Nevermore - Kelly Creagh

Título original: Nevermore
Autora: Kelly Creagh
Editora: Pandorga
Trilogia: Livro 1
Páginas: 448
Sinopse: A líder de torcida Isobel Lanley fica horrorizada quando descobre que seu parceiro para o projeto de inglês é Varen Nethers e que o projeto deve ser entregue — tão injusto — no dia do jogo contra o rival do colégio. Frio e indiferente, cínico e com a língua afiada, Varen deixa claro que ele também preferia não ter que estudar com ela. Porém, quando Isobel descobre um texto estranho escrito no diário de Varen, acaba vendo com outros olhos esse enigmático garoto de olhar expressivo. Logo Isobel começa a inventar desculpas para poder encontrar Varen. Afastando-se cada vez mais de seus amigos e do namorado possessivo, Isobel entra mais fundo no mundo de sonhos que Varen criou nas páginas de seu diário, um mundo onde as aterradoras histórias de Edgar Allan Poe ganham vida. Enquanto seu mundo começa a desmoronar ao seu redor, Isobel descobre que os sonhos, assim como as palavras, têm mais poder do que ela imaginava, e que as realidades mais assustadoras são aquelas criadas pela mente. Agora ela precisa encontrar uma maneira de chegar a Varen antes que ele seja consumido pelas sombras de seus próprios pesadelos. A vida dele depende disso.


O livro começa com um prólogo meio estranho que, mais tarde, vamos entender que é um trecho de um dos textos de Edgar Allan Poe, que fará todo o sentido no decorrer da leitura.

Conheçamos nossa protagonista, Isobel Lanley. Ela tem dezesseis anos e é a típica garota popular da escola: linda, líder de torcida, namorada de um dos melhores jogadores do time de basquete - Brad -, inalcançável para os demais reles garotos e invejada pelas meninas que não fazem parte do seu círculo de amizades – e, talvez, também pelas que fazem.

Sua vida era perfeita, até que o professor de inglês a escolhe para fazer um projeto em dupla, muito importante, em parceria com o garoto mais esquisito da escola: Varen Nethers.  (Que raio de nome é esse?)

Varen é um garoto gótico, só anda de preto, tem um piercing no lábio inferior e anda pra cima e pra baixo com um caderno preto onde está sempre rabiscando alguma coisa. Sempre fez de tudo para passar despercebido na escola e não se misturar, o que contribuiu para que ele fosse mais ainda tachado de esquisito e doido.

Vendo que não há maneira de trocar de parceiro e nem de ficar sem concluir o projeto, Isobel vai até ele para que se programem e decidam sobre como farão juntos esse trabalho.
Varen decide que o projeto deles será sobre Edgar Allan Poe e é aí que a loucura toda começa na vida dos dois.

Enquanto vamos avançando na leitura, percebemos que a vida de Varen é um mistério e que coisas estranhas acontecem ao seu redor. E menos nós conseguimos entendê-lo. Mas isso não é ruim, faz parte da trama e tem um motivo.

Quanto mais tempo Isobel passa com Varen, mais ela se sente atraída por ele, de uma maneira que não sabe explicar. Isso faz com que ela termine seu namoro, abandone seus amigos, saia do time das líderes de torcida e abandone tudo para poder encontrar-se com ele e tentar entender o que está acontecendo entre eles.

Fazendo o projeto, à medida que eles vão se aprofundando em suas pesquisas e descobrindo mais sobre Poe, coisas muito estranhas e macabras começam a acontecer. Isobel começa a ser assombrada, perseguida por um corvo tenebroso e a ter sonhos nos quais espíritos falam com ela através de enigmas.

No começo ela não conta isso pra ninguém, mas depois, antes que fique louca, ela decide que vai contar para Varen. No entanto, tantas coisas acontecem, tanto na vida real de Isobel quanto nesse mundo estranho que ela visita nos sonhos, que ele acaba sumindo e ela vai à sua procura numa festa onde eles supostamente deveriam se encontrar. Com a ajuda de Gwen, sua nova amiga, Isobel se infiltra na festa e é ali que ela descobre que seus maiores medos são reais. 

Por algum motivo que ela não sabe explicar, ela agora está com o pé em dois mundos: o real e o mundo das almas perdidas. Ambos os mundos parecem estar se fundido e ela precisa encontrar uma porta através da qual ela poderá tentar impedir que isso aconteça. Mas ela também precisa encontrar Varen, o que a coloca numa frenética corrida contra o tempo.

Eu não sabia o que esperar quando recebi Nevermore, tanto que demorei um pouco para resolver lê-lo. Eu achava que era um romance sobrenatural e não estava errada de todo, mas descobri que também é um livro de terror. Sim, com assombrações, sombras, florestas macabras, poltergeists e acontecimentos estranhos. Uma história com um clima bem tétrico.

Fui me envolvendo aos poucos, às vezes achando as coisas meio confusas, mas depois descobrindo o porquê de cada uma delas.

Nevermore é, sem dúvida, uma surpresa. Um livro de terror bem-escrito, rico em informações sobre Edgar Allan Poe, misturando literatura e ficção.

E o mais gostoso de tudo isso foi que essa história reacendeu em mim a antiga paixão que eu tinha por Poe, me deixando com vontade de terminar de ler as suas obras.

Se você gosta de terror e suspense, indico!

O segundo volume da série, Enshadowed, deverá ser lançado aqui pela Pandorga muito em breve.






**Comentando neste post, você pode participar do Top Comentarista do mês de Janeiro e concorrer a um super kit! Para se participar, comente neste post e se inscreva clicando aqui

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos