APÁTRIDA - Ana Paula Bergamasco


Editora Todas as Falas. 338p.
Classificação: 

SinopseUma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas ceifadas. Sonhos destruídos. Infâncias roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil e feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições.
__________________________

Como começar esta resenha? Como falar de algo tão atroz?


Bem, em Apátrida, temos a história de Irena, a caçula de uma numerosa família polonesa. Morava com os pais e os seis irmãos numa pequena propriedade que era da família havia muitas gerações. A história começa desde sua infância, contada por ela mesma, antes da Segunda Guerra Mundial e segue até os anos depois da guerra.

É muito difícil tentar escrever algo sem me emocionar. Mais ainda, sem soltar spoilers. Mas vamos tentando.

Com uma história de várias perdas desde a tenra idade, Irena nos leva para dentro de sua época, fazendo com que vivamos, junto a ela, todos infortúnios passados por sua família: as dificuldades financeiras, mortes, perdas de pessoas queridas...
Mais tarde, um tempo de refrigério em meio a tanta infelicidade já vivida. E depois do curto tempo de refrigério, o inferno trazido pelos horrores da guerra e a dizimação do povo judeu.

Temos uma descrição muito bem feita do arremedo de vida a que aquele povo foi submetido. É impossível conter as lágrimas durante a leitura. Eu tive que parar várias vezes para poder chorar e me desfazer do aperto no peito antes de continuar a ler. E confesso que agora, ao escrever esta resenha, estou chorando de novo.
Os guetos onde milhares de judeus eram obrigados a viver em meio a fome e as mais variadas doenças, o tratamento dos alemães para com eles e a maneira como o exército de Hittler matava crianças, grávidas e pessoas idosas, sem o mínimo de piedade... O horror é indescritível.

Eu não sei o motivo, mas desde os meus tempos de escola eu sou aficionada a esse tema. Já vi vários filmes, documentários, tenho vários livros a respeito... Inclusive, já resenhei um aqui no blog: A Guerra de Clara (clique no nome do livro para ler a resenha). Mas, diferente de Apátrida, A Guerra de Clara é uma história real, bem ao estilo Anne Frank – que eu também já li e já resenhei aqui.

Bem, no livro, a narrativa intercala os períodos do passado e do presente de Irena. É no presente, depois de tanta crueldade vivida, que ela resolve falar sobre tudo o que vivera, contando sobre a Polônia, a vida na Bielorrússia e, posteriormente, nos campos de concentração.
Como eu já disse, Apátrida é um livro de ficção. Uma história de amor e de sonhos destruídos pelas atrocidades da guerra. Mas o cenário para essa história foi real. Muito real. E eu tenho certeza de que muitas Irenas e Jacobs viveram tudo isso de verdade, sofrendo a perda dos seus amados e sendo submetidos a todo tipo de crueldade... E isso me comoveu de tal maneira, que por muito tempo ficarei com a presença dos personagens na minha mente.

A guerra terminou há muito tempo. Para nós, que só sabemos dela pelos livros. Mas para aqueles que passaram por ela e, de alguma maneira sobreviveram a tudo aquilo, ela continua lá, bem viva, marcada indelevelmente na alma dessas pessoas.

Meus parabéns e total admiração à Ana Paula Bergamasco, por tão rica obra e por me presentear com um livro tão precioso.

E meus mais sinceros sentimentos a todos aqueles que passaram por esse período negro da história e perderam suas famílias, sua terra natal e sua paz.

Continuo chorando.


A autora

Paulista, descendente de imigrantes italianos e espanhóis, Ana Paula sempre buscou compreender as adversidades que os assolaram quando aportaram no Brasil. Cursou direito na Faculdade de Direito da USP. Nesta, desenvolveu projeto de pesquisa na área de direito internacional cujo objeto de estudo foi a possibilidade da pessoa humana ter direitos perante o sistema jurídico internacional. Recebeu uma menção honrosa da USP e participou de um Congresso da Rutgers University - USA. Cursou pós-graduação de Direito Tributário na PUC-SP e Direito Contratual no IICS_CEU, onde hoje é professora. É mestranda em Direito na USP. Contudo, a ideia de realizar um sonho de infância e transformar todo o estudo histórico num romance somente veio a se concretizar agora, com o lançamento de Apátrida. Feliz, afirma que com ele, de certa forma, completou um ciclo de sua vida. A árvore já havia plantado, ainda criança, no jardim de sua doce avó materna. Filhas, ela possui duas, que lhe deram a plenitude de ser mulher. Com Apátrida, inicia uma nova fase: além de mãe, advogada e mestranda, a de escritora. E, para sua surpresa, com o reconhecimento de ser o livro finalista do Prêmio SESC de Literatura de 2009.


Twitter: @anabergamasco 


PROMOÇÃO RELÂMPAGO

*Vou sortear um exemplar de O Mundo de Vidro (CLIQUE PARA LER A RESENHA) entre os leitores que seguirem o blog e comentarem este post até as 17h00 de quarta-feira, dia 02 de Fevereiro.

26 comentários

EDER RIBEIRO disse...

Como já havia lhe dito, sou aficcionado por literatura sobre qualquer guerra. Este vou adquirir no mês que vem e lê-lo logo. Bjos

Kate disse...

Estou no final, o livro é muito muito triste mas tb é mto bom, lágrimas rolaram e sei q ainda vão rolar...

http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

Nica Morgan disse...

Esse livro aparenta ser bem triste! Mas todos estão falando super bem dele :) Deve ser maravilhoso!
Gostei do Blog :) Vou colocar nos favoritos! Super beijos a ti!

Bianca Wagner disse...

Estou louca para ler, mas como sou mt chorona e dizem que é um mt trite e você chora baldes, eu nao sei nao... HSUAHUSAH . tomara que eu melhore *-*

thaorteg disse...

Fico mais ansiosa a cada resenha que leio deste livro. Os autores nacionais estão com tudo mesmo! O livro parece ser emocionante.

Ótima resenha!
@thaorteg

Angelica Fernandes disse...

Estou louca para ler Apatrida, ainda não tive a oportunidade de comprar, mas eu lerei ainda em 2011 ;D

Entre Fatos & Livros disse...

O meu exemplar chegou essa semana. Fiquei louca pq o livro é lindo. Estou com super vontade de ler. Adoro esse tema.

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Letícia Santos disse...

A sinopse me lembrou A Menina Que Roubava Livros. É um dos meus livros preferidos então é claro que eu quero ler Apatrida o/

Andy disse...

Guerra é um assunto que eu não gosto muito, mas ela já foi uma realidade no mundo, e ainda é em certos pontos.

Nunca chorei lendo um livro, mas é porque nunca li um livro emocionante e triste, por isso não sei como reagiria lendo esse.

Raquel disse...

Oi,
Sabe que sempre me emociono também quando vejo algum filme/livro sobre esse tema e dificil acreditar que certas coisas aconteceram que foram reais e que pessoas passaram por isso ne? Parece ser um livro bem emotivo e interessante. Adorei sua resenha.
Bjks
Raquel Machado
Leitura Kriativa

Caroline Juliane Bonifácio disse...

Estou lendo este livro! Ainda estou no começo mas ja me parece ser um ótimo livro! Sua resenha ficou muito boa!
Beijos
Carol {SobreUmLivro}

Claudinha Teles disse...

Quero muito ler esse livro, só vejo elogios e dizem que a história é bastante tocante...sei que vou chorar litruz. :X

Beijos
@clauxinhaxinha
claudinhaxinha@hotmail.com

★★ GIZA ★★ disse...

oi amiga
quero participar
obrigado por avisar
beijos

Ju Frâncica disse...

Olá kerida....muito obrigada pela visita...apareça sempre...estarei te seguindo e farei visitas frequentes a partir de hoje. Realmente gosto de ler...só preciso organizar melhor meu tempo entre meus dois empregos e o estudo para fazer isso melhor...Nesse momento estou lendo "Terra das Sombras" de Alyson Noel (série Os Imortais)....Assim vou indo...devagar mais vou....agradeço mesmo pelo convite...e aqui estou....

Um grande abraço linda....

Angelica Fernandes disse...

Prontinhoooo ... agora já estou seguindo ;D

e tomara que eu ganhe ;D

Talita Oliveira disse...

Oi Sam
Quero muito ler esse livro.
O meu está aqui na fila..
São tantos que nem sei por onde começar rs.

Adorei sua resenha.

Beijos,
Talita Oliveira
www.mundoportrasdaminhaparede.blogspot.com

Mariana Ribeiro disse...

Olá San, mais uma vez você arrasou na resenha!! Me impressionou muito a forma como você escreveu sobre suas impressões a respeito do livro. Tem já um tempinho que coloquei Apátrida na minha lista de desejados e não vejo a hora de poder ler! Também gosto muito dessa temática.
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Ptah disse...

Oi Sanzinha!!! Desculpe o sumiço! Esses dias estou em tratamento e é um saco, não da para ficar sentada muito tempo ;)

Vim ver seus gatinhos e o blog.

ps: opa, sorteeeeeeeeeeio! Eu quero. Torcendo, torcendo.

Bjus

Thais Pampado disse...

Quero muito ler esse livro. Parece ser bem emocionante mesmo. Gosto muito de livros que retratam cenários de guerra.

Beijos,

Thais Pampado
Por Trás da Estante

Raquel disse...

Oi flor,
So para te avisar..chegouuuuu e to super feliz ehehe principalmente com os brindezinhos. E com certeza vou mostrar na caixa de correio desse próximo mes. bjks
Raquel Machado
Leitura Kriativa

Raphaela disse...

Own *--------*
Como eu quero esse livro!!!
A cada resenha que leio fico ainda com maaaaaaaaais vontade de ler!!!
Acho que o mes que vem irei comprá-lo *-*

ana paula bergamasco disse...

Olá, San, tudo bem?

Nossa, quanta emoção nesta resenha!

EStou agrecida pelas palavras.

Um grande abraço a todos e felicidades´.

E participe da campanha: empreste Apátrida aos amigos!

Bjs.

Ana

Maccky disse...

AMEI sua resenha *-*
Nao tenho o que falar dela, ficou linda e emocionante.
Apatrida eh um livro que eu VOU LER e me emocinar com esse tema que gosto tanto.
PAabens Sanzinha, e parabens a autora. Beijos ;*

Daniel Savio disse...

Sabe por que não podemos esquecer este momentos terriveis?

Pelo simples fato de lembrarmos que a paz é mais facil de ser mantida, mesmo que se digam o contrario...

E gostei da resenha.

Fique com Deus, menina Sanzinha.
Um abraço.

Claudinha Teles disse...

É o livro de autora nacional que eu mais tenho interesse em ler, TODO MUNDO fala bem. E pela sinopse, realmente é um livro que vai me tocar. ;)

Beijos

Alquimia dos Romances disse...

Sua malvada. Agora sou obrigada a comprar esse livro maravilhoso para ler... kkkkkkkkkk
Valeu pela dica. Amo esse tema e como você, começou também na escola, e foi um dos fatores que determinou minha escolha por fazer história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos