Outlander - Os tambores do outono: parte 1 - Diana Gabaldon

Título original: Drums of autumn
Autora: Diana Gabaldon
Editora: Arqueiro
Série: Outlander - livro 4 / parte 1
Páginas: 576


"Você é a minha coragem, assim como eu sou sua consciência. Você é meu coração, e eu, sua compaixão. Sozinhos, não somos inteiros."


Como os outros livros da série, Os tambores do Outono começa exatamente no ponto em que terminou o livro anterior, O resgate no mar – parte 2.
Claire e Jamie estão juntos novamente. Conseguiram escapar das Índias e foram parar agora nas colônias da Carolina do Norte.
Este livro traz uma narrativa um pouco mais lenta, acho que por Claire e Jamie terem entrado numa rotina doméstica um pouco mais normal na vida deles, vivendo as emoções da época e das circunstâncias atuais. 
Há ainda algumas aventuras e partes emocionantes na história, mas a maior parte acaba sendo uma série de eventos desconexos. Talvez esses eventos se encaixem mais para a frente, na segunda parte do livro, mas agora eu não consigo ver sentido nas circunstâncias e problemas criados pela autora nesta primeira parte. 
Diferente das aventuras passadas, onde fugiam de Jack Randall, lutavam contra os planos de Geillis Duncan e lidavam com piratas, agora Claire e Jamie veem seus problemas resumidos a escravos e índios, e a determinação de Jamie em ter um pedaço de terra para trabalhar e finalmente poder sossegar a vida. 
Enquanto isso, nos ‘tempos atuais’, Brianna tenta – sem sucesso – superar a partida da mãe e lidar com os novos sentimentos que ela agora tem por Roger Mackenzie, o que a transforma numa jovem especialmente enfadonha. 
Ela é inteligente, possui grande habilidade tanto para pesquisas históricas quanto para computadores, mas chega a ser ridículo seu comportamento em determinados momentos.
Enfim, apesar da narrativa um tanto lenta e do meu descontentamento a respeito de determinadas atitudes dos personagens, a história continua muito interessante, agora num cenário completamente novo. 
Novos personagens são inseridos e um grande problema surge no fim desta primeira parte, o que me faz acreditar que toda a ação deste 4º título da série tenha sido guardada para a segunda parte. 
Diana Gabaldon continua mestra em combinar romance e aventura a fatos históricos sem perder o poder de manter o leitor preso a suas histórias. É impossível não se deixar absorver completamente pelo mundo criado pela autora. 
Aguardo ansiosa pela segunda parte!



Livros anteriores da série Outlander:

1.  A viajante no tempo
2. A libélula no âmbar
3. O Resgate no mar - parte 1
4. O Resgate no mar - parte 2

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos