A livraria mágica de Paris - Nina George

Título original: The little Paris Bookshop
Autora: Nina George
Editora: Record
Páginas: 308


“– Os livros podem fazer muitas coisas, mas não tudo. As coisas mais importantes a gente deve viver. Não ler. Preciso… vivenciar meu livro”.



Jean Perdu é um homem com seus cinquenta e poucos anos de idade, dono de uma livraria – que fica num barco! – no centro de Paris, cujo nome é Farmácia Literária. E a originalidade não termina aí. Ele possui um dom: consegue ler as pessoas de uma maneira tão profunda, que sabe indicar com exatidão o livro que a fará se sentir melhor naquela hora e mudar a sua vida. Assim, da mesma maneira que um médico diagnostica uma pessoa doente e lhe receita remédios, Jean diagnostica a alma doente e lhe receita um livro.
No seu dia-a-dia ele vê e conversa com muitas pessoas – sem contato físico, por favor! –, mas é no interior de seu apartamento que descobrimos o quanto ele é – e se sente – solitário.
Há 20 anos, Manon, a mulher que ele amou de todo o seu coração, abandonou-o sem dar explicação nenhuma. Pouco tempo depois ela lhe enviara uma carta, mas Jean nunca se sentiu preparado para saber o motivo de sua partida, de modos que duas décadas se passaram e aquele envelope permaneceu trancado em uma gaveta de uma mesa esquecida.
Até que Catherine, sua nova vizinha, aparece na história e convence-o de que ele deveria ler a carta, para que o passado não pudesse mais dominar a sua vida.
O conteúdo da carta teve um efeito tão devastador sobre a vida de Jean que ele sentiu que sufocaria naquele lugar. Assim, deu a partida em seu barco-farmácia-livraria e seguiu pelas águas do rio Siena, sem rumo, levando consigo uma companhia de última hora: o jovem escritor Max, que vinha sofrendo de um bloqueio criativo e necessitava desesperadamente de uma aventura para reencontrar a sua inspiração.
E o que começou como uma busca para uma cura acabou por se tornar uma incrível jornada de grandes descobertas para dentro de si mesmo.


A livraria mágica de Paris é, sobretudo, um livro sobre livros, mas também é muito mais do que isso. Relacionamentos há muito perdidos e lembrados, culpa, perdão, amizade, seguir em frente, pessoas, animais, vinhos... tudo isso tem lugar nesse livro tão pequeno que traz dentro de si uma imensidão.
Com ele eu pude viajar pelo interior de Paris, ao longo do Sena, até vários outros vilarejos descritos tão rica e detalhadamente, que pareciam saídos da tela de um pintor. A ideia da autora de escrever sobre uma farmácia literária foi ao mesmo tempo brilhante e cativante, fazendo com que todo amante de livros se deleite pelas prateleiras e indicações de Jean. 
A história da amizade que nasce e se fortalece entre Jean e Max é tão ricamente contada, que se torna impossível para o leitor não se ver no meio dessa jornada, especialmente guiado por uma narrativa tão repleta de poesia.
É o primeiro livro de Nina George que eu leio, mas certamente não será o último. A beleza da escrita dessa mulher me conquistou de uma maneira que há muito não me acontecia.
Mais do que uma aventura lindamente contada, A livraria mágica de Paris é um livro para almas sensíveis e para os apaixonados por livros. Recomendo!



Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos