de dezembro, o escritor norte-americano William Faulkner recebeu o Prêmio Nobel de literatura por sua obra. Entre elas, destacam-se "O Som e a Fúria" (1929) e "Absalão, Absalão!" (1936).


Sinopse: O Som e a Fúria narra a agonia de uma família da velha aristocracia sulista, os Compson, entre os dias 2 de julho de 1910 e 8 de abril de 1928.


Sinopse: A tragédia dos Sutpen pela perspectiva de três personagens diferentes e contraditórios; trama complexa sobre degenerescência física e moral e o problema da mistura de raças.

1951 

O livro "O Apanhador no Campo de Centeio", primeiro romance do norte-americano J.D. Salinger, foi o grande sucesso do ano entre os adolescentes dos EUA.




Sinopse: Um garoto americano de 16 anos relata com suas próprias palavras as experiências que ele atravessa durante os tempos de escola e depois. Revela o que se passa em sua cabeça. O que será que um adolescente pensa sobre seus pais, professores e amigos?

Nesse ano, Marlon Brando se tornou um astro graças ao filme "Um Bonde Chamado Desejo". A partir daí, a camiseta branca usada pelo ator se tornou popular entre os jovens.


Sinopse: Blanche DuBois (Vivien Leigh) muda-se para a casa de sua irmã Stella (Kim Hunter) e o cunhado Stanley (Marlon Brando). É uma mulher frágil, e que possui um passado de sofrimentos, que oculta sob histórias fantasiosas sobre um homem que a ama. A convivência com o cunhado Stanley a abala moral e espiritualmente, fazendo com que ela tenha um ataque e nervos. Stanley, um homem rude, que não respeita nem mesmo a esposa, a julga ser uma mentirosa. Ele descobre que ela não deixou o trabalho como professora por causa da doença de nervos, e sim porque se envolveu com um rapaz de 17 anos, fazendo com que seu marido se suicidasse, e passa a atormenta-la por causa disso. Um dos amigos de Stanley, Mitch (Karl Malden) se interessa por Blanche, e Stanley lhe conta a verdade sobre a cunhada, fazendo com que ele se afaste.

1952

Gene Kelly dançou a canção-título do filme "Cantando na Chuva".


Sinopse: Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada. 

Estreou em Nova York, em 23 de outubro, o filme "Luzes da Ribalta", de Charles Chaplin.


Sinopse: Calvero (Charles Chaplin) é um velho comediante frustrado por ter feito sucesso no passado no vaudeville music hall e ter caido no esquecimento logo depois, esse fato o deixou perto de virar um alcoólatra. Tudo muda quando ao voltar para a pensão onde vive sente cheiro de gás vindo de um dos quartos, ele arromba a porta e encontra uma jovem inconsciente. Calvero chama um médico e os dois levam a jovem para seu apartamento,dois andares acima. Quando a jovem Theresa (Claire Bloom) desperta, calvero lhe pergunta qual o motivo da tentativa de suicídio, ela conta que sonhava em ser uma grande bailarina mas suas pernas estão paralisadas. Calvero então, promete ajudá-la mas quem acaba recebendo ajuda é ele.

1953

Nesse ano, Marilyn Monroe se tornou uma diva do cinema com o filme "Os Homens Preferem as Loiras".


Sinopse: Lorelei (Marilyn Monroe) e Dorothy (Jane Russell) são duas belas dançarinas que embarcam em um cruzeiro rumo à Paris, bancado pelo noivo de Lorelei. Porém, seu sogro contrata um detetive particular para tentar confirmar sua desconfiança de infidelidade da moça, criando muitas e muitas confusões.

O filme "A Um Passo da Eternidade", com Burt Lancaster e Deborah Kerr causou escândalo e sua exibição quase foi proibida por causa do célebre beijo da praia entre os dois atores.


Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o recruta Prewitt (Montgomery Clift) é obrigado a lutar boxe pela sua companhia do exército. Só que Prewitt não luta mais, e acaba sofrendo repressão pelos outros soldados com isso. Quem tenta ajudá-lo é o sargento Warden (Burt Lancaster), só que este também já tem problemas suficientes ao se envolver com a mulher de seu superior, a linda Karen Holmes (Deborah Kerr). A vida de todos os personagens é alterada logo após o cruel ataque de Pearl Harbor pelos japoneses. Vencedor de 8 Oscar, incluindo Filme e Diretor.

1954

Ernest Hemingway ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 10 de dezembro. Entre suas obras, destacam-se "Adeus às Armas" (1929), "Por Quem os Sinos Dobram" (1940) e "O Velho e o Mar" (1952), que lhe rendeu, em 1953, o Prêmio Pulitzer.


Sinopse: Hemingway narra mais uma vez sua própria história em uma mistura entre ficção e experiência, contando os horrores da Primeira Guerra de um jovem americano que se alista pelo exército italiano. Seduzido por uma enfermeira, ele passa a transitar no universo cru e violento da guerra e na tentativa de fugir do restante do mundo nos braços de sua namorada. A tensão dos dois mundo vai em um crescente do início ao final, gerando um dos mais belos romances da chamada "geração perdida" do entre guerras.


Sinopse: Esta comovente história, cujo pano de fundo é a Guerra Civil Espanhola, narra três dias na vida de um americano que se ligara à causa da legalidade na Espanha. Hemingway conseguiu que seus leitores sentissem que o ocorrido no país ibérico em 1937 era apenas um aspecto da crise do mundo moderno. 


Sinopse: Essa é a história de um homem que convive com a solidão do alto-mar, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e sua inabalável confiança na vida. Esse é o fio do enredo - fio tenso como o que prende na ponta da linha o grande peixe que acaba de ser pescado - com o qual Hemingway arma uma das mais belas obras da literatura contemporânea. Há 84 dias que Santiago, um velho pescador, não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um azarento da pior espécie. Mas Santiago possui têmpera de aço, acredita em si mesmo, e parte sozinho para o mar alto, munido da certeza de que, desta vez, será bem- sucedido no seu trabalho.

1955

Estreou o filme "Juventude Transviada", com James Dean, que se tornou o símbolo de rebeldia dos anos 50.


Sinopse: Jim Stark (James Dean) é um bom rapaz, mas que acabou tomando rumo errado na vida sem motivo aparente - o que justifica o termo "rebelde sem causa" do título original. Seus pais sempre mudam-se de cidade para encobrir as besteiras que seu filho faz, porém Jim os confronta quando percebe que fez algo realmente sério desta vez. Em contraponto, acaba se apaixonando pela linda Judy (Natalie Wood), namorada do principal envolvido no caso errado de Jim.

1957

Albert Camus recebe o Prêmio Nobel de literatura no dia 10 de dezembro. Entre suas obras, destacam-se "O Estrangeiro" (1942) e a peça "Calígula" (1948).


Sinopse: "O Estrangeiro", tão popular porque, à parte ser a seca narrativa das desventuras de Meursault, condenado à morte por matar um árabe a troco de nada, é também a narrativa das desventuras de um homem do século XX. Uma autobiografia de todo mundo. Mersault leva uma vida banal; recebe, indiferentemente, a notícia da morte da mãe; comete o crime; é preso; julgado; tudo gratuito, sem sentido, apenas mais um homem arrastado pela correnteza da vida e da História.

O livro "Na Estrada", de Jack Kerouac, faz sucesso e marcou a chamada geração beat. Os beatniks falavam no ritmo e na linguagem do jazz e detestavam a obsessão da classe média por objetos e pela harmonia. Os poetas Allen Ginsberg e Lawrence Ferlinghetti foram alguns dos representantes dessa tendência.


Sinopse: Sal Paradise é o narrador de On the road - pé na estrada (Na Estrada). Ele vive com sua tia em New Jersey, Estados Unidos, enquanto tenta escrever um livro. Ele é inteligente, carismático e tem muitos amigos. Até que em Nova York ele conhece um charmoso e alucinante andarilho de Denver de personalidade magnética chamado Dean Moriarty. Dean é cinco anos mais novo que Sal, mas compartilha o seu amor por literatura e jazz, e a ânsia de correr o mundo. Tornam-se amigos e, juntos, atravessam os Estados Unidos, deparando-se com os mais variados tipos de pessoas, numa jornada que é tanto uma viagem pelo interior de um país quanto uma viagem de auto-conhecimento de uma geração assim como dos personagens.

(O movimento dos beatniks foram os precursores dos hippies que começaram a aparecer na década de 60).
 
1958

Em 31 de outubro, o escritor Bóris Pasternak recusou o Prêmio Nobel de literatura. Existiram rumores de que ele tenha sido pressionado pelo governo soviético, já que seu romance "Doutor Jivago", centrado na Revolução Russa, critica os ideais soviéticos.



Sinopse: Retomando a tradição dos romances de Tolstoi e Dostoievski através da história do médico e poeta Iúri Jivago, o autor recriou parte da história moderna da Rússia focalizando seu povo. Nascido no regime czarista, criado durante a Primeira Guerra Mundial, incapaz de controlar seu destino durante a revolução e da guerra civil entre o exército branco e o vermelho, Jivago firmou-se como um dos grandes heróis trágicos da literatura russa.

Acho que, infelizmente, não se fazem coisas como antigamente (não em todos os casos, mas numa boa maioria). O que me fascina nos Anos 50 é a variedade de assuntos que eram considerados tabus e que hoje são normais porque alguém, naquela época, teve coragem de chocar o mundo e ser diferente!

Espero que tenham gostado do post!
Vejo vocês quinta que vem!! Beijos da Gih
http://kastmaker.blogspot.com


4 comentários

Raphaela disse...

Meninas,

eu adorei a nova sessão no blog, super legal.

Quando eu vi a capa de Dançando na Chuva, eu lembrei de um gibizinho do Cascão, onde ele está com o uarda chuva se preotegendo, hdushdushds muito lindo!

E esse A Um Passo da Eternidade deve ter dado um escandalo mesmo, e hoje em dia evmos coisas piore por ai ¬¬

Beijokas:*

Raphaela
Equalize da Leitura
@EqualizeLeitura

Adriana Brazil disse...

Oi meninas!
Muito legal a coluna, mas certamente sou feliz por ter nascido nos anos 80, não queria ter nascido nessa época não, tudo é estranho demais =D
bjs
Dri

Kellen Baesso disse...

Post incrível!!!
Adorei, eu amo história também.
Tão bom poder conhecer e saber o que ocorreu sem que pudéssemos vivenciar.
Adorei mesmo.
Beijos

Luciana Mara disse...

Ei Gih!

Parabéns pelo post! Que bela pesquisa dos anos 50! Ficou ótimo ^^

Vou ter que ler um livro do Ernest Hemingway para o DL mês que vem.
Vai ser um dos que você citou.

Bjins

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos