Amor plus size - Larissa Siriani

Título: Amor plus size
Autora: Larissa Siriani
Editora: Verus
Páginas: 280


“Eu odiava os números na balança e tudo que vinha com eles: a dificuldade para caminhar, o fato de não caber direito na carteira da escola, o bullying, minhas inseguranças. Eu tinha nojo da minha franqueza, me desprezava pela minha forma. Eu não estava feliz."


Maitê Passos é uma jovem de 17 anos, que pesa 100 kg e sofre bullying na escola por isso. Estudante do 3º ano do Ensino Médio, ela não vê a hora de terminar a escola e se ver livre de sua pior perseguidora, Maria Eduarda, que a provoca todos os dias, sem piedade.

Como se não bastasse o bullying, ela não tem amigos na sua sala, pois é ignorada por todo mundo, é como se ela fosse invisível. Ela só tem duas amigas na escola toda: Josi e Val, ambas de outra sala. Tudo isso só dificulta a vida de Maitê e a chance de ela ser notada por Alexandre, o garoto por quem ela é apaixonada há anos e que senta ao seu lado.

Assim, resta-lhe apenas torcer para que as horas passem voando, para que a aula termine e possa ir para a casa de seu melhor amigo, Isaac. Sim, para a casa dele, pois em sua própria casa Maitê também é criticada por causa de seu peso o tempo todo, só que por sua mãe. Isaac é o único que a compreende e que diz que ela é linda do jeito que ela é. Claro que Maitê não acredita, mas fica feliz de o amigo sempre tentar animá-la, pois, se não fosse por ele, certamente ela já estaria morrendo de depressão.

Certo dia, na aula, a professora de Geografia passa um trabalho para a turma e informa que terá que ser feito em dupla. Como ninguém escolhe Maitê como par e ela sobra, sua professora acaba colocando-a como parceira de Alexandre, que faltou à aula e também não pode encontrar um par para si.

Depois de quase morrer de ansiedade e medo de abrir a boca perto do garoto, Maitê acaba percebendo que ele é um garoto legal e eles acabam ficando amigos. O problema é que ela não queria apenas sua amizade.

Depois de ganhar a amizade de Alexandre, o comportamento de Maitê começa a ficar diferente e ela acaba passando por grandes mudanças em sua vida.  


Eu confesso que não tenho o hábito de ler muitos livros nacionais, a não ser quando já conheço o autor e admiro seu trabalho. Porém, quando vi a sinopse do livro da Larissa (sim, porque já estou íntima), eu fiquei muito curiosa e tive que pedir.

É muito difícil encontrar na literatura atual uma protagonista que seja gorda, por isso eu queria saber como a autora desenvolveria a trama como esse estereótipo diferente.

Maitê representa milhares de meninas que se sentem miseráveis pelo fato de não terem aquele corpo padrão que hoje é imposto pela sociedade, e que não conseguem emagrecer mesmo fazendo dieta ou exercícios, pois têm mesmo predisposição para engordar e, por isso, comem mais ainda para tentar compensar a frustração. Não importa quantas pessoas digam que ela é bonita, ela não se vê e nem se sente assim.

Foi muito legal ver a mudança dela ir acontecendo aos poucos e o feio dando lugar ao bonito nos seus olhos.

A mãe de Maitê, pelo menos até certo ponto da história, era tão cruel quanto Maria Eduarda e isso me fazia me sentir muito mal por ela, que só podia contar com seu pai e com Isaac. E por falar nele, tenho que dizer que esse garoto ganhou meu coração. Que menino doce!

Larissa Siriani conseguiu tratar sobre dois temas sérios no livro sem deixar a história pesada, o que eu achei muito legal. E não fiquem tristes, pois sim, tem romance também!

Enfim, Amor Plus Size é um livro que deveria ser lido por todas as meninas – de todas as idades – que sofrem com problema de autoestima, para que elas possam receber a mensagem que a história passa: você é linda do jeitinho que é!

Recomendo!







Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos