Belgravia - Julian Fellowes

Título original: Belgravia
Autor: Julian Fellowes
Editora: Intrínseca
Páginas: 368


"A ambição, a inveja, a raiva, a avareza, a bondade, o altruísmo e, sobretudo, o amor sempre foram e sempre serão poderosos a ponto de motivar as nossas escolhas."


Do criador da série de tv Downton Abbey, temos agora um romance histórico ambientado no mesmo cenário para satisfazer os fãs saudosos.


O capítulo inicial de Belgravia começa em Bruxelas, 1815, na noite anterior à Batalha de Waterloo, enquanto Sophia Trenchard, a jovem e adorável filha de um emergente comerciante inglês, está radiante por ela e sua família terem sido convidados ao baile da Duquesa de Richmond.

No entanto, os convidados do baile não aparentam muita felicidade ao verem que os Trenchard foram convidados. Sim, eles têm muito dinheiro, mas não têm berço ou muito menos título algum de nobreza. Mas o Sr. Trenchard é muito próximo de Wellington, sobrinho da Duquesa e capitão (Era capitão mesmo? Não me lembro agora) do exército. Podia-se dizer que eram quase amigos. Daí o convite para o baile, mesmo a contragosto da sociedade.

O que ninguém sabia era que aquele baile entraria para a história e que a maioria dos homens ali presentes teriam dançado pela última vez em suas vidas.

Depois disso, a narrativa dá um salto de 26 anos e nos leva para a rica e luxuosa Belgravia, distrito de Londres, onde agora os ainda mais prósperos Trenchard residem e guardam um certo número de segredos que, pouco a pouco, serão desvendados.


Obviamente que Belgravia, se comparada a Downton Abbey, tem algumas diferenças: a trama do livro se passa 70 anos antes da trama da série de tv; o cenário é a cidade ao invés do campo.

No entanto, os problemas enfrentados na série também se fazem presentes no romance: heranças disputadas, casos amorosos proibidos, gravidez secreta, rivalidade entre irmãos, servos fofoqueiros e desleais e, claro, o mau comportamento da alta sociedade.

 Mesmo assim, não consegui ser envolvida pela trama. Apesar do cenário histórico, de todos esses elementos acima citados, senti que tudo isso foi trabalhado de uma maneira superficial e corrida. O segredo principal da série nem é tão grave assim.

A participação dos empregados nos planos sórdidos é pequena e muito rápida. Os personagens são rasos, nenhum digno de atenção.

Enfim, obviamente eu não esperava a mesma história de Downton Abbey nas páginas do livro, mas, sinceramente, esperava algo tão bom quanto.

Talvez meu erro tenha sido começar minha leitura com as mais altas expectativas, não sei. O que sei é que a leitura me frustrou bastante e que eu esperava, pelo menos, personagens mais interessantes.


Mas tenho lido ótimas – e positivas – resenhas do livro por aí. O que só vem provar, mais uma vez, que gosto é uma coisa muito particular e varia muito de pessoa para pessoa. :)



Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos