Outlander: A cruz de fogo - parte 1 - Diana Gabaldon

Título original: Outlander: the fiery cross
Autora: Diana Gabaldon
Editora: Arqueiro
Série: Outlander - livro 4 (parte 1)
Páginas: 720


"Ele não tinha medo de morrer com ela, queimado ou de qualquer outro modo - mas de viver sem ela."

ATENÇÃO: Esta resenha pode conter spoilers para quem não leu os livros anteriores.



A Cruz de Fogo começa exatamente onde terminou o livro anterior, Os tambores de outono – parte 2. Claire e Jamie estão vivendo seu período de “felizes para sempre” enquanto Brianna e Roger tentam lidar com o casamento e o novo mundo/época em que se encontram.
Stephen Bonnet, como de costume, continua estuprando e roubando todas as mulheres e coisas nas quais ele consegue colocar suas mãos – o que não deve continuar por muito mais tempo se depender de Jamie, que vem o caçando já há algum tempo. Brianna, por sua vez, ainda está tentado esquecer da experiência traumatizante vivida com o elemento, enquanto tenta ser boa mãe e boa esposa.
Jamie finalmente parece ter sossegado e domado seus demônios, apesar de ainda lidar com as escolhas que fez em sua vida. Claire continua sua vida de médica/bruxa/curandeira aqui e ali enquanto AINDA, vez ou outra, se pega pensando em Frank e sentindo sua falta e/ou lamentando pelo que fez com ele.
Uma outra coisa que assombra a vida deles é a iminente Revolução Americana, que está para acontecer dentro de 4 ou 5 anos. Infelizmente Claire não sabe muita coisa a respeito, além do fato de ter sido uma revolução muito sangrenta e que milhares de pessoas foram mortas de ambos os lados. Assim, devagar, eles já buscam ajustar suas vidas de modo que estejam preparados para quando isso acontecer.
Enquanto Jamie tenta fazer prosperar a Cordilheira dos Frasers – ao mesmo tempo em que se prepara para a Revolução –, ele recebe uma carta ele recebe uma carta de seu mais ou menos amigo e governador da Carolina do Norte, na qual ele diz a Jamie que ele deverá formar uma milícia para confrontar alguns rebeldes em outra cidade. Com isso, os ânimos dos Frasers ficam abalados, pois, apesar de a Revolução sobre a qual Claire tem algumas informações só estoure dali a 4 anos, este pode muito bem ser o início de tudo. Afinal, nem tudo é contado nos livros de história. E isso só preocupa mais ainda Claire e sua família.
Preocupado, Jamie agora tenta encontrar um meio de convencer seus arrendatários a entrarem para a milícia e lutarem numa possível guerra que não é deles.
A Cruz de Fogo é uma história envolvente sobre o momento atual dos Frasers e a intrincada teia de suas vidas e sua família; é uma história de devoção e de esperança, lealdade e amizade, e união.



Quem vem lendo minhas resenhas sobre esta série, sabe o quão frustrada eu fiquei com os dois últimos livros. A narrativa estava maçante, Brianna e Roger estavam insuportáveis e até mesmo Jamie estava me irritando.
No entanto, neste novo livro, é muito nítido o desenvolvimento de Brianna e Roger. Eles agora estão determinados a fazer o relacionamento dar certo, estão muito envolvidos com a família e com todos os afazeres do dia-a-dia, e é muito legal ver a adaptação deles à nova época.
Jamie também está muito mais centrado neste livro. Não faz nada por impulso, como era de seu costume, e todas as suas ações são muito bem pensadas. Seu senso de humor continua maravilhoso e eu dei altas risadas com seus diálogos.  
Duas coisas bem legais que acontecem no livro: 1) a narrativa agora é feita sob os pontos de vista de Claire, Jamie, Brianna e Roger. Os capítulos alternam entre as perspectivas deles.
2) Claire está muito mais envolvida com a prática da medicina e é possível ao leitor acompanhar muito mais casos clínicos com mais detalhes. É muito legal ter uma noção melhor de como as doenças mais simples poderiam ser tão sérias naquela época e quais eram os tipos de tratamento. Sem contar que Claire começou até a desenvolver sua própria Penicilina!
Agora, uma coisa que me incomoda muito é que, no quinto livro da série, Claire ainda fica se lamentando a respeito de Frank. Gente, já passou da hora dessa mulher superar isso, vocês não acham? É um saco quando ela começa a se lembrar dele e ficar meio chateada por tudo o que houve.
Enfim, posso dizer que me apaixonei novamente pela série e que a trama neste livro está muito melhor. Tem ação, muitos momentos dramáticos, vários momentos engraçados e ainda um assassinato a ser desvendado.

Se você acompanha a série, corra para ler esta sequência. E se ainda não começou, comece urgentemente, porque a série é sensacional!



Livros da série lidos até agora:
7. A cruz de fogo - parte 1

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos