O clube de leitura de Jane Austen - Karen Joy Fowler

Título original: The Jane Austen book club
Autora: Karen Joy Fowler
Editora: Rocco
Páginas: 320


"O que os livros tinham de bom era a resistência da palavra escrita. A pessoa podia mudar, e sua leitura talvez mudasse como resultado disso, mas o livro permanecia o que sempre havia sido."


Neste livro, Karen Joy Fowler nos oferece o deleite de conhecer a vida de seis membros de um clube do livro: Jocelyn (apaixonada por cachorros), sua melhor amiga desde a infância, Sílvia, e a filha Allegra (uma artista lésbica de 30 anos), Prudie (uma moça de 28 anos, professora de Francês), a falante Bernadete (a mais velha, com 67 anos) e o único homem, Grigg Harris, solteiro, 40 e poucos anos, novo no bairro e que nunca havia lido nenhuma obra de Jane Austen antes. (Ufa! Esse era o personagem de quem eu tinha mais coisas pra contar...rsrs)
Mês a mês, nosso grupo singular se reúne na casa de um deles para que possam discutir sobre o livro da vez – de Jane, é claro – e, enquanto acontece a discussão, a autora nos leva para pequenas viagens ao passado dos personagens – principalmente de Sílvia e Jocelyn –, para que possamos conhecer mais sobre eles e sobre os acontecimentos que fizeram com que se tornassem as pessoas que são agora.
E assim seguem os encontros, onde ora os personagens discutem sobre o livro, ora a história nos leva ao passado de um deles, depois nos traz ao presente de novo, mostrando, às vezes, a semelhança deles com certos personagens de Austen e, pouco a pouco, revelando a fascinante história de Grigg.
A maior parte do encanto está nas próprias discussões sobre os já mencionados personagens de Austen, suas verdadeiras e desconhecidas intenções ao escrever determinado romance, e as próprias situações, pequenos desentendimentos e discussões entre os membros do clube.

Esta é a primeira vez que leio algo de Karen Joy Fowler e tenho que dizer que me deliciei com a escrita da autora. Sua narrativa é leve e divertida e, vez ou outra, eu me pegava rindo da maneira que ela usava para descrever determinadas situações e pessoas.

Minha personagem preferida é Jocelyn, que sempre tenta, do seu jeito, cuidar das pessoas com quem se importa e fazer com que fiquem/sintam-se felizes. Ri muito com seus comentários também.

Recomendo muito para quem gosta de uma leitura leve e descontraída. :)





Apesar de talvez a maioria já saber, já existe um filme (há uns bons anos) baseado no livro. Fica aqui o trailer:





Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos