HERESIA - S. J. Parris


Título Original: Heresy
Editora: Arqueiro
Autora: S. J. Parris
Número de páginas: 360
Classificação: 
Coleção
Livro 1 




“Em Oxford, ninguém é o que parece”

Inglaterra, 1583.

Em pleno período da Reforma Protestante, o país se encontra numa verdadeira confusão, com a perseguição entre católicos e protestantes e as inúmeras conspirações em todo o canto para derrubar a rainha Elizabeth, que é protestante. Muitos dos seus súditos estão insatisfeitos com o governo e querem o retorno do país à religião católica.

E aí temos Giordano Bruno, um monge italiano exilado e excomungado cuja paixão pelo saber o levou a ser acusado de heresia.
Perseguido pela Inquisição, ele deixa Nápoles e segue para o Norte, vivendo como fugitivo e em condições precárias

Anos depois, construiu uma boa reputação como um grande filósofo na corte francesa e se tornou confidente de reis e nobres. É nesse período conturbado que Bruno chega a Londres, onde há temores de conspirações papistas e os suspeitos de traição são torturados e mortos.

Sir Francis Walsingham, ministro de Estado da rainha Elizabeth, pede a Bruno que aproveite a visita a Oxford para tentar descobrir quem são os rebeldes católicos. Bruno aceita, mas o que ele quer mesmo é encontrar uma obra proibida: o 15º livro de Hermes Trimegisto, um sumo sacerdote do antigo Egito que alegava ter compreendido a mente divina. O manuscrito supostamente revelaria segredos poderosos a ponto de levar a Igreja Católica à ruína.

Então, Bruno e Walsingham chegam a Oxford. Oficialmente, Bruno está lá para participar de um debate sobre as teorias de Copérnico, mas ele também deve se infiltrar, sigilosamente, na rede clandestina dos católicos e descobrir o que puder sobre conspirações contra a rainha. Porém, suas intenções e sua missão ficam em segundo plano quando um dos membros mais antigos de Oxford é brutalmente assassinado.

Enquanto Bruno tenta desvendar o crime, outro homem é morto e então ele se vê envolvido numa sinistra perseguição. Todas as vítimas têm a mesma morte que os antigos mártires e tudo leva a crer que os crimes estão ligados e que têm sido realizados em nome da religião. Mas, afinal, de qual religião?

Em busca de pistas, Bruno percorre os labirintos da universidade de Oxford, visita tabernas estranhas e misteriosas livrarias pela cidade, chegando a lugares que ele desconhecia e descobrindo coisas que poderiam ameaçar a estabilidade da Inglaterra, que já não estava lá muito bem.

Envolvido em uma rede de intrigas e traição, ele percebe que às vezes nem mesmo os mais sábios conseguem discernir a verdade da heresia. Alguns, no entanto, estão dispostos a matar para defender suas crenças.

Baseado em fatos reais da vida de Giordano Bruno, Heresia exigiu uma pesquisa minuciosa da autora, que investigou a fundo a tragetória do monge e o contexto político e religioso da época em que ele viveu. O resultado é um suspense histórico repleto de reviravoltas surpreendentes.

Eu, como gosto muito de História e adoro livros ligados a esse assunto, fiquei deslumbrada com o desenrolar da trama, ainda mais sabendo que foi baseada em fatos reais. No começo a gente até acha o livro meio parado e cansativo, mas isso só acontece nos primeiros capítulos. Logo depois as coisas começam a acontecer e fica difícil a gente parar de ler, porque quer saber o que acontecerá a seguir. Eu fui cativada pelo Bruno, obviamente... rsrs. E sei que muitas leitoras serão também.
E o melhor é que Heresia é o primeiro livro de uma série. O segundo livro, Profecia, já foi lançando lá fora, mas ainda não tem data prevista de lançamento aqui. E pelo que sei, ainda haverá mais livros. Não posso deixar de destacar a capa do livro, que é mais bonita do que a capa original. A Editora Arqueiro está de parabéns! Espero poder ler os outros títulos em breve.

Enfim, Heresia é um livro recomendadíssimo!

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos