QUASE MORTOS - Rook Hastings


Título original: Nearly Departed
Editora: Pandorga
Autora: Rook Hastings
Páginas: 238
Classificação:

Sinopse: Woodsville não é como as outras cidades. Lá a noite cai um pouco mais cedo, as sombras são mais escuras e mais densas, e todas as pessoas sabem que é um lugar onde coisas estranhas acontecem. Mesmo que elas não admitam isso. Bethan preferia estar em qualquer outro lugar, menos ali. Jay tinha suas teorias, mas ainda não estava pronto para compartilhá-las. Hashim via mais do que dizia, enquanto os demônios de Kelly eram mais de carne e osso mesmo. Mas o medo de Emily tirou-os da negação e fê-los ficar cara a cara com o sobrenatural. Em todos os outros lugares, as noites de sexta-feira eram noites de sair para namorar. Mas não em Woodsville.

“Tenho que chegar em casa” – Carter ouviu em sua cabeça.(...) Mas, no momento em que ele colocou Billy de volta na coleira e virou-se na direção do bairro, uma última dúvida atormentou sua mente: aquela voz, aquela que havia dito que precisava voltar para casa. Ela não pertencia a Carter”.

Quase Mortos é o primeiro livro de uma série e tenho que dizer que me surpreendeu bastante. Geralmente, os livros YA que costumamos a ler são sobrenaturais e trazem um romance em seu enredo. Neste nós não temos romance, mas nem por isso o livro deixa de ser bom. É daqueles que a gente começa a ler por mera curiosidade e, quando se dá conta, não consegue mais parar até chegar à última página, fechando o livro e soltando um grande “CARAMBA!”. Foi o que aconteceu comigo.

O livro em duas palavras: tenso e sombrio.
Já comecei com um medinho logo nas primeiras páginas, onde encontra-se o trecho em destaque aí em cima.

Woodsville – mais conhecida como Weirdsville (Weird, em inglês, é ‘esquisito’) – é uma cidade onde a noite chega mais cedo e, com ela, um clima pesado e sobrenatural, quase que palpável, que todos sentem. Ninguém gosta muito de andar pelas ruas da cidade quando escurece.

“Quando escurecia, Woodsville não era um dos lugares mais agradáveis pra se ficar”.

Mas o mal não para por aí: Woodsville é uma cidade totalmente abandonada, velha, com seus prédios e mais prédios iguais e cinzentos, o que lhe confere um ar ainda muito mais sombrio. E também a marginalização, a violência e a taxa de mortandade têm seus índices muito acima de média de qualquer outra cidade (há um motivo pra isso).

A história começa numa aula de literatura, onde o Sr. Bacon tenta, sem sucesso, falar sobre Hamlet. A classe não lhe dá a menor bola, até que ele diz que a história é sobre fantasmas. Isso chamou a atenção dos alunos, que começaram a fazer várias perguntas, dispersando-se do assunto principal. Quando o Sr. Bacon achava que a aula não poderia ficar pior, ele teve uma surpresa: Emily Night, a mais frágil, quieta e desprezada das garotas da sala, levanta a mão e diz que já viu um fantasma. E então a confusão se instaura.
Sem poder mais colocar ordem na sala, Sr. Bacon decide exigir um projeto em grupo e, para esse grupo, ele escolhe justamente os alunos que não poderiam ter menos afinidades entre si:

Jay  é o garoto que sabe de tudo, super inteligente, apaixonado por ciência e a quem todos recorrem para comprar trabalhos de escola. Estuda ufologia, fenômenos paranormais e coisas do tipo.

Bethan não tem amigo nenhum,  é quieta no seu canto e tudo o que ela quer é conseguir boas notas para se formar na escola e sair daquela cidade tenebrosa que lhe causava arrepios.

Emily  é a garota de cuja existência ninguém nunca se lembrava. Sempre sozinha, ficava no seu canto sem abrir a boca pra dizer uma única palavra.

Kelly  é a garota popular e mais temida da escola. Com seu jeito grosseiro e cruel, ganha o respeito dos alunos infringindo-lhes medo. Ofende todo mundo e não liga pra ninguém. Mas é a paixão de Jay.

Hashim é o garoto popular e bonitinho, desejado por todas, que respira futebol. É um ótimo jogador e nunca perde uma partida, e se alguém precisar de ajuda para roubar algo da escola ou prejudicar os professores, pode contar com ele! 

Cinco adolescentes que se detestavam.
Sem muita alternativa, eles seguem para fazer o trabalho na casa de Bethan. Lá, a conversa sobre Emily ter visto um fantasma vem à tona e Jay começa a interrogá-la sobre tudo o que aconteceu. No fim das contas, todos combinam de ir à casa de Emily na próxima sexta-feira a noite para “caçar” o fantasma.

“Em toda a cidade, pessoas normais e comuns faziam suas atividades normais e comuns, assim como Jay, Kelly, Emily, Bethan e Hashim. Mas muito em breve, quatro desses cinco alunos estariam rememorando eventos recentes e lutando para compreender tudo aquilo. E quanto ao quinto aluno? O quinto estaria morto”

Ao se reunirem para desvendar o que acontecia na casa de Emily, os cinco se meteram num mundo sobrenatural do qual não poderiam mais sair, o que acaba por uni-los e torná-los inseparáveis amigos.

Eu não posso falar mais sobre o livro ou acabarei com todo o mistério, mas tenho que dizer que, durante toda a leitura – desde as primeiras páginas – havia uma tensão perturbadora na história e eu ficava com aquela inquietação constante. Não porque seja cheia de fantasmas ou criaturas estranhas, mas porque o suspense é tão bem elaborado e bem amarrado ao sobrenatural, que, muitas vezes, eu me peguei prendendo a respiração, por medo do que viria a seguir. E isso não é uma coisa ruim no livro, é a melhor parte dele! É realmente uma história que nos prende e nos causa arrepios!

Sinceramente, mal posso esperar para ler a sequência e espero que esta venha logo, pois estou muito ansiosa. Por isso, se vocês tiverem a chance, leiam! Garanto que não vão se arrepender.

Recomendadíssimo!

3 comentários

A Leitora disse...

Super quero ler este livro, sombrio? tudo que eu gosto, faz tempo que não pego um livro assim!!
Adorei sua Resenha!!!
Beijos
Brih
Meu Livro Rosa Pink

Little Júlia disse...

Esse livro parece ser tão legal que quase não consegui parar para comentar essa resenha perfeita que você fez! Adorei mesmo, suas palavras na descrição do livro, a historia que parece conter. Achei o titulo tão foda. Espero que seja bom mesmo *-*


Beijos, Julia
Tijolinha, Books & Fanfics

PS.: Está acontecendo um sorteio no meu blog valendo dois kits com 9 marcadores cada um. Se quiser dar uma olhada, clique aqui. A promoção vale só até o dia 26

Little Júlia disse...

Esse livro parece ser tão legal que quase não consegui parar para comentar essa resenha perfeita que você fez! Adorei mesmo, suas palavras na descrição do livro, a historia que parece conter. Achei o titulo tão foda. Espero que seja bom mesmo *-*


Beijos, Julia
Tijolinha, Books & Fanfics

PS.: Está acontecendo um sorteio no meu blog valendo dois kits com 9 marcadores cada um. Se quiser dar uma olhada, clique aqui. A promoção vale só até o dia 26

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos