UM AMOR PARA RECORDAR por Nicholas Sparks



Título original: A Walk to Remember
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 184
Sinopse: A cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.

Este livro, baseado em fatos reais, é, sobretudo, uma história de fé. É sobre amor também, mas a fé é a base desse lindo romance.

Landon Carter é o típico aluno rico e popular que anda com seu grupinho esnobe pela escola.
Jamie Sullivan, é a jovem humilde e muito simples, filha do pastor da igreja local.

Enquanto Landon só sabe aprontar com seus amigos e bancar o jovem rebelde, Jamie é admirada por todos (fora da escola, obviamente) da cidade, com seu jeitinho meigo, sempre sorridente e sem nunca reclamar de absolutamente nada na vida. Ela sempre traz uma palavra positiva nos lábios e, para ela, tudo acontece segundo os planos de Deus. É claro que Landon e seus amigos zombam dela por isso e a consideram muito esquisita.

Porém, chega a época do baile na escola e Landon tem um problema: não tem par. Ele faz parte do conselho estudantil da escola e seria realmente humilhante aparecer sozinho na noite do baile. Depois de correr atrás de todas s meninas disponíveis e não obter sucesso, Landon lembra-se de Jamie. Bem, era melhor do que ir sozinho, certo? E então ele vai falar com ela. Depois de falar com seu pai, Jamie diz a Landon que aceita o convite, mas com uma condição. Quando ele lhe pergunta qual é, ela responde: “Você tem que prometer que não irá se apaixonar por mim”. A vontade dele era rir na cara dela e perguntar se ela era louca, mas preferiu ficar quieto, pois ele precisava dela.

No dia do baile, para surpresa de Landon, ele e Jamie têm uma noite bastante agradável. Depois desse dia, Jamie acredita que são amigos, mas Landon está longe de pensar assim. Conversa com ela escondido, mas na escola ele a evita.

Dias depois, Jamie liga para Landon para pedir-lhe um favor. O reverendo Sullivan, pai de Jamie, apresenta uma peça de natal todos os anos na cidade, mas, naquele ano, um dos rapazes que participa da peça não poderá fazê-lo e Jamie pergunta a Landon se ele pode substituir o rapaz.

É claro que ele não pode! Primeiro, porque ele acha a peça sem graça. Segundo, porque ele não liga muito para as coisas da igreja e, por último, o que ele menos quer é ficar perto de Jamie. Mas depois de várias sugestões sem sucesso, Landon pensa que deve aquilo a Jamie, por tê-la usado (sem ela saber) para não ir sozinho ao baile, e termina por aceitar.

A partir daí, o convívio entre os dois passa a ser diário e Landon tenta esconder isso de seus amigos a todo custo.

Mas ele não contava com a grande transformação que Jamie faria em sua vida. Sutilmente, como a rocha que, depois de um longo tempo, é moldada pela água.
Pouco a pouco, Landon passa a ver a vida pelos olhos de Jamie e, com isso, passa a vê-la também. O resultado é uma linda e emocionante história de amor. Não é um romance tórrido e avassalador. É simples e é justamente a simplicidade que torna tudo tão intenso, porque amar é isso, é simples.

Como todos sabem, o livro foi adaptado para o cinema e, claro, tem algumas diferenças. No filme, o que fica em evidência é o amor de Landon e a mudança que Jamie causou nele. No livro, a evidência está na fé. Eu, particularmente, acredito que amor e fé caminham de mãos dadas e que uma vida baseada nisso torna-se uma vida de milagres. Acredito, sim, que, como diz no filme, o amor é um ato de fé.

E é isso que Landon e Jamie vêm nos provar com sua linda história. Juntos, eles nos ensinam uma das mais lindas lições de amor.

Sem dúvida, Um Amor Para Recordar é uma leitura obrigatória!
Recomendo tanto o livro quanto o filme!
Abaixo, trailer do filme.


24 comentários

Luciana Mara disse...

Ei gêmea!

Esta é mesmo uma história de amor e fé.
Adoro o livro (que li em e-book) e o filme (que já vi mais de 10 vezes - e chorei na maioria).
Nicholas sempre arrasa!

Bjins =*

Kelly Daniele disse...

Linda Resenha, eu já li o livro, vi o filme, sempre que vejo eu choro(souchorona mesmo). Tudo bem? Como está o diário Viajante?

Débora disse...

Ai esse livro... Não sei se eu teria coragem de ler, eu já me derreto chorando pelo filme, imagine lendo essa história linda /;
Caramba, acho que não teria tanta coragem assim...
Beijinhos!

Unknown disse...

Oi San!!
Com certeza essa história é lindona!
Eu amo o filme, e gostei mais dele no aspecto romântico, mas o livro também é lindo!

Beeijoos

Adriana Brazil disse...

Oi San!
Li o livro mês passado e achei totalmente diferente do filme, pelo qual sou apaixonada.
Gostei do livro, mas não me emocionei. Já o filme eu sempre choro e por fim, sem dúvidas, prefiro o filme.
A resenha ficou linda principalmente sua citação de que o amor e fé gera milagres, lindo!
bjs
Dri

A Leitora disse...

Eu Amo esse livro, li ele em 1 dia.
Concordo com você ele deveria ser uma leitoura obrigatória, além de ser um livro ótimo acho que ele faz um trabalho social incrível.
Adorei sua resenha. esta na medida certa.
Beijokas
Brih
Meu Livro Rosa Pink

Lis disse...

Oi San!!!
É uma das primeiras resenhas que leio que não fica fazendo só comparação com o filme...
Ficou ótima, eu adorei.
Eu não li o livro, mas morro de vontade, deve ser muito lindo, e eu também acredito que o amor é um ato de fé...

Beijos
Lis - Batalha Literária

Larissa Gunia disse...

Esse livro é muito bom mesmo, mas por mais que pareça estranho, eu prefiro mil vezes o filme e me emocionei mais no filme, já o livro para mim é como se fosse um resumo dos fatos importantes que aconteceu no filme.
Amei a sua resenha *-*

Bjs...
http://assuntosobrelivros.blogspot.com/

Sabrina Sousa disse...

Sem dúvida mesmo essa é uma leitura obrigatória! ;)
Eu ameeei tanto o filme quanto o livro.
Chorei horrores nas 7 vezes que assisti ao filme! #superchorona
Me emocionei bastante em cada página do livro. É uma história tão envolvente, que não conseguimos parar. As lições que Nicholas Sparks nos passa são preciosas!
Linda resenha, Sandra!

Beeijo*;
@BrinaSophie

Nessa disse...

Nossa!! Já assisti o filme e quero muito ler o livro!!bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

Helen De Rose disse...

Já me falaram desse livro e do filme. Lendo sua resenha fiquei curiosa. Vamos ver se consigo ver o filme. Agradeço por compartilhar. Ótimo dia!

jayane disse...

Se eu choro que nem loca no filem simmmmm,imagina lendo livro gente o filme e um dos meus favoritos,e concerteza se eu tiver a oportunidade de ler o livro vou ler sim.

Aym disse...

Nicholas é Nicholas... incrível.
=D
eu ainda choro só de pensar no livro.
beijos
boa sexta

João Victor disse...

Oi ..

Já li o livro e já assisti ao filme. Apesar de ambos serem um pouco diferentes (sim, a adaptação do livro não ficou muito fiel ao mesmo), são muito bons. Com certeza é uma história linda, cheia de aprendizados.

:)

Ótima resenha.

João Victor
http://amigodolivro.blogspot.com/

j disse...

Nossa, quase chorei ao ler a resenha. ;x Acho que a frase "Eu, particularmente, acredito que amor e fé caminham de mãos dadas e que uma vida baseada nisso torna-se uma vida de milagres" traduz o sentimento de muitos, que se fosse de todos, poderia fazer realmente o mundo melhor.

Beijos
Conjunto da Obra

Fernanda Araújo disse...

Eu chorei com o filme, com o livro, com as músicas!
Fiquei seca de tanto chorar, kkk
Mas a hst é linda!

Gih Pinheiro disse...

Ai San!
Acho essa estória linda, ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas já vio o filme inúmeras vezes!!
Linda resenha!!

Beijos


http://kastmaker.blogspot.com/

Unknown disse...

Faz tempo que li esse livro (eu tinha uns 13 anos) mas recentemente o comprei novamente e com certeza irei reler!

É mesmo uma linda história de fé e amor, que vale muito a pena, principalmente para toda romântica inveterada como eu ^^

Beijos

eder ribeiro disse...

Oi San, eu li outro livro de Nicholas, Meu querido John. É um livro arrasador, com um final surpreendente. Estava em busca de outro livro dele e estava difícil de escolher. Estava, pois não está mais. Bjos.

Dana Martins disse...

Meu irmão adorava ver o filme desse livro, via várias vezes todo dia. HUAH
eu gosto, mas não sei se conseguiria ler o livro. o filme já é tão triste. não aguento tanta tristeza na minha vida(?) HUHA
se não fosse isso, acho que leria pra ver isso de fé e amor, não tinha parado pra pensar nisso

Leticia Ferreira disse...

Ainda não consegui ler o livro =[
mas vou arrumar um tempo p/ ler ele também. Já vi o filme, e chorei muito, acredito que o mesmo ocorrerá com o livro, afinal, é um livro do Nicholas né.. rsrs

Bjs.
Tici- ObsessionValley

Raphaela disse...

San,

um livro do NS cm certeza deve ser lido, e Um Amor Para Recordar nao fica pra tras. Apesar da historia linda, uma coisa que eu acho que foi o ponto negativo pro livro foi que o filme foi lançado aqui o Brasil há tantos anos, que eu pelo menos, achei melhor que o livro em si. Ess é um dos raros casos que aconteceu. Mas o Shane West conseguiu destruir meu coração ♥ hdushdushds

Beijokas! :*

Raphaela
Equalize da Leitura
@EqualizeLeitura

Andreia Nogueira disse...

Eu amei tanto o livro quanto o filme!
Ótima resenha.
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros

Ká Guimarães - Mk Design e Arte disse...

Chorei horrores quando li o livro, não assisti o filme ainda por preguiça mesmo, quem sabe não assisto e breve rsrs

Ótima resenha San, deu até vontade de ler novamente e cair no choro kkkk

bjks
Ká Guimaraes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos