De Tudo Um Pouco - Devaneios da Gih (A Moreninha)

De Olho Nos Clássicos
A Moreninha
Joaquim Manoel de Macedo


Sinopse: Como se manter fiel ao juramento de amor feito no passado, diante de uma nova e ardorosa paixão? É o que se pergunta Augusto ao conhecer Carolina, a Moreninha. Esta divertida história de amor retrata com perspicácia a sociedade do Rio de Janeiro do Segundo Reinado.

(skoob)

Joaquim Manoel de Macedo publicou A Moreninha, seu primeiro livro, aos 24, depois de se formar em medicina. Esse foi o primeiro livro brasileiro a fazer sucesso nacionalmente. Essa obra representa a entrada do Romantismo na ficção brasileira.

O livro relata a história de Augusto, um jovem que não acredita no amor, mas num fim de semana passado em companhia do amigo Filipe, encontra-se apaixonado por Carolina, prima do amigo. Mas "amaldiçoado" pelo pai moribundo, Augusto acredita não ser capaz de amar.

Macedo escreveu mais 17 romances, mas nenhum fez tanto sucesso quanto esse. Formado em medicina ele nunca exerceu a profissão de médico, foi político, professor de história e se tornou preceptor dos filhos da princesa Isabel.

(fonte: 1001 livros para ler antes de morrer)

Apesar de conhecer o livro de nome, nunca o li, nem nunca entendi muito bem seu enredo, mas depois de conhecer um pouquinho mais, fiquei com muita vontade de apreciar esse clássico...

Beijos da Gih...
...e até a próxima!

Um comentário

Camila Araújo disse...

A Moreninha é fofo!
Eu adoro! É meu clássico nacional preferido! *-*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos