A DAMA AZUL (La Dama Azul) - Javier Sierra


Editora Planeta. 440p.
Classificação: 

O autor Javier Sierra nos oferece um fantástico romance de mistério e intriga sobre uma das lendas mais antigas e estranhas da América ? A Dama Azul

Em Los Angeles, Jennifer Narody, antiga espiã do Departamento de Defesa, sonha repetidamente com uma fantasmagórica mulher vestida de azul. Jennifer não sabe, mas esse mesmo espírito apareceu, mais de três séculos antes, para os chefes de uma tribo indígena do Novo México. Ao que tudo indica, a verdadeira responsável por aqueles acontecimentos foi uma freira espanhola que podia bilocar-se, isto é, tinha a habilidade de estar em dois lugares ao mesmo tempo. Enquanto isso, na Espanha, uma tempestade de neve deixa o jornalista Carlos Albert isolado no distante povoado de Ágreda. Lá, ele conhece o convento fundado no século XVII por aquela mulher de hábito azul. Intrigado com seus poderes, decide investigar. Esses fios, unidos pelo suposto suicídio de um sacerdote em Roma, levarão Carlos até Los Angeles, onde os pesadelos de Jennifer Narody guardam a chave de um mistério que a Igreja católica, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e outras misteriosas forças estão empenhados em ocultar. O segredo das bilocações da dama azul está em jogo.

A narrativa não obedece uma ordem cronológica. Ela é feita em diversas linhas de tempo, alternando entre a catequização dos índios do Novo México nos anos de 1600 por uma misteriosa dama vestida de azul, a investigação do jornalista Carlos Albert, os sonhos de Jennifer e os mistérios do Vaticano com o padre Baldi, estes últimos, nos dias atuais.

Esses personagens nunca se cruzam ao longo da história, em tempo algum, mas todos têm uma coisa em comum: de alguma maneira, tiveram contato com a irmã Maria de Jesus de Ágreda – a Dama Azul.
A cada capítulo, um deles é o personagem central, trazendo-nos novas informações a respeito dessa misteriosa freira.

Javier Sierra, em seu livro, nos afirma que não há coincidências na vida, e que o que acontece com uma pessoa tem sempre uma causa oculta e que o acaso não existe. 

O intuito da Dama Azul em suas bilocações era converter os índios ao Cristianismo, sem que houvesse derramamento de sangue por causa da resistência dos índios em abandonarem seus costumes para acreditar no deus branco e a insistência do frades por apresentar-lhes à nova fé.
A incessante busca do padre Baldi por respostas, era a maneira de encontrar a mão dos anjos em nossas vidas, e para Carlos e Jennifer,  as respostas também eram importantes  para desvendar os vários mistérios que a ciência não pode explicar.

É uma ficção histórica, uma vez que Javier Sierra mistura fatos reais com tramas militares que nunca existiram. Mas o que me levou a ler esse livro foi justamente a curiosidade a respeito da freira de Ágreda, que realmente existiu (1602-1665) e que, segundo numerosos testemunhos, realmente visitou vários outros lugares e países sem nunca ter deixado o convento onde vivia.

Este é, sobretudo, um livro que debate a fé, tanto para os que a têm como para os que não a têm.

Mas eu recomendo a leitura.

8 comentários

Cris disse...

Obrigada pelo carinho... Bem quanto ao meu amigo secreto, vc não faz idéia com quem eu saí... rs
Mas não foi com a Mônica não...Mas acho que essa pessoa é mto querida e parece ser bem legal...Logo vc saberá...beijinhos

Mariana Ribeiro disse...

Esse livro não despertou meu interesse. Mesmo assim, eu adorei sua resenha, e explica muito bem toda a trama.
Bjos.

Nanda disse...

Ei San,

Dica diferente, este eu não conhecia. Não faz muito meu estilo, não sei se eu iria gostar.

bjoo

Kate disse...

Nossa nunca tinha ouvido falar desta lenda...


http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

Juh Oliveto disse...

Nunca tinha ouvido falar do livro :O
Não sei se é um livro que me atrairia, mas vou dar uma olhadinha melhor na livraria ;)

Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~

Ruthléa Nascimento disse...

Super curiosa para ler esse livro. Parabéns pela resenha, ficou muito boa.

Abraços!

Marigcr ^-^ disse...

Eii!
Tem um selinho no meu blog, á sua espera!
http://baunilhacomcafe.blogspot.com/2010/12/selinho.html
Parabéns pelo seu trabalho!

Daniel Savio disse...

Parece ser um livro interessante, fato...


Fique com Deus, menina Sanzinha.
Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos