O feiticeiro de Terramar - Ursula K. Le Guin

Título original: The wizard of Earthsea
Autora: Ursula K. Le Guin
Editora: Arqueiro
Trilogia: Ciclo Terramar - livro 1
Páginas: 176


"Ele sentiu frio. Ao olhar por cima do ombro, viu que havia algo agachado ao lado da porta fechada; uma massa disforme de sombra mais escura que a escuridão. Parecia estender-se na direção dele, murmurar e chamá-lo num sussurro; mas ele não compreendia as palavras."


Terramar é um oceano salpicado de ilhas. As pessoas dessa região são muito desconfiadas a respeito de viajantes e tudo o que eles sabem sobre o mundo se resume ao conhecimento que eles têm sobre sua própria terra e as poucas histórias que ouviram sobre outras ilhas com o passar dos anos. Dentre essas ilhas, há uma chamada Gont, onde vive um jovem chamado Dunny.

Órfão de mãe, o garoto sempre gostou de passar a maior parte do tempo com sua tia, aprendendo os poucos feitiços que ela podia lhe ensinar. Sua habilidade para aprender era notável e, com isso, mesmo com pouca idade ele fora capaz de fazer um feitiço que acabou salvado a vida de seu povo na ilha em que morava.

No dia de seu aniversário de 13 anos, Dunny fora levado por um poderoso mago chamado Ogion para ter seu nome trocado e ser seu aprendiz. A partir daquele dia, ele se chamaria Ged e receberia o apelido de Gavião.

Por algum tempo, Ogion ocupou-se de ensinar a Ged tudo sobre o “equilíbrio”, o conceito de que a mágica pode afetar a ordem natural do mundo se usada de maneira inapropriada.

Cansado de ouvir sempre a mesma coisa e não aprender nenhum feitiço poderoso, Ged pega o livro de feitiços de seu mentor e, inadvertidamente, acaba conjurando uma sombra, que foi banida por Ogion.

Sentindo a impaciência do rapaz para aprender, seu mentor o envia para uma escola de magos na ilha de Roke.

Nessa escola, Ged impressiona seus mestres com sua facilidade em aprender, o que faz com que sua arrogância acabe se destacando. Isso lhe rende um inimigo chamado Jasper e um amigo chamado Vetch, que tenta aconselhá-lo.

Depois de algum tempo, Ged encontra-se adiantado em seus estudos, o que faz com que ele acredite que já é capaz de fazer grandes feitiços. Com esse erro, além trazer a sombra de volta, ele acaba quase morrendo e, por conseguinte, indo embora da ilha de Roke. Têm início aí duas jornadas: a que Ged faz para chegar a sua nova moradia e a que ele faz para chegar dentro de si mesmo.


O ritmo da narrativa é bem rápido. A autora vai de uma situação para a próxima, demorando-se apenas o suficiente para cobrir as coisas essenciais, sem a adição de situações desnecessárias, o que me permitiu ler o livro de uma vez só, e sem perder a qualidade dos momentos introspectivos de Ged. 

Apesar de ser um livro curto, O feiticeiro de Terramar consegue nos passar uma grande lição através do próprio Ged, que está numa batalha constante contra si mesmo, sempre tendo que decidir se vai fugir de seus problemas ou se vai encará-los; se aceitará ajuda, ou se o fará sozinho, levando-nos a descobrir, no fim de tudo, que nosso maior inimigo não é outro senão nós mesmos.

O livro é o primeiro de uma trilogia, o que me faz acreditar que Ged ainda tem muito o que aprender consigo e com sua mágica.


Leitura rápida e recomendada!



Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos