A Esperança - Suzanne Collins

Título original: Mockingjay
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Trilogia: Jogos Vorazes - livro 3
Páginas: 424



Então, depois, quando ele sussurra:
- Você me ama. Verdadeiro ou falso?Eu digo a ele: - Verdadeiro.



Cheguei ao final da trilogia Jogos Vorazes! Yay!
Pra dizer a verdade, eu li o livro no carnaval, mas só agora resolvi resenhar.

Depois de sobreviver à crueldade da arena por duas vezes, Katniss Everdeen acredita que sua luta chegou ao fim, que os jogos acabaram e que Panem foi vencida. No entanto, ela descobre que isso está longe de ser verdade. O Distrito 12 – onde ela morava – foi completamente destruído e Peeta agora é refém da Capital, onde sofre terríveis lavagens cerebrais.

Para sua surpresa, Katniss descobre que está no antigo – e julgado extinto – Distrito 13, onde sua família e Gale também estão.

Agora o Distrito 13 está coordenando uma grande revolução e querem que Katniss dê sua imagem à causa deles.  Sua missão será a de aparecer em curtos prompts durante a programação da Capital, incentivando o povo, mostrando que está viva e pedindo para que não desistam e que sejam fortes para lutar.

Seu objetivo agora é dar voz e força à revolução, acabar com presidente Snow e contra a opressão de Panem. O problema é que isso lhe custará muito caro.


  
Este terceiro livro, pra mim, foi muito diferente dos outros dois da trilogia. Há mais inimigos, mas também menos óbvios. Nos primeiros já havia essa luta contra o governo, mas o inimigo imediato era a arena e Katniss tinha que se preocupar em cuidar de Peeta e sobreviver.

Agora, o governo realmente para de se esconder atrás da arena e assume seu posto de inimigo. Além disso, Katniss também tem lutado para manter sua sanidade mental, o que tem sido muito difícil.

Na minha opinião, este foi o melhor livro da trilogia. O primeiro dos três que eu amei de verdade. A mensagem é clara: na guerra, ninguém está a salvo. Suzanne Collins passou os dois primeiros livros construindo esse final de primeira, tenho certeza! É chocante e verossímil.

Katniss deixa de ser um personagem e se torna mais humana. Faz discursos inflamados contra a Capital para aparecer bem nos vídeos, mas nos bastidores desaba por causa de tudo o que está acontecendo com ela. Sem contar os outros personagens, sempre mostrando força e dando tudo de si por algo em que acreditavam.

Enfim, foi este último livro que fez eu me apaixonar pela história.

Recomendo!




Trailer do filme:

Livros anteriores:

1. Jogos vorazes
2. Em chamas

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos