Outlander 2: a libélula no âmbar - Diana Gabaldon

Título original: Dragonfly in amber
Autora: Diana Gabaldon
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 935
Série: Outlander - livro 2



"Não havia nada a ser feito até de manhã. Caso amanhã chegasse e Jamie não, então eu poderia começar a percorrer as casas de supostos conhecidos e supostos amigos, um dos quais poderia ter notícias ou ajuda a oferecer. Mas naquela hora da noite, eu estava de mãos atadas; impossibilitada de me mover como uma libélula no âmbar."



Não primeiro livro da série, A viajante do tempo, nós vimos que Claire Randall acabou de voltar da guerra, no século XX, e reencontrar seu marido, Frank. Ela é uma enfermeira que, por hobby, estuda botânica. Ele é um professor de história determinado em conhecer mais sobre seus ancestrais escoceses.

Para se esquecerem dos horrores da guerra, eles decidem deixar a Inglaterra e viajar para a Escócia, para uma segunda lua-de-mel.

Na Escócia eles visitam vários lugares, inclusive uma colina chamada de Craigh na Dun, onde há um misterioso círculo de rochas. Ao andar por entre elas, Claire acaba tocando em uma e, através dela, viajando no tempo, indo parar no século XVIII (sim, ela voltou 200 anos no tempo). E logo de cara já foi perseguida por soldados ingleses e sequestrada por foras-da-lei escoceses. É nessa confusão que ela acaba conhecendo Jamie Fraser, um lindo e alto ruivo de olhos azuis.

Sem saber como voltar para casa, Claire acaba ficando naquela época e vivendo seus costumes.

Atenção: Esta resenha contém spoilers para quem ainda não leu A viajante do tempo.

Vinte anos se passaram desde que Claire voltou para o século XX, grávida de Jamie Fraser, para viver com Frank. Sua filha, Brianna, foi criada e amada por Frank como sendo dele. Quando ele morre, Claire acha que está na hora de Brianna saber quem era seu verdadeiro pai e toda a história entre eles.

Com esse intuito, ela viaja com a filha para a Escócia e pede a ajuda de Roger para descobrir o que aconteceu a um determinado grupo de escoceses que lutaram numa guerra duzentos anos atrás.

Quando chega a hora de revelar a Brianna a verdade sobre seu passado, Clair volta a narrativa para o ano de 1744, quando ela morava na França com Jamie, com a intenção de impedir que o príncipe Charles Stuart se reerguesse e desse início a um levante para uma revolução que não daria certo e resultaria no massacre dos escoceses. Esse massacre ficaria conhecido nos livros de história como a Batalha de Culloden, sobre a qual Claire aprendera na escola quando era estudante.

Mas essa missão não seria tão fácil. Claire e Jamie teriam de tomar todo o cuidado, pois a França estava cheia de espiões e ninguém poderia desconfiar das intenções deles. Para piorar a situação, ela estava grávida e sofria de enjoos constantes, sempre passando mal e preocupando Jamie.

E por falar em preocupação, um terrível inimigo do passado retorna para seu convívio e traz à tona o ódio terrível que ambos nutrem por ele.

Tentando disfarçar e se adaptar aos costumes da França do século XVIII, Claire não tem outro jeito a não ser valer-se de seus conhecimentos sobre botânica e plantas medicinais e tornar-se um tipo de curandeira da região, o que lhe permite frequentar vários círculos e saber de todos os boatos sobre a sociedade e sobre a Coroa.

Jamie, por sua vez, consegue aproximar-se de Charles Stuart e tornar-se seu amigo íntimo, o que pode facilitar a missão de frustrar os planos do príncipe.

É nesse clima de revolução e de sociedade francesa que se passa a história deste segundo livro da série.


Gente, que livro!
Eu me pergunto como essa mulher – Diana Gabaldon – tem cabeça para escrever uma história tão bem amarrada que vem e volta no tempo. E olha que este foi apenas o segundo livro que eu li (de uma série de 8 – até agora).

Uma coisinha pequena que acontece no começo e a gente não dá importância, de repente é trazida à tona novamente no meio e faz toda a diferença.
O livro é muito, muito bem escrito!

Com ricos detalhes a respeito das Terras Altas e da França do século XVIII, a autora consegue desenvolver um romance e infiltrá-lo por entre fatos históricos reais daquela época.

Esses fatos históricos são mencionados e descritos com muita frequência no decorrer do livro, mas o desenvolvimento e o crescimento dos personagens também acompanham tudo isso e a gente acaba quase que acreditando que essas pessoas existiram de verdade. Em poucas palavras, Diana Gabaldon conta uma história dentro da História, o que eu acho uma sacada incrível.

Como eu já mencionei, este é o segundo livro de uma série de 8 lançados até agora. Não sei se a série para por aí ou se ainda virá mais algum.
O tamanho e a espessura dos livros (o primeiro tem mais de 600 páginas e o segundo tem mais de 900!) assusta um pouco, mas depois que a gente começa a ler, nem sente que são tantas páginas assim.

E o final? E o finaaaallll?? Senhor dos anéis, que agonia! Preciso do terceiro!!

No ano passado, os livros ganharam uma adaptação para as telas, transformando-se numa série, como o mesmo nome: Outlander. A primeira temporada teve 8 episódios e ficou muito boa! Os fãs dos livros aprovaram. Até minha mãe, que não gosta de séries – mas ficou completamente louca pela história depois que leu – elogiou bastante e não vê a hora de estrear a segunda temporada que, se não me engano, será em Abril. Abaixo, o trailer da primeira temporada para vocês conferirem:


Enfim, se você ainda não começou a ler esta série, recomendo que saia correndo agora e vá atrás do primeiro livro, porque estamos falando de um must-read na vida de qualquer leitor.

Recomendo muito!




Livro anterior: 

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos