Os feiticeiros da tempestade - Philippa Gregory

Título original: Stormbringers
Autora: Philippa Gregory
Editora: Galera Record
Série: Ordem da Escuridão - livro 2
Gênero: Ficção Histórica
Páginas: 303


"- Seu irmão está aqui? - Perguntou Freize, olhando em volta. Tem um irmão mais velho? Alguém que cuida de você?Ela balançou a cabeça.- Não, agora ele está morto. Contraiu febre e morreu uma noite...- Que tipo de febre? - perguntou, desconfiado...- Não sei. Não importa, não me aflijo, pois verei meu irmão de novo, quando ele ascender dos mortos. Johann disse que ele nos encontrará na Terra Prometida, onde os mortos ressuscitam e os maus ardem no fogo.."



Luca Vero, seu servente Freize e seu copista, irmão Peter, continuam viajando pela Europa investigando sinais em busca do fim dos tempos. Acompanhados por Lady Isolde e sua serva e amiga Ishraq, eles chegam a Piccolo, uma pequena aldeia na Itália, à beira de um porto, para descansar por alguns dias e esperar por novas instruções da Ordem da Escuridão.
Quando estavam prontos para partir no dia seguinte, chegam à aldeia milhares de crianças entre 5 e 15 anos, todos descalços, famintos, liderados por um jovem rapaz a quem chamam de Johann, o Bom.
Ele é um garoto humilde, calado, que só tem palavras para falar de Deus e de sua missão. Ele conta que não passa de um simples pastor de cabras que ouviu a voz de Deus várias vezes e tudo o que fez foi seguir Sua vontade e Suas orientações, e que nunca recrutou criança nenhuma para segui-lo, elas simplesmente decidiram por si só.
Ao conversar com Johann e vê-lo pregar, tanto Luca quanto irmão Peter – e todos da aldeia – estão convencidos de que ele realmente foi escolhido por Deus para liderar aquelas crianças até Jerusalém, onde o dia do juízo aconteceria e todos iriam rever seus parentes perdidos e amados. Fora isso, ele também fala coisas da vida de Luca, Isolde e Ishraq sem que eles jamais tenham contado nada a ele, e os emociona tanto – inclusive Freize e irmão Peter – que todos decidem seguir Johann em sua peregrinação até Jerusalém para verem do que mais ele é capaz e o que realmente está para acontecer.
Mas há mais uma coisa que Johann lhes garante: que Deus prometeu que barco nenhum irá levá-los. Assim como no Êxodo, quando o mar se abriu para que o povo de Israel passasse para fugir do Egito, o mar também se abrirá para que Johann e seus peregrinos passem e cheguem até Jerusalém com os pés secos.
Apesar de estar completamente convencido de que o rapaz foi enviado por Deus, Luca simplesmente não consegue acreditar que isso irá de fato acontecer.
Será que o mar realmente vai se abrir para que os peregrinos cheguem a Jerusalém?
Este é o segundo livro da série Ordem da Escuridão. Já li o primeiro, O Substituto, e dei 3 estrelas, porque a história era boa, mas faltou algo ali que me ganhasse. Foi por isso que decidi dar mais uma chance e ler o livro seguinte, pois sei que às vezes os primeiros livros de uma série/trilogia não são tão bons, mas que a história fica melhor nos demais.
Já este livro foi um pouco melhor. Tem mais ação, mais elementos históricos e um desenvolvimento bem maior dos personagens.
Freize, por exemplo, não era nem de longe um personagem relevante pra mim no primeiro livro. No entanto, neste segundo, nós descobrimos muito mais a respeito dele e fiquei surpresa ao perceber que mudei de opinião e do quanto gosto dele agora. Ele é hilário, me arrancou algumas gargalhadas em várias ocasiões, e também é muito amoroso, doce e leal.
Luca também melhora. Nós ficamos sabendo um pouco mais sobre seu passado e o que aconteceu a seus pais, e o que o levou a viver num monastério e entrar para a Ordem. Também percebemos o quanto sua mente e seu coração estão confusos, pois ele realmente gosta de Isolde e já não tem mais certeza de que quer mesmo se tornar um monge.
Ishraq ganha um espaço maior na história e nos mostra mais de si mesma, de suas crenças e de sua força.
E Isolde, apesar de doce e gentil, continua muito inocente e isso acaba causando um grande atrito entre ela e Ishraq.
Para os padrões de 1453, Philippa Gregory fez um ótimo trabalho. Mas infelizmente ainda falta algo. Apesar de este segundo livro ter mais ação, a narrativa ainda é lenta e traz muitos detalhes desnecessários. Eu, que geralmente não levo mais que 3 ou 4 dias pra ler um livro, levei 2 semanas para terminar este.

A história retrata muito bem a ignorância das pessoas e os absurdos nos quais elas acreditavam na época e os personagens são bem coerentes com todo esse cenário, mas ainda continua faltando alguma coisa ali pra história me ganhar. 
No entanto, acredito que os ávidos fãs de ficção histórica irão gostar muito da série. 



Livro anterior: 

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos