De Tudo Um Pouco - Devaneios da Gih #36

De Olho nos Clássicos: Pamela.
Samuel Richardson

Hoje, comemorando o Dia Internacional da Mulher, trago para vocês um clássico que fala justamente sobre isso, o poder feminino, mesmo que num tempo distante e tratado de forma diversa.


Pamela é um livro de 1742 que trouxe muita controvérsia entre seus leitores por interpretarem a história da doce e virtuosa Pamela de formas diferentes.

O romance consiste em cartas escritas pela bela Pamela Andrews, uma jovem de 15 anos, criada de um homem muito rico, o Sr. B-.

Sendo ela tão linda o Sr. B- fazia de tudo para tê-la como amante, mas a moça sempre resistia, pois fora criada de forma rigorosa e sua virtude era tudo o que possuía e prezava.

Já que fracassa ao tentar seduzi-la o Sr. B- se casa com Pamela, pondo assim um ponto final nas discussões. Mas como uma simples criada poderia ser aceita pela alta sociedade?

É nesse ponto que entramos em contato com o poder da jovem que através de sua inteligência e sua linguagem se defende das pessoas à sua volta que não aceitam sua nova posição social.


As discussões sobre o livro ocorreram, como eu havia dito, devido às diferentes interpretações. Alguns diziam que a obra era um manual da conduta virtuosa e que Pamela era uma heroína de seu tempo por se manter fiel às suas convicções. Porém existiam os que acreditavam que o romance não passava de pornografia disfarçada, argumentando que a protagonista usa de sua sexualidade para conseguir o que queria.

De uma forma ou de outra Pamela se torna um livro fascinante que mesmo levantando discussões merece ser lido e avaliado.

Fonte de Pesquisa: 1001 Livros para Ler Antes de Morrer



Beijos da Gih...
...E até a próxima!

4 comentários

Danzinha disse...

Nossa, juro que não conhecia o livro, mas ele parece ser bem interessante vou procurar mais sobre ele com certeza.

Beijos

Amigas entre Livros

Kellen Baesso disse...

Adorei, Gih!
Também não conhecia o livro.
Parabéns pelo post.
;)

Anônimo disse...

Não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa com a história, já que gosto de clássicos. *-*
Vou dar uma olhada no livro no Skoob.
Aliás, tem um desafio de clássicos lá no blog, se quiser participar... ^^
Beijocas

Meu Reino disse...

Oi Gih!
Super interessante esse clássico,não conhecia,mas fiquei super a fim de ler!
Valeu pela dica!

Beijos!
by Carla

www.blogmeureino.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos