Divergente - Veronica Roth


Título original: Divergent
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Trilogia: Livro 1
Páginas: 504
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

O mundo já não é mais o mesmo.
Numa Chicago futurista, a população se divide em 5 facções: Abnegação, Audácia, Amizade, Franqueza e Erudição. Seus respectivos membros têm a principal virtude característica de cada uma. Os da Abnegação, sempre pensam primeiro nos outros e se esquecem de si mesmos. Os da Audácia vivem desafiando a vida e os perigos. Eles não descem de trens, eles saltam dos trens ainda em movimento. Os da Amizade prezam a harmonia acima de tudo e estão sempre felizes e simpáticos. Os da Franqueza não têm papas na língua e nunca mentem (bem, ao menos era pra ser assim). E os da Erudição são guiados pelo perigoso desejo do conhecimento, sempre estudando, sempre querendo saber mais.

Todos têm seus trabalhos e suas funções determinadas segundo a facção a que pertencem e há muito tempo que vivem em harmonia seguindo esse padrão, com cada uma delas cumprindo seu papel e obedecendo às suas leis.

Os filhos permanecem na fação de seus pais até completarem 16 anos. Quando isso acontece, eles precisam passar pela cerimônia de iniciação, para que decidam sobre a qual facção eles querem pertencer, pois, apesar de serem educados segundo as leis e princípios da facção de seus pais, e da expectativa de que escolham permanecer onde estão, com sua família, eles têm a liberdade de escolher para onde ir e, vez ou outra, acontece de algum filho deixar sua família e escolher viver sua vida numa facção diferente – o que é considerado uma grande traição.

Nesse drama todo, nossa protagonista é Beatrice Prior, criada por seus pais na Abnegação, sempre colocando a necessidade dos outros em primeiro lugar e se esquecendo completamente de si. Tanto que ela sequer pode se olhar no espelho, pois isso é considerado vaidade e vaidade é uma forma de egoísmo. Ela só pode ver seu reflexo no espelho quando sua mãe corta seu cabelo, o que acontece mais ou menos a cada três meses. O problema é que Beatrice não se sente tão altruísta assim. Diferente de seu irmão, Caleb, que é um exemplo de solidariedade e amor ao próximo.

Chega o dia da cerimônia e tanto Beatrice quanto Caleb – bem como todos os outros jovens de 16 anos de Chicago – precisam anunciar a qual facção querem pertencer e revelar se escolhem sua família ou sua essência. “Facção acima do sangue” é o lema do evento, mas quantos têm realmente coragem de obedecer isso à risca?

Passado o choque das escolhas de Beatrice e Caleb, agora, separados, eles precisam passar por um rigoroso treinamento. Beatrice muda seu nome para Tris e o tempo todo terá de competir com outros adolescentes para mostrar que aquela facção é seu lugar. E aí ela conhece Quatro, um garoto misterioso por quem ala acaba se interessando muito mais do que gostaria, uma vez que ela tem coisas mais importantes com as quais se preocupar e um segredo perigoso para guardar.

Dos livros de Distopia que eu já li até agora, esse foi o que eu mais gostei! Mais até do que Jogos Vorazes. No entanto, agora que nossa literatura parece viver o bum da distopia, sei que ainda há muitos outros livros tão bons quanto esses para serem lidos. Esse é um novo gênero do qual eu gosto muito! Cada história, apesar seguir o mesmo mote de acontecer num ambiente futurista, tem sua particularidade e traz uma inovação.

Com Divergente não foi diferente. Essa ideia das facções das virtudes foi muito legal, principalmente por causa da reviravolta e da rebelião que acontecem no decorrer da história. Achei o livro emocionante e estou doida para ler a sequência!

E para nosso deleite, o filme estreia em 21 de Março de 2014.

Vejam o trailer.





Recomendadíssimo!










8 comentários

Mys disse...

Hi San
Agora deu para ter uma noção melhor sobre esse livro.
Curioso o fato da questão da escolha de cada um, ser encarado como traição. Interessante isso!
Mesmo a história parecendo ser boa, acho que irei assistir o filme primeiro, pois não aguento ver esse lance de adaptação. Prefiro sempre assistir o filme e depois ler e descobrir as diferenças que compõem ambos. É menos decepcionante assim. Raros são os filmes que são bem adaptados mesmo.
Adorei resenha!
bj =)

Viagem Literária disse...

Ei San


Nossa é tanto livro virando filme que perco até as contas rsrs.
Eu adorei tbm, no geral gosto muito das distopias.
Mas JV é meu top queridinho, ainda é meu favorito hehe.
bjs

Kellen Baesso de Sousa disse...

San, quero muito ler esse livro. Primeiro porque gosto de distopias - não que tenha lido muitas -, segundo porque todo mundo elogia e terceiro porque sou mega curiosa. hahaha
Adorei o enredo e a trama parece bem intensa, cheia de aventuras e até romance. Só aumentou minha vontade de ler. Ainda mais que o filme chega logo.
Beijos

Sandra Mendes disse...

O livro é ótimo, Mys!
Adorei!! \o/
E aquele Quatro tudo de bom do trailer?
Que venha o filme!! ahahahaha

Sandra Mendes disse...

Eu tb gosto bastante, Nanda, mas como eu disse, apesar de gostar de JV, gostei mais desse. :P

Sandra Mendes disse...

Leia, Kell!
Tenho certeza de que vc vai gostar!! :D

Mys disse...

My dear, esse Hombre é Muy Guapo! Espia a boca!!! OMG!!! #Abanaaaaaaaaa kkkkkkkkkkkkkkk

Sandra Mendes disse...

Nem presta ficar olhando @_@

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos