De Tudo Um Pouco - Devaneios da Gih #31

De Olho nos Clássicos: As Viagens de Gulliver
Jonathan Swift



Todos já devem ter ouvido falar sobre As Viagens de Gulliver. Como história infantil, sátira política, relato de viagem, desenho animado, séries de TV ou até filmes.

A obra de Swift foi adaptada de diversas formas diferentes mais ainda mantém sua presença na galeria das grandes obras da literatura inglesa.


A narrativa é sobre as aventuras que Lemuel Gulliver participa no exterior. Numa viagem maravilhosa ele visita Liliput, Brobdignag, segue pelas ilhas mais enigmáticas de Laputa, Balnibarbi, Glubbdubdrib e Japão, seguindo pela terra dos Houyhnhms e dos Yahoos.

Todos esses lugares visitados por Gulliver nada mais são do que uma prova do brilhantismo de Swift que criou terras nos espaços em branco dos mapas do século XVIII. A narrativa sobre as viagens são tão precisas que é possível confundir o fantástico com o real.


Gulliver é nosso guia nessa empreitada. Sua confiança cega na superioridade inglesa vai sendo eclipsada pelas coisas que ele aprende e vivencia com os personagens que vão surgindo no decorrer da história, alguns minúsculos, outros imensos, desorientados, selvagens...

Uma obra inteligente que pode ter perdido um pouco da sátira política inicial com que foi escrita, mas que mantém a ideia original e nos transporta para outros mundos.

Fonte de Pesquisa: 1001 livros para ler antes de morrer.


Até a próxima...
...Beijos da Gih!

2 comentários

Kellen Baesso disse...

Gih, adorei mais uma vez o post. E mais uma vez este é um livro que tenho curiosidade para ler.
Beijos!

Fefa Rodrigues disse...

Ahhhhh tenho tanta dificuldade em encontrar os clássicos para ler...

Tomara que um dia eu seja a responsável pela Biblioteca desta cidade, dai sim, farei uma revolução naquele lugar!!!:o/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos