A TRAIÇÃO - Christopher Reich


Título Original: Rules of Betrayal
Editora: Arqueiro
Autor: Christopher Reich
Número de páginas: 304
Classificação: 
Série - Livro 3
Livros anteriores: A Farsa 
                                      A Vingança


“O truque é acreditar nas suas mentiras,

 independente do que eles façam com você” (p.43)


A Traição dá sequência à trama de A Farsa e A Vingança, de Christopher Reich, que, por acaso, eu não li. Por esse motivo, achei que eu ficaria meio perdida nos acontecimentos, mas não foi o que ocorreu. Graças a alguns flashbacks e breves explicações sobre o que houve no passado, mesmo sem ter lido os livros anteriores eu pude acompanhar bem a história.  

Então, já aviso que esta resenha pode conter spoilers de A Farsa e A Vingança.

Bem, algum tempo atrás, o Dr. Jonathan Ransom teve sua vida transformada num caos: depois de 8 anos de casado, ele descobriu que sua esposa – que até então era a doce e dedicada enfermeira Emma – era uma agente dupla que trabalhava para a FSB russa e para a Divisão – uma agência ultrassecreta dos Estados Unidos – ao mesmo tempo.

Por duas vezes, seu amor o arrastou para várias situações de risco e ele se viu correndo perigo em meio a terroristas, assassinos e perigosos agentes internacionais.  Isso foi mais do que o que ele podia suportar e, cansado de tantas mentiras e riscos, Jonathan apesar de amar Emma, se desliga da ONG Médicos Sem Fronteiras e segue sozinho para o Afeganistão. Lá, quase sem nenhum recurso e refugiado em uma aldeia, ele se dedica a fazer o bem e cuidar dos que necessitam de sua ajuda em um pequeno e precário consultório improvisado, onde atende o povo carente que vive naquela região. Porém, o que ele não sabia, é que a espionagem internacional  é um jogo do qual dificilmente alguém sai...

Enquanto trabalhava numa cirurgia restauradora no rosto de uma menina, seu consultório é invadido por Sultan Haq, um terrorista perigosíssimo, que exige que Jonathan vá curar seu pai, Abdul. Sem alternativa, Jonathan e seu assistente Hamid seguem com Haq até o lugar onde fica o esconderijo dos terroristas.

Depois de fazer o que lhe foi pedido e ajudar o pai de Haq, as coisas saem do controle, uma situação inesperada acontece e Jonathan se vê lutando para salvar a própria vida novamente. E então ele descobre: mais uma vez fora usado e manipulado como um peão num jogo de xadrez.

Passada toda confusão, Jonathan é levado até o chefe da Divisão, Frank Connor, que lhe explica o que houve no Afeganistão e lhe dá más notícias sobre Emma: durante uma missão, ela fora capturada por um dos homens mais cruéis do mundo e agora é refém de Balfour, um inescrupuloso traficante de armas que pretende usá-la para recuperar um míssil nuclear que é 15 vezes mais potente que a bomba de Hiroshima.

A missão de Jonathan é resgatar Emma  e impedir que a bomba nuclear caia em mãos erradas. Assim, ele parte para outro lugar, para ter o treinamento necessário e tornar-se um agente de verdade, aprendendo sua primeira lição:

Nesse jogo, a traição é a única regra.

Acho muito interessante o fato de podermos acompanhar a mudança na personalidade de Jonathan. O médico filantropo que estava cansado de ser enganado e que fugiu pra longe para fazer o bem deu lugar a um homem mais forte e confiante, que se tornou um agente astuto e muito competente.

O livro é recheado de ação e minha imaginação foi tão longe que eu até senti que estava assistindo a um filme. E o final, apesar de meio previsível, não torna o livro menos interessante. Certamente ele não será o último da série. Os leitores que gostam de histórias de ação e espionagem, e mesmo os que já acompanham a história desde A Farsa, não podem deixar de ler A Traição.

Recomendo!

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos